Comentários virais: como as marcas automotivas usam o TikTok para envolver seu público?
Que o TikTok é uma das redes sociais mais populares, isso todo mundo já sabe. Afinal, ela oferece tudo o que o internauta busca: conteúdo atrativo, interativo e de rápido consumo. Não à toa, até mesmo marcas de carros encontraram uma brecha para atrair clientes e vender mais no TikTok. Para isso, no entanto, as marcas automotivas têm inovado e utilizado estratégias próprias das redes sociais para aumentar o engajamento como, por exemplo, comprar comentários TikTok.
Até porque, é preciso tempo e investimento para ganhar comentários no TikTok, principalmente se levarmos em conta a grande concorrência que existe no mercado de carros. Dessa forma, ao comprar comentários no TikTok, os perfis automotivos ganham tempo e otimizam outras estratégias implementadas para aumentar sua base de seguidores e potenciais clientes.
Afinal, é fato que os comentários são uma das métricas mais importantes quando o assunto é envolvimento do público com uma marca. É possível até mesmo que os comentários se tornem tão populares que se tornem virais e ajudem os vídeos a viralizarem também.
Como Engajar no TikTok
As marcas de carros que usam o TikTok para atrair clientes potenciais, engajar o público e vender mais usam estratégias conhecidas do Marketing de redes. Afinal, vídeos e comentários que usam e abusam do humor, seguem as tendências da plataforma e usam estratégias inovadoras são inquestionavelmente eficientes para atrair novos clientes e criar uma comunidade fiel em torno de uma marca de carros.
Veja algumas das técnicas usadas pelas marcas automotivas para envolver o seu público:
- Criar conteúdo exclusivo, divertido e dinâmico com o objetivo de viralizar e ganhar comentários no TikTok;
- Apostar nos comentários comprados, para estimular que seus seguidores respondam e curtam o conteúdo;
- Saber como ver seus comentários no TikTok para monitorar e responder o mais rápido possível;
- Investir em anúncios segmentados;
- Promover o conteúdo em outras redes sociais;
- Fazer parcerias com influenciadores populares do seu nicho.
Sucesso Garantido
De acordo com a própria plataforma de vídeos, “O TikTok está se tornando o showroom mais divertido para a indústria automotiva, promovendo uma comunidade vibrante de entusiastas de carros que se conectam, aprendem e interagem com as montadoras.”
E isso não é à toa, já que, segundo a rede social, 89% dos usuários do TikTok demonstram interesse por carros e lotam os posts de comentários. “A experiência de compra de um carro mudou significativamente e ir a um showroom não é mais a única opção para os compradores. Em vez disso, comunidades online ativamente engajadas estão em busca de conteúdo que gerem identificação, interagindo com avaliações e tomando decisões, seja agendando um test-drive em uma concessionária ou recebendo um carro na porta de casa. Esse cenário cria uma oportunidade incrível para plataformas como o TikTok, não apenas para apresentar novas marcas, mas também para envolver clientes em potencial com comunidades apaixonadas por automóveis”, comenta Stuart Flint, Head de Global Business Solutions TikTok, Europa e Israel.
Histórias de Sucesso no TikTok
As histórias de sucesso de marcas automotivas no TikTok engloba desde as grandes marcas até concessionárias brasileiras. A Fiat é um exemplo de sucesso no TikTok. A marca automotiva, que se configura entre as mais famosas do Brasil, mudou sua estratégia de anúncios tradicionais e adotou técnicas indicadas pela própria plataforma.
A Fiat usou o TikTok para potencializar a campanha de divulgação do Fastback Abarth e, assim, se aproximar do seu público-alvo e aumentar o engajamento de sua comunidade. Para isso, contou com recursos do próprio TikTok e de parceiros da rede social para investir em conteúdo criativo e viral.
Outro exemplo que apostou no conteúdo e no engajamento dos comentários do TikTok para se promover e lucrar mais foi a Mercedes-Benz. A marca de carros utilizou como estratégia adotar o termo viral “POV” para engajar o público mais jovem. Já a Toyota é o exemplo perfeito de marca automotiva que investiu nos comentários como foco na satisfação do cliente. No TikTok, a Toyota responde a comentários em tempo real e, com isso, mantém o engajamento de seus seguidores sempre em alta.
Conclusão
As marcas automotivas estão em peso no TikTok, já que a plataforma se tornou a vitrine perfeita para divulgar novos lançamentos e atrair clientes. Para tanto, as montadoras e até mesmo concessionárias investem em Marketing de redes, anúncios segmentados e em conteúdo e comentários virais para engajar o seu público.
Para atingir o objetivo, é importante colocar em ação técnicas que otimizem a viralização de posts e comentários a longo prazo. Mas uma das formas mais certeiras de fazer isso a curto prazo é comprar comentários no TikTok, estratégia que irá estimular os usuários do TikTok a interagirem com o conteúdo, aumentando as métricas de sucesso e de lucro das marcas de carros.