Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Curso de Reciclagem CNH Online – Tecnodata


Por Portal do Trânsito Publicado 05/03/2021 às 02h43 Atualizado 08/11/2022 às 21h33
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O que é o Curso de Reciclagem Online?

CNH suspensa?

Para recuperar sua habilitação, uma excelente opção é o Curso de Reciclagem na modalidade EAD da Tecnodata! Homologado e credenciados pelos órgãos oficiais – Detran de cada estado e Denatran, o Curso Online é atualmente a maneira mais segura, prática e rápida de recuperar a CNH.

Clique aqui e faça sua matrícula.

Entenda o Processo de Reciclagem de CNH

Se você teve sua habilitação suspensa, além de cumprir o prazo de suspensão, será necessário fazer o Curso de Reciclagem, que pode ser presencial ou online.

O primeiro passo consiste em entregar a habilitação ao órgão de trânsito e começar a cumprir o prazo de suspensão, durante o qual você estará impedido de dirigir. O curso de reciclagem para condutores infratores pode ser feito a qualquer tempo, dentro do período de suspensão.

Depois de entregar a habilitação, verifique se você está liberado para fazer o curso. No site do Curso de Reciclagem da Tecnodata, o Reciclagem CNH Online, selecione seu estado e preencha com os seus dados o formulário de consulta, que é integrado diretamente ao Detran, e veja sua situação.

Estando apto, basta prosseguir para concluir a matrícula, completando dados como nome, documento de identidade, e-mail, etc, e após o recolhimento das taxas, você receberá login e senha, via e-mail, para acessar o sistema. Para isso, você deverá cadastrar um e-mail válido.

Como funciona o curso de Reciclagem?

O Curso de Reciclagem para Condutores, da Tecnodata, funciona em plataforma própria, muito amigável e intuitiva. O curso foi inteiramente desenvolvido em videoaulas, o que facilita o processo de aprendizagem e assimilação dos conteúdos obrigatórios, garantindo altos índices de aprovação.

O passo a passo é muito simples e seguro, além disso você pode contar com suporte integral para tirar eventuais dúvidas.

Você pode fazer o curso em qualquer local, utilizando computador, tablet ou mesmo pelo smartphone. Basta ter acesso à internet para aproveitar as comodidades da educação a distância

O conteúdo está de acordo com os requisitos legais da educação de trânsito, que compreende os conteúdos das seguintes disciplinas:

  • Legislação de Trânsito – 12 horas aula
  • Direção Defensiva – 8 horas aula
  • Primeiros Socorros – 4 horas aula
  • Relacionamento Interpessoal – 6 horas aula

Depois de cada tópico, há exercícios e testes. No final, há uma prova interna, para que o aluno possa avaliar seu rendimento. É possível retornar às aulas em que houve alguma dificuldade, assim como também é possível refazer a prova interna.

As aulas do Curso de Reciclagem da Tecnodata foram desenvolvidas de modo a facilitar a aprendizagem e garantir altos índices de aprovação na prova do Detran.

Quais as vantagens do Curso EAD em relação à modalidade presencial?

O curso de reciclagem para condutores, modalidade presencial, quanto disponível, pode ser feito diretamente no Detran ou em um CFC – Centro de Formação de Condutores (autoescolas) – credenciado, em locais e horários pré-determinados.

O curso de Reciclagem Online certamente é uma opção mais prática, principalmente nesses tempos de pandemia, em que as opções presenciais estão mais restritas, podendo o condutor fazê-lo em casa ou qualquer outro lugar, via internet.

Quem precisa realizar o Curso de Reciclagem?

Condutor que teve sua CNH suspensa, porque atingiu o limite de pontos no prontuário, ou porque cometeu alguma das infrações que levam à suspensão direta da CNH, para recuperar a CNH, o condutor terá que submeter-se ao Curso de Reciclagem, além, obviamente, de cumprir integralmente o prazo de suspensão, conforme determina a legislação de trânsito. (de acordo com o art 268 do CTB)

Estados atendidos pela Tecnodata Educacional:

Se o seu Estado estiver listado abaixo, então você veio ao lugar certo!

  • Paraná
  • Santa Catarina
  • Rio Grande do Sul
  • Distrito Federal
  • Goiás
  • Mato Grosso
  • Mato Grosso do Sul
  • Maranhão
  • Alagoas
  • Sergipe
  • Pernambuco

Brevemente estaremos atendendo a outros estados, atualmente em fase de homologação.

O que dizem o Código de Trânsito Brasileiro – CTB e a Legislação de Trânsito ?

Atualmente, o artigo 261 do CTB – Código de Trânsito Brasileiro, define que o condutor poderá ter o seu direito de dirigir suspenso quando atingir, no período de 12 meses:

  • 20 pontos, caso constem duas ou mais infrações gravíssimas.
  • 30 pontos, caso conste uma infração gravíssima.
  • 40 pontos, caso não conste nenhuma infração gravíssima

Condutor cuja CNH conste EAR – Exercício de Atividade Remunerada, terá seu direito de dirigir suspenso quando atingir 40 pontos no prontuário, independente da gravidade das infrações. 

Para recuperar o direito de dirigir:

Para recuperar a CNH suspensa, além de cumprir a penalidade do prazo de suspensão imposto pela lei, o condutor precisará submeter-se a curso de reciclagem.

Posso dirigir com a CNH suspensa?

É importante compreender que o condutor que for abordado estando com a CNH suspensa, poderá ter o sua habilitação cassada, que é completa perda do direito de dirigir, a mais rigorosa penalidade do CTB, e terá que esperar 2 anos para reiniciar o processo de formação de condutores, idêntico ao da primeira habilitação.

Detran – Departamento Estadual de Trânsito

O CTB vale para todos os brasileiros, no entanto, os processos e procedimentos podem variar de um estado para outro, pois cada Detran tem sua própria portaria para tratar do assunto. Verifique diretamente no site do Detran do seu estado, ou no serviço de atendimento ao cidadão.

Quanto custa o curso de reciclagem a distância?

As taxas e o valor do curso variam de um estado para outro. Acesse o site Reciclagem CNH Online, selecione o estado de emissão da sua CNH e confira nossas promoções para o seu estado.

Os preços são bastante acessíveis, e podem ser pagos de forma parcelada.

Qual o prazo de duração do curso?

O Curso de Reciclagem tem carga horária de 30 horas/aula.

Os prazos para conclusão, porém, são definidos pela legislação. O prazo mínimo para a conclusão do curso é de 3 dias, e o prazo máximo é de 45 dias. Note que estes prazos independem da carga horária. O aluno não poderá receber o certificado fora destes prazos.

Qual o Processo de Avaliação após a conclusão do curso?

Após o término do curso, será necessário agendar e submeter-se à avaliação no Detran. A prova tem 30 questões, sendo necessário no mínimo 70% de acertos para ser aprovado. O certificado de conclusão é emitido automaticamente e comunicado ao Detran via sistema. Dentro do site é possível agendar o exame e emitir a taxa de recolhimento.

Onde fazer o Curso de Reciclagem CNH?

No site do Detran do seu estado você encontrará uma lista das empresas autorizadas a prestar este serviço, nessa modalidade.

Aproveitamos para lembrar que a Tecnodata é referência nacional quando o assunto é trânsito.

Temos uma tradição de mais de 23 anos de atuação, e índices de aprovação superior a 97%.

Fone: 0800 600 1800

Whats: 41 99181-8655

CFCs parceiros

Muitas pessoas querem optar pela modalidade Online, mas , por algum motivo, sentem alguma insegurança para lidar com sistemas, ou não têm muita familiaridade com computadores ou smartphones. Pensando nelas, a Tecnodata firmou parcerias com CFCs, oferecendo uma opção de qualidade àqueles clientes do CFC que, por necessidade ou comodidade, optarem por fazer o curso a distância.

O CFC parceiro presta um excelente serviço ao cliente, dando todo o apoio necessário, para que este sinta-se mais seguro ao optar por esta modalidade. Além disso o CFC alivia o fardo do cliente na parte burocrática e no cumprimento das obrigações formais com os órgãos oficiais.

Esta é mais uma excelente alternativa, que une o que há de melhor nas duas modalidades.

Se preferir, procure um CFC parceiro Tecnodata. Há centenas deles em todo território nacional. Ele certamente irá lhe orientar e cuidar de parte do processo

O que os alunos dizem sobre nosso curso?

Sou psicóloga do Trânsito e fiz o Curso de Reciclagem CNH Online porque os dois carros que temos em casa estão no meu nome. Meu marido fez algumas multas e 03 delas não chegaram na minha casa para transferir o condutor, infelizmente. Até hoje, eu mesma só cometi uma infração em toda minha vida como motorista. Mesmo assim gostei muito da Reciclagem CNH Online que a Tecnodata oferece. Muitas coisas eu ja conhecia muito bem porque trabalho na área, mas já não lembrava mais.

PATRÍCIA BASSA ROCHA

Realizei o Curso de Reciclagem  pela Tecnodata Educacional, tendo-o concluído. Optei por registrar minha impressão, pois GOSTEI MUITO. Além disso me surpreendi com a qualidade dos recursos utilizados no conteúdo, a excelente desenvoltura e didática do instrutor-apresentador e da qualidade pedagógica apresentada no todo. Também fiquei extremamente sensibilizado pelo grau de conscientização e cidadania que é incentivado ao longo de todo o desenvolvimento. Meus agradecimentos e PARABÉNS pelo belo trabalho! Atendeu e superou todas as minhas expectativas.

EDSON PAES SILLA

Conclusão

Sabe-se que, estatisticamente, um grande contingente de condutores está em situação irregular, muitos deles dirigindo com a habilitação suspensa. Nesse sentido, o EAD – ensino a distância – que já havia se tornado uma realidade no Brasil e no mundo, tornou-se uma necessidade, por ocasião da pandemia do Covid-19.

Os órgãos de trânsito e muitos estabelecimentos comerciais tiveram que restringir o atendimento direto ao público. Neste cenário, as atividades remotas surgem como uma premente necessidade, afinal, as demandas do dia-a-dia não cessam, e a vida precisa seguir em frente.

A opção por fazer a Reciclagem no modo a distância ou online surgiu muito antes da pandemia, mas foi durante o período de restrição ou isolamento que sua utilidade tornou-se mais evidente. De qualquer forma, com ou sem pandemia, esta certamente é uma forma muito prática que o cidadão tem à sua disposição para resgatar sua habilitação suspensa.

A Tecnodata Educacional, empresa com mais de 23 anos de atuação, orgulha-se de ter concentrado seus esforços, durante este período, no sentido de contribuir para tornar o trânsito brasileiro um ambiente social mais humano e seguro.

Ao resgatar legitimamente o seu direito de dirigir, no modo em que a lei lhe permite, o condutor tem uma excelente oportunidade de rever seus conceitos quanto à correta utilização do ambiente trânsito. Acima de tudo, este deve ser o propósito que está por trás de tudo que a Tecnodata desenvolve e oferece. Sem dúvida, é este o seu maior diferencial.

Tecnodata – Valorizando a Vida

Referências citadas ao longo do artigo:
  • Denatran – Departamento Nacional de Trânsito
  • Detran – Departamento Estadual de Trânsito
  • Portal do Trânsito – www.portaldotransito.com.br
  • Transitare: Guia do Condutor – César B Bruns – Tecnodata
  • Condutor Nota 10 – Formação de Condutores – César B Bruns – Tecnodata
  • CTB Comentado – Julyver Modesto – Tecnodata

 

 

 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *