Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de julho de 2024

Como a tecnologia ajuda a deixar o trânsito mais seguro?


Por Agência de Conteúdo Publicado 26/12/2021 às 11h15 Atualizado 08/11/2022 às 21h17
Ouvir: 00:00

A tecnologia pode contribuir para um trânsito mais seguro, mas lembre-se nunca utilize o WhatsApp e outras tecnologias enquanto dirigir.

O papel da tecnologia para um trânsito mais seguro é cada vez maior e mais importante. Isso ocorre independentemente do tamanho da cidade, já que tanto vias urbanas quanto rurais são bastante movimentadas. Assim sendo, é fundamental priorizar condições adequadas nas vias.

Dessa forma, veja a seguir de que forma a tecnologia contribui para um trânsito mais seguro. Máquinas, equipamentos, aparelhos e até mesmo aplicativos tem feito seu papel em meio a este processo. O resultado é bastante positivo tanto para pedestres quanto motoristas.

Principais usos da tecnologia para um trânsito mais seguro

O uso tecnológico nas vias de trânsito não é uma novidade. Alguns exemplos disso incluem as sinaleiras e a tecnologia automobilística em constante evolução. Além disso, cabe destacar também a inovação de materiais e estruturas para vias e a vigilância de câmeras nas vias para que muitas cidades adotam para acompanhá-las.

Mas além dessas novidades, cabe destacar também uma nova solução de tecnologia para o trânsito mais seguro que está cada vez mais importante: os aplicativos. Neste sentido, alguns desses apps tem destaque especial na área, como por exemplo:

  • Aplicativos de GPS para localização em vias e estradas;

  • Além disso, apps de transporte para motoristas e passageiros;

  • E claro, aplicativos de comunicação e compartilhamento de informações.

Com relação ao último item, um app que tem usos e perspectivas cada vez mais importantes é o WhatsApp. E motivos para isso não faltam.

O papel do WhatsApp na segurança do trânsito

Desde seu surgimento em 2009, o WhatsApp se popularizou em todo o mundo e conta com bilhões de usuários. E muito mais do que uma solução de comunicação e compartilhamento de informações, o app também tem usos muito importantes no trânsito.

Um exemplo é o uso do aplicativo para comunicação com órgãos de segurança e fiscalização de trânsito. Essas entidades normalmente tem um número de contato no app, que cidadãos e pessoas em geral podem interagir. E os benefícios disso vão desde o aviso de acidentes e de condições da via até sugestões para a melhora do tráfego em geral.

Mas essa não é a única função do WhatsApp enquanto tecnologia em prol da segurança do trânsito. O aplicativo também pode trazer vantagens como:

  • Recurso de compartilhamento de localização em tempo real para contatos de grupos;

  • Com o WhatsApp Business, também é possível colocar endereços de locais específicos;

  • Além disso, o aplicativo também permite compartilhar fotos, áudios e vídeos. Esses recursos podem ser úteis e inclusive salvar vidas em certas situações de trânsito.

Importante! Nunca utilize o WhatsApp e outras tecnologias enquanto dirigir. Pare sempre o carro para usar!

Informações finais

Como é possível perceber, aplicativos como o WhatsApp e inovações tecnológicas em geral contribuem para um trânsito melhor e mais seguro. Como resultado, a mobilidade em cidades de todos os portes flui mais facilmente. E além disso, naturalmente isso também acaba tornando a infraestrutura urbana melhor.

Assim sendo, é muito importante contar com essas inovações, aparelhos, equipamentos e apps, tanto como motorista quanto como pedestre. Dessa forma, a tecnologia pode deixar o trânsito mais seguro e torná-lo melhor para todos os envolvidos.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *