Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de fevereiro de 2024

5 atitudes que todo bom motorista tem (e que você deve usar como exemplo)

Dependendo da cidade que você dirige pode ter algumas dificuldades. Afinal de contas, além de ter muito movimento, existem motoristas que não estão atentos da forma correta. Por isso, listaremos algumas atitudes que todo motorista deveria ter.


Por Agência de Conteúdo Publicado 09/12/2023 às 15h00
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A frota de carros do Brasil é enorme. De acordo com dados do Censo 2022, a frota já passa a casa de 115 milhões de veículos circulando pelas ruas das cidades brasileiras. Por esta razão, devemos ter muito cuidado quando estamos dirigindo para não ter atitudes que podem provocar alguns sinistros, por exemplo. Então, se você faz parte desta lista de pessoas que possuem um veículo, fique de olho nas atitudes que todo bom motorista tem.

Diferente do que muitas pessoas pensam, a classificação de um bom motorista não está apenas para quem segue todas as regras, de acordo com a lei. É necessário ter atitudes, principalmente quando estamos no trânsito.

Se você quer saber se é bom motorista, veja algumas atitudes que iremos listar abaixo.

Confira algumas atitudes que todo bom motorista tem

A definição de um bom motorista não é tarefa muito simples, já que, para alguns, basta não ter multas e nunca ter batido, está apto para levar a medalha de ouro. Porém, não é bem assim e existem algumas atitudes que podem fazer muita diferença.

O principal ponto que sempre devemos ter na cabeça é: nunca estamos sozinhos no trânsito. Precisamos nos comportar da forma com que todos sejam impactados com as nossas atitudes, mas, claro, de maneira positiva.

Saiba quais são as atitudes que todo bom motorista tem:

1 – Seguro do carro

Isso mesmo! Não é a apenas a forma que você dirige é que vai classificar se você é um bom motorista ou não, a forma de como você se previne também conta. Por isso, quem tem um seguro auto, pode ser considerado um bom motorista. Afinal de contas, em caso de acidente ou falha mecânica, ele poderá solicitar ajuda da seguradora.

Caso você não tenha um seguro para seu veículo, existem várias plataformas na internet que oferecem seguro automotivo online e você pode usar essa lista para consultar algumas opções bem confiáveis. 

Investigue bem a empresa e faça uma boa pesquisa antes de fazer sua contratação, mas não deixe de ter essa boa atitude sabendo como se prevenir em casos de acidentes no trânsito.

2 – Pratique a direção defensiva

Uma coisa que aprendemos muito quando estamos na autoescola, mas que parece que algumas pessoas esquecem quando estão no volante. Então, se você quer ter atitudes de um bom motorista, é essencial que você pratique a direção defensiva.

Dirija de forma com responsabilidade. Ao parar em um farol, por exemplo, mantenha uma distância adequada entre o veículo da frente.

3 – Não fale no celular enquanto dirige

Todo mundo sabe desta regra, mas se repararmos um pouquinho no carro do nosso lado, com certeza, veremos, no mínimo, um motorista no celular enquanto dirige. Além da multa por uso do celular ser um pouco salgada e você ter pontos somados à sua carteira de habilitação, você pode causar acidentes.

Portanto, se o seu telefone tocar e você estiver dirigindo, se possível pare o carro e resolva a situação. Depois que tudo estiver resolvido, volte a dirigir.

4 – Tente manter um equilíbrio

Sabemos que o trânsito pode tirar a paciência de muitas pessoas, mas não adianta muito você dirigir nervoso, por exemplo, concorda? Por este motivo, tenha calma. A pressa pode fazer com que você não chegue ao local de destino. E outra coisa, o nervosismo pode fazer mal apenas para o seu corpo físico.

Se você não gosta muito de ficar parado no trânsito, se possível, opte por horários alternativos. Desta forma, o equilíbrio pode te ajudar a ser um bom motorista.

5 – Respeite os outros condutores

É exatamente aquilo que já falamos neste texto: você não dirige apenas para você. Por esta razão, sermos gentis enquanto estamos dirigindo são atitudes de um bom motorista. A dica aqui é: dê passagem para um motorista que gostaria de trocar de faixa na sua frente, por exemplo.

Outra forma de pensar nos outros é parar na faixa de pedestre. Mesmo que seja lei, muitos motoristas não respeitam os pedestres que estão esperando para atravessar. Mais um ponto: tome cuidado com os motociclistas. Ao mudar de faixa tenha certeza de que não está vindo nenhum deles.

Então, que tal aplicar essas atitudes na prática e ser um motorista exemplar?

Receba as mais lidas da semana por e-mail

1 comentário

  • Marcelene Martins Azevedo
    09/12/2023 às 19:56

    acho serto

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *