Notícias

Notícias

CNH vencida ou a vencer? Descubra se é possível renovar a CNH com antecedência 

CNH vencida ou a vencer? Descubra se é possível renovar a CNH com antecedência
Foto: Arquivo Portal do Trânsito.

O processo de renovação da CNH foi bastante afetado pela pandemia e pela nova lei de trânsito. Nessa matéria abordamos a possibilidade de renovar a CNH com antecedência.

Resumo da notícia:

  • Devido ao fechamento dos Detrans e a determinação do Contran, o processo de renovação da CNH foi suspenso temporariamente. Os prazos já voltaram a correr.
  • Além disso, a partir de abril de 2021 entram em vigor as alterações no Código de Trânsito Brasileiro, previstas pela Lei 14071/20, que alteram o vencimento da CNH.
  • CNHs que ainda não venceram podem ser renovadas com antecedência, mas o prazo varia de Detran para Detran.

O ano de 2020 foi atípico em várias vertentes: de saúde pública, dos hábitos e da rotina diária e no trânsito. Além da pandemia causada pelo novo coronavírus, que afetou serviços na área, a aprovação da Lei 14071/20 alterou várias regras de trânsito. Entre elas está a validade da Carteira Nacional de Trânsito (CNH).

É preciso explicar, primeiro, essas duas situações antes de abordar o tema central desta reportagem, que é sobre a possibilidade de renovar a CNH com antecedência. Faremos, então, um resumo dos assuntos.

CNH vencida na pandemia

Res.805/20 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada no final de novembro, revogou a Res.782/20, do mesmo órgão, que suspendia prazos de processos e de procedimentos afetos aos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito. Entre os prazos que voltarão a valer está o de renovação da CNH vencida durante a pandemia.

De acordo com a nova norma, o restabelecimento dos prazos para renovação da CNH, que engloba todos os condutores que tiveram habilitação vencida no período de 2020, ocorrerá a partir de 1º de janeiro de 2021, seguindo os meses de validade.

O cronograma completo você encontra aqui.

Aumento do prazo de validade da CNH

Já a Lei 14071/20 alterou várias regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB – Lei nº 9.503/98). Uma das normas que será modificada diz respeito à validade do exame de aptidão física e mental, necessário à renovação da CNH.

Como é hoje

Atualmente a validade máxima da CNH é de cinco anos, para condutores de até 65 anos. Acima dessa idade, a validade máxima passa a ser de três anos, ou conforme laudo médico.

Como ficará

O vencimento do exame de aptidão física e mental, que faz parte do processo de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passará a ser de:

  • 10 (dez) anos para condutores de até 50 anos de idade.
  • 5 (cinco) anos para os condutores de 50 a 70 anos.
  • 3 (três) anos para condutores acima de 70 anos.

Os novos prazos entrarão em vigor a partir de abril de 2021.

É possível renovar a CNH com antecedência?

Com todas as alterações no processo de renovação da CNH, muitos cidadãos que ainda não estão com o documento vencido, estão nos questionando sobre a possibilidade de adiantar a renovação para antes de completar 50 anos e “aproveitar” o novo prazo de validade do documento.

Essa é uma situação que não está prevista na lei. De acordo com Julyver Modesto de Araújo, especialista em legislação de trânsito, esse é um procedimento interno dos órgãos de trânsito e que não está contemplado na legislação, por isso pode variar de estado para estado.

“É claro que por uma questão de gestão, é importante estabelecer um limite, mas é só uma questão de gestão mesmo. Não haveria nenhum problema da pessoa querer antes de completado o tempo de validade, já se antecipar por qualquer interesse pessoal que ela porventura tenha”, diz.

O Portal do Trânsito entrou em contato com alguns Detrans para ver como funciona a regra.

No Rio de Janeiro, por exemplo, não há obstáculo que impeça a renovação da CNH pelo usuário, independentemente da data de validade.

“Em virtude da inexistência de obstáculo, o condutor poderia renovar o documento de habilitação quando achar conveniente”, explicou o Detran/RJ.

O mesmo entendimento ocorre no Mato Grosso e no Rio Grande do Sul. “A abertura de serviço de renovação de exames pode ser feita a qualquer tempo após 30 dias da última emissão de CNH”, informou o Detran/RS.

Já em São Paulo, a situação é diferente. O Detran/SP informou que é possível realizar a renovação simplificada da CNH para motoristas com a habilitação vencida ou a vencer em 30 dias.

“O condutor precisa estar em situação regular e não ter realizado alteração dos dados cadastrais”, complementou o órgão.

No Paraná, o Detran/PR preferiu não se manifestar sobre o assunto. Em nota, a assessoria do órgão informou que “a Coordenadoria de Habilitação deste Departamento, ainda aguarda algumas mudanças junto ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e às Resoluções e Portarias publicadas pelo DENATRAN e CONTRAN, as quais podem sofrer modificações”.

A orientação, então, é que o cidadão procure o órgão do seu estado para verificar como funciona a regra. Para encontrar o contato do seu Detran, clique aqui. 

Artigos Recomendados Para Você

19 Comentários

  1. Clarissa

    Olá, boa tarde, minha habilitação só vencerá em 2023 mas vou fazer 50 anos nesse ano, se eu tirar uma segunda via, a carteira terá validade de de 10 anos? Obrigada.

    1. Mariana Czerwonka

      Clarissa

      O prazo de validade da CNH está relacionado ao exame de aptidão física e mental, e não a data da emissão. Para ter nova validade, é preciso fazer novo exame.

      Equipe Portal

Deixe um comentário

Campos obrigatórios *

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Politica de Privacidade.

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']