Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

07 de outubro de 2024

Ministro defende a necessidade de avaliar instrutores e examinadores


Por Mariana Czerwonka Publicado 15/10/2013 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h27
Ouvir: 00:00

Avaliação de instrutores

Durante a realização da 12ª edição do Salão Duas Rodas, em São Paulo, o ministro das cidades Aguinaldo Ribeiro, defendeu junto ao presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), Marcos Zaven Fermanian, a necessidade de avaliar os instrutores e examinadores que atuam na formação de novos motoristas em todo país.

Segundo o ministro, os técnicos do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), órgão do Ministério das Cidades, estudam a possibilidade de incluir dois exames nacionais para avaliar instrutores e examinadores no país. “Com os exames será possível verificar os padrões dos órgãos executores para formar motoristas de qualidade”, disse o ministro das Cidades, na presença de 15 representantes do setor automotivo.

Durante a reunião, o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, apresentou dados do Hospital das Clínicas, em São Paulo, sobre acidentes envolvendo motocicletas. De acordo com o presidente, 21,3% dos acidentados com motos tem álcool e outras drogas nos resultados dos exames de sangue. Em relação ao número de acidentes em geral, 49% foram causados por motociclistas e 51% por outros veículos, sendo que apenas 77 vítimas estavam habilitadas. “84% dos acidentes são por imprudência, o que mostra o despreparo dos condutores”, afirmou Marcos Fermanian.

A Abraciclo é um dos parceiros do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes (Parada – Um Pacto pela Vida), campanha permanente de trânsito do Ministério das Cidades. Segundo o ministro das Cidades, esta parceria é muito importante para que o Brasil consiga atingir a meta de redução de 50% nos óbitos decorrentes de acidentes de trânsito, em dez anos, estabelecida pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU).

Participaram da reunião, os senadores Ciro Nogueira e Eduardo Braga, o diretor da Yamaha, Hilário Kobaiashi, o conselheiro da Abraciclo, Paulo Takeuchi, o Diretor Executivo da Abraciclo, José Eduardo, o presidente da Dafra, Creso Franco, o Gerente de Homologações da Honda, Yutaka Fujikawa, e o Gerente de Relações Institucionais da Honda, Sérgio Barros.

Fonte: CBN

Receba as mais lidas da semana por e-mail
[mc4wp_form id=32263]

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *