Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

03 de março de 2024

Celso Mariano recebe o professor Carlão para um papo sobre celular, sinistros e comportamento no trânsito

O Prof. Carlão é um dos mais respeitados especialistas da área e esteve com Celso Mariano para uma conversa sobre trânsito e mobilidade.


Por Redação Publicado 12/09/2023 às 15h00
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Celso Alves Mariano, diretor do Portal do Trânsito, recebeu no programa Sala de Visitas, Carlos Augusto Elias, mais conhecido como professor Carlão, do Canal Manual do Trânsito, para uma conversa sobre alguns dos mais importantes temas de trânsito e mobilidade.

O Prof. Carlão, um dos mais respeitados especialistas da área, é pedagogo, jornalista e tecnólogo em Trânsito. Assim como, especialista em Mobilidade e Mestre em Transportes pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ele é consultor e mentor de vários gestores de trânsito em todo o Brasil. Também atuou como Instrutor de Trânsito em CFC, no SEST SENAT, bem como foi gestor em órgão de trânsito municipal e no DETRAN-PE.

Seu canal no Youtube – Manual do Trânsito – tem 600 mil inscritos. São publicações diárias de vídeos que tratam de diversos aspectos técnicos e do dia a dia do trânsito brasileiro.

Neste papo descontraído, os temas celular, acidentes, comportamento, educação para adultos, influências políticas em detrimento de critérios técnicos para escolha dos gestores de trânsito, “indústria da multa”, insegurança jurídica, motoristas profissionais, evoluções tecnológicas, formação de condutores, efeitos da pandemia foram abordados, debatidos e levaram às conclusões de que, se por um lado precisamos de leis firmes, por outro, o que mais precisamos é de mudança de comportamento.

Na conversa, Prof. Carlão fala de sua fé na humanidade e da filosofia Ubuntu (eu sou porque nós somos). Além disso, que considera os avanços tecnológicos, bons e necessários, mas que a evolução de que precisamos mesmo, é a das pessoas. Ele fala do “jogo infinito”, em que se valoriza o caminho e cita Eduardo Galeano: a utopia serve para nunca deixemos de caminhar.

Assim foi essa conversa, uma caminhada por este terreno tão carente de atenção, de cuidados e de humanização.

Assista aqui o programa na íntegra:

Assista também: Celso Mariano entrevista Eduardo Cadore sobre os desafios da formação de condutores e muito mais!

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *