Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Como atualizar o CRLV digital no celular? Veja orientações


Por Mariana Czerwonka Publicado 02/05/2022 às 11h15 Atualizado 08/11/2022 às 21h11
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A versão digital do CRLV, o documento que comprova o licenciamento anual, está disponível no celular através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Veja orientações sobre como atualizar o CRLV digital no celular.

Orientações de como atualizar o CRLVDe acordo com a Senatran, quando o Detran autoriza a emissão, a atualização é automática na CDT. Foto: Divulgação Detran/PR.

A versão dos documentos digitais, tanto do veículo, quanto do condutor, tem o propósito, segundo o governo federal, de facilitar a vida do cidadão. Em alguns casos, porém, as pessoas relatam dificuldades como, por exemplo, ao atualizar o CRLV digital no celular.

O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) é o documento que comprova que o veículo está em dia com seus débitos e taxas perante o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Para regularizar, é preciso quitar o IPVA, bem como a taxa de licenciamento, o DPVAT (quando cobrado) e multas vencidas.

Atualização automática

Conforme a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), após a quitação de todos esses débitos, o Detran do estado de onde o veículo é registrado informa à base nacional do Renavam. A partir daí é gerado o documento que pode ser recuperado na CDT, bem como no portal de serviços da Senatran ou nos canais de atendimento dos Detran.

“Quando o Detran autoriza a emissão, a atualização é automática na CDT”, explica o órgão.

Ainda de acordo com a Senatran, o prazo para essa atualização automática pode variar de Detran para Detran.


Veja também:

Se não houver a atualização automática, o que o usuário deve fazer?

Conforme a orientação da Senatran, nesses casos, o usuário deve excluir o documento que está na CDT e pedir para baixar novamente. “Se o Detran tiver autorizado uma nova emissão, o novo documento estará disponível. Caso contrário, será exibido o último CRLVe autorizado para o veículo”, finaliza o órgão.

Se o usuário seguir todas as recomendações e mesmo assim não conseguir sanar o problema, deve entrar em contato com o Detran do estado onde o veículo está registrado e verificar o motivo da não emissão do documento.

CRLV digital

A versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) já está disponível em todo o país. Ou seja, para ter acesso ao documento digital, que tem a mesma validade do físico, é preciso abrir o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT). Nesse aplicativo, também é possível o acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital.

Veja aqui como baixar o aplicativo CDT no celular

 

 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

9 comentários

  • Espedita Francisca Bezerra
    03/04/2023 às 11:20

    Quero baixar o documento da moto

  • JADECIR SANTOS CAMPOS
    23/04/2023 às 18:21

    Quero baixar o crlv

  • Maria do Carmo
    09/05/2023 às 11:28

    Não consigo atualizar o CRLV para o de 2022, sempre quando baixo aparece o de 2021.

  • Leonardo pedroso salles
    18/06/2023 às 19:33

    Quando termina de pagar ipva e licenciamento atualiza o proprietário do veículo no documento?

    • Mariana Czerwonka
      20/06/2023 às 14:56

      Leonardo

      Não entendi. Houve transferência de propriedade do veículo?

      Equipe Portal

  • Priscila
    10/07/2023 às 16:16

    Já tem 3 meses que paguei o documento do carro e até hoje não atualizou no aplicativo. Consta exercício 2021. como faz para atualizar? já excluir o app e baixei de novo e já exclui o documento dentro do aplicativo e inclui de novo e não atualizou.

  • Felipe Bezerra
    04/08/2023 às 17:20

    Paguei o IPVA e as outras taxas em Janeiro, porém, minha moto estava com restrição por conta de recall. Por culpa da montadora (Yamaha) só consegui fazer o recall agora. A restrição saiu do sistema, mas o documento ainda está como 2022.
    OBS.: Tenho uma multa de2022 que estou aguardando o julgamento do recurso. Mas pelo que li, multa em processo de recurso não impede a renovação do documento.
    O que preciso fazer para ter o documento de 2023?

    • Mariana Czerwonka
      08/08/2023 às 09:13

      Felipe

      Você deve entrar no site do Detran do seu estado, lá terá a informação do que está pendente para liberação do documento 2023.

      Equipe Portal

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *