Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Código de Trânsito Brasileiro inclui daltônicos


Por Mariana Czerwonka Publicado 19/09/2014 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h04
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Daltônicos podem dirigirTeste da visão de cores ganha flexibilidade para motoristas e mais precisão entre pilotos. Saiba como melhorar a segurança no trânsito

Iniciativa de inclusão social que garante o direito de ir e vir aos daltônicos, a resolução 425/12 do Contran determina que o motorista não precisa identificar as cores verde, amarela e vermelha para conduzir um veículo. Por isso, está sendo utilizada na avaliação da visão de cores de quem vai tirar ou renovar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) uma imitação de semáforo com luzes  nas cores e posições adotadas no país. Nem é preciso dizer que os portadores de alguma deficiência na visão de cores, conhecida como  daltonismo ou discromatopsia, passam por este teste associando a posição da luz à cor.

De acordo com o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, perito em medicina do tráfego e membro da ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego) a estimativa é de que a resolução favoreça a inclusão de cerca de 8,5 milhões de brasileiros que são daltônicos, na proporção de 20 homens para cada mulher.  O especialista afirma que geralmente a disfunção é hereditária e resulta de uma alteração congênita nos cones, células da retina responsáveis pela visão de cores. Pode também ser adquirido  na idade adulta pelo uso de alguns medicamentos ou exposição a substâncias químicas como solventes e anilina.

Estudos mostram que 75% têm dificuldade de enxergar a cor verde (deuteranopia), 24% a cor vermelha (protanopia) e só 1% a cor azul (tritanopia). Mais rara ainda é a acromatopsia, visão em branco e preto, que atinge 1 em cada 20 mil daltônicos.

Lente filtrante melhora a visão de cor

Queiroz Neto afirma que a padronização faz com que os semáforos se tornem um obstáculo de fácil administração por quem tem deficiência da visão de cores. A dificuldade é maior com os semáforos de led que emitem luz mais intensa. Isso porque, explica,  um desconforto visual  comum de quem tem a deficiência é o ofuscamento, principalmente durante a noite. A dica para driblar o problema é usar óculos com filtro amarelo durante a noite e âmbar durante o dia.

O especialista observa que em portadores de acromatopsia (visão em branco e preto) estudos mostram que o uso de lente de contato gelatinosa marrom com pupila âmbar é o mais indicado para melhorar a visão de cores. Nas demais discromatopsias o médico afirma que  as lentes com  filtro na mesma tonalidade que o daltônico tem dificuldade de enxergar facilita a discriminação da cor. Em todos os casos, ressalta, lentes de contato com filtro diminuem a visão de contraste e a acuidade visual. Independente da cor, comenta, devem ser evitadas por pessoas que têm doenças na córnea e em situações de baixa luminosidade. Pode parecer contraditório, mas o especialista diz que o daltonismo facilita a discriminação de tons da mesma cor. Por isso, pode aumentar a velocidade do reflexo do motorista em algumas situações. Por outro lado, destaca, a deficiência mistura o vermelho e o verde. Isso diminui  a visão de profundidade e pode facilitar os acidentes.

Aviação adota novo método

Algumas empresas aéreas estão adotando um novo teste de visão de cores, o CAD (Color Assessment & Diagnosis). Segundo Queiroz Neto, recentemente atendeu um piloto que passou por este teste em um processo de seleção. O especialista afirma que o CAD além de detectar o daltonismo, indica o grau de severidade da deficiência. Significa que vai muito além do teste de Ishihara que se limita a determinar se uma pessoa é daltônica ou não. “Pesquisa publicada pela CAA (Civil Aviation Authority), órgão regulador da aviação no Reino Unido semelhante à ANAAC no Brasil, mostra que até 35% de deficiência na visão de cores é aceitável na aviação”, afirma. A CAA também sugere que o CAD seja adotado internacionalmente para padronizar o teste de visão de cores no setor. Para Queiroz Neto este processo já foi iniciado e garante mais segurança aos passageiros.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *