Notícias

Notícias

CNH vencida em 2021: veja em que estados a renovação está suspensa 

CNH vencida em 2021: veja em que estados a renovação está suspensa

Diferente da decisão tomada em 2020, quando o prazo foi suspenso em todo País, dessa vez as determinações são pontuais e válidas em alguns estados. Veja quais!

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) editou uma série de portarias no mês de março, referendadas por resoluções em abril, que suspenderam por tempo indeterminado, os prazos de processos e de procedimentos afetos aos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) e às entidades públicas e privadas prestadoras de serviços relacionados ao trânsito. Um destes serviços é a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Diferente da decisão tomada em 2020, quando o prazo de alguns serviços foi suspenso em todo País, dessa vez as determinações são pontuais e válidas em alguns estados.

Os estados que tiveram os prazos suspensos são: Tocantins, Piauí, Sergipe, Rondônia, Maranhão, Espírito Santo, Pará, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amapá, Paraíba, São Paulo, Goiás, Bahia, Rio Grande do Norte, Alagoas, Pernambuco,  Amazonas, Acre e Ceará. Além do Distrito Federal.

Dessa forma, a situação está normal, com prazos e processos em seu rito regular apenas em Minas Gerais, Paraná, Roraima e Santa Catarina.

Além da suspensão dos prazos não ser nacional, dentre os estados citados há diferenças na validade da ACC, Permissão Para Dirigir (PPD) e CNH vencidas, para fins de fiscalização.

A decisão, segundo o Contran, ocorre por força das medidas de enfrentamento da pandemia de Covid-19.

De acordo com o órgão, a norma se aplica apenas aos condutores habilitados pelo órgão executivo de trânsito dos estados citados, além dos veículos registrados ou que venham a ser registrados junto ao órgão executivo de trânsito dos estados mencionados e às infrações de trânsito autuadas por órgãos executivos de trânsito ou rodoviário destes estados específicos.

Consideram-se válidas as ACC, Permissão Para Dirigir (PPD) e CNH vencidas desde: 

ESTADO DATA
AC 01 de fevereiro 2020
AL 01 de março 2020
AM 01 de janeiro 2020
AP 01 de março 2020
BA 01 de fevereiro 2020
CE 01 de fevereiro 2020
DF 01 de fevereiro 2020
ES 01 de março 2020
GO 01 de março 2020
MA 01 de março 2020
MS 01 de março 2020
MT 01 de março de 2020
PA 01 de março 2020
PB 01 de março 2020
PE 01 de março 2020
PI 01 de março 2020
RJ 01 de março de 2020
RN 01 de fevereiro 2020
RO 01 de março 2020
RS 01 de março 2020
SE 01 de março 2020
SP 01 de março 2020
TO 01 de março 2020

Como renovar a CNH vencida em 2021

Mesmo nos estados onde o prazo para renovação da CNH está suspenso, é possível, se for desejo do condutor e o Detran estiver aberto, regularizar a CNH vencida 2021. Alguns órgãos estaduais como é o caso do Detran/SP, oferece o serviço.

“Mesmo com a suspensão dos prazos estabelecidos pela Resolução nº 828/21, do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), é possível realizar a renovação da CNH tanto de forma digital quanto para casos que exijam a presença do cidadão a uma unidade de atendimento. Para ser atendido é obrigatório que o cidadão faça agendamento pelo portal do Poupatempo, ou aplicativo Poupatempo Digital”, informa o órgão.

No Rio Grande do Sul também é outro estado que disponibiliza a renovação da CNH. “A Resolução 836/2021, do Contran (que referendou a Portaria 216/21) prorrogou, por tempo indeterminado a validade e o prazo para renovação das habilitações vencidas desde 1º de março de 2020, para fins de fiscalização. Mas, quem desejar fazer esse serviço mesmo assim, pode sem nenhum problema. Todos os Centros de Formação de Condutores do RS estão atendendo, respeitando protocolos de higienização e distanciamento. Basta agendar atendimento com o CFC da preferência do condutor. As informações detalhadas sobre o serviço de Renovação da CNH estão disponíveis no site oficial”, diz o Detran/RS.

Para verificar o funcionamento no seu estado, basta acessar o site do Detran.

Validade da CNH

Desde abril o vencimento do exame de aptidão física e mental, que faz parte do processo de renovação da CNH teve sua validade ampliada.

Conforme a nova lei de trânsito, a validade máxima da CNH é de:

  • 10 anos, para condutores com idade inferior a 50 anos.
  • 5 anos, para condutores com idade igual ou superior a 50 anos e inferior a 70 anos;
  • 3 anos, para condutores com idade igual ou superior a 70 anos.

O prazo de validade pode ser diminuído de acordo com laudo médico.

 

Artigos Recomendados Para Você

13 Comentários

  1. Milton SOUZA

    Não entendi direito as informações sobre a renovação da habilitação

    1. Mariana Czerwonka

      Milton

      De qual estado você fala?

      Equipe Portal

  2. Carlos César P Rezende

    Moro no estado de São Paulo. Tenho 70 anos. Minha cnh venceu em junho de 2020. Tenho que renová-la, ou o prazo está suspenso?

    1. Mariana Czerwonka

      Carlos

      Todas as CNHs vencidas depois de 01/03/20 em São Paulo, continuam válidas para fins de fiscalização e estão com prazo suspenso para a renovação. Essa informação está na Resolução 828/21 do Contran, que referendou a Portaria 208/21 do mesmo órgão.

      Equipe Portal

  3. carlos eduardo vieira da costa

    minha cnh venceu em fevereiro desse ano. sou do ceara. posso rodar enquanto nao renovo. pois o detran da minha cidade esta fechado

    1. Mariana Czerwonka

      Carlos

      Todas as CNHs vencidas depois de 01/02/20 no Ceará, continuam válidas para fins de fiscalização e estão com prazo suspenso para a renovação. Essa informação está na Resolução 815/21 do Contran.

      Equipe Portal

  4. Fabio

    Mais e quanto ao exame toxicológico para condutores cat c d e , minha CNH venceu, eu posso fazer somente toxicológico e continuar rodando com ela vencida?

    1. Mariana Czerwonka

      Fabio

      Vou encaminhar a sua dúvida para o nosso grupo de especialistas, provavelmente ela será respondida durante a Live da próxima quinta-feira (17), no Facebook, às 14h30.

      Equipe Portal

  5. Thiago

    Minha CNH venceu em abril de 2021 eu posso continuar usando sou de sp

    1. Mariana Czerwonka

      Thiago

      Todas as CNHs vencidas depois de 01/03/20 em São Paulo, continuam válidas para fins de fiscalização e estão com prazo suspenso para a renovação. Essa informação está na Resolução 828/21 do Contran, que referendou a Portaria 208/21 do mesmo órgão.

      Equipe Portal

  6. Rogério César Gonçalves de Souza

    Boa noite, minha CNH venceu em abril/21, mas ela pode ser usada como documento de identificação nos casos de prova de vida no banco onde deve apresentar . documento com foto?

    1. Mariana Czerwonka

      Rogério

      Vou encaminhar a sua dúvida para o nosso grupo de especialistas, provavelmente ela será respondida durante a Live da próxima quinta-feira (24), no Facebook, às 14h30.

      Equipe Portal

  7. Gustavo Rodrigues dos Santos

    No meu pensamento acho esse exame uma lavagem de dinheiro pq e incrível cobra esses exames de profissionais e eles são os últimos a ser vacinado pela covid 19 eles teriam que ser os primeiros esse governo da valor pra quem mata rouba e estrupa etc…

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']