Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

14 de novembro de 2024

Veja lista atualizada de faltas que mais reprovam no exame prático do Detran

A divulgação da lista das faltas que mais reprovam no Detran tem como objetivo auxiliar o candidato e tentar reduzir a taxa de reprovação.


Por Mariana Czerwonka Publicado 09/02/2023 às 08h15
Ouvir: 00:00
Faltas que mais reprovam no Detran
A medida busca diminuir o índice de reprovações em 2023 orientando os usuários para os principais erros cometidos no ano anterior. Foto: Divulgação Detran/RN.

O exame prático de direção é a última etapa para obtenção da primeira habilitação. Muitas vezes o nervosismo assim como a ansiedade atrapalham o candidato e isso resulta em reprovação. Uma forma de ficar menos apreensivo na hora do exame é ter o máximo de informações sobre o assunto. Nesse sentido, o Departamento Estadual do Rio Grande do Norte (Detran/RN) divulgou uma lista atualizada com as faltas que mais reprovam no exame prático de direção veicular.

De acordo com o órgão, a intenção de realizar esse levantamento é orientar e alertar os usuários para os principais erros que estão reprovando no exame prático e com isso tentar reduzir a taxa de reprovação nessa fase final do processo de habilitação de condutores.

O Detran/RN separou as faltas eliminatórias de maior incidência por categoria de habilitação em 2022. Veja quais são elas!

Categoria A (motocicletas)

  1. “colocar os pés no chão com o veículo em movimento” (25,70%);
  2.  “não manter o equilíbrio na prancha, saindo lateralmente” (25,45%);
  3. “iniciar a prova sem estar com o capacete devidamente ajustado na cabeça, ou sem viseira ou óculos de proteção” (16,75%)
  4. “descumprir o percurso preestabelecido” (15,15%).

Categoria B (Carros, picapes)

  1. “avançar sobre o balizamento quando é realizado o estacionamento em vaga de veículos” (46,77%);
  2.  “avançar sobre meio-fio” (31,25%);
  3.  “desobedecer à sinalização semafórica de parada obrigatória” (12,76%).

Na Categoria D (ônibus, micro-ônibus, vans de passageiros)

  1. “avançar sobre o meio-fio” (57,31%);
  2. “avançar sobre o balizamento quando é realizado o estacionamento em vaga de veículos” (15,24%).

Na Categoria E (treminhões, ônibus articulados)

  1. “não colocar o veículo na área balizada” (61%).

O coordenador de Habilitação de Condutores do Detran, Jonas Godeiro, explicou que a divulgação das faltas eliminatória mais incidentes no processo de avaliação prática de motoristas é justamente uma iniciativa para que o candidato tenha mais atenção nessa provas e possa receber a aprovação.

“Todo o processo de avaliação prática é importante para a aprovação do candidato. Ele deve estar atento a todos os itens analisados. Agora a falta eliminatória é preciso maior atenção, pois se cometer já está reprovado, tendo que refazer o exame. Essa divulgação das infrações eliminatórias mais comuns é uma forma do Detran alertar para o que mais reprovou em 2022 e para que o candidato cumpra essa fase com maior cuidado e alcance êxito no final”, comentou Jonas Godeiro.

Dicas para passar no exame prático do Detran

Celso Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito & Mobilidade, afirma que o exame prático de direção é um terror para a maioria dos candidatos à primeira habilitação. “Isso porque, na maioria das vezes, o nervosismo, aliado a presença de outros candidatos e do examinador, contribuem para intimidar o aluno. O fato é que o exame prático, assim como qualquer outra prova, consiste na avaliação de erros e acertos”.

Para ajudar nesse momento tão importante, o especialista separou algumas dicas essenciais:

  • Tire todas as dúvidas com seu instrutor antes do exame.
  • Alimente-se corretamente e durma bem. Nada de ficar com fome por conta do nervosismo, nem comer demais para passar mal na hora do exame. Além disso, durma o suficiente para não ficar sonolento no outro dia.
  • Procure fazer uma aula o mais próximo possível do dia e/ou horário do exame.
  • Nunca se compare a ninguém: é comum ouvirmos de colegas frases do tipo: “passei de primeira”, “reprovei três vezes”, “quase todo mundo reprova”, entre outras declarações que podem comprometer o seu resultado. Cada um tem um desempenho diferente, por isso se concentre na prova e não na experiência de outros.
  • Não se esqueça que a avaliação, assim como toda prova é certo ou errado, ou seja, prepara-se para fazer um roteiro do “certo”, como colocar o cinto, ajustar os retrovisores e o banco, sinalizar manobras, etc., assim é mais difícil errar.
  • Tente controlar o nervosismo. É fato que as pernas trêmulas, o suor nas mãos não depende de você, mas procure manter a calma, respire tranquilamente, hidrate-se.

1 comentário

  • leliane bispo
    04/08/2023 às 13:41

    muito bom ver as noticias

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *