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02 de novembro de 2024

Capacitação: o professor no papel do aluno


Por Mariana Czerwonka Publicado 22/01/2016 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h41
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Eliane Pietsak*

Capacitação de professoresO trânsito é um excelente tema para aplicação de dinâmicas de grupo.

No post da semana passada escrevi como deve ser a Educação para o Trânsito nas escolas sob a perspectiva do Código de Trânsito. Escrevi ainda sobre as dificuldades que temos em trabalhar com o tema e ainda, de que forma pode acontecer a inserção do tema em nosso dia a dia da sala de aula.

Nas próximas semanas vou compartilhar algumas experiências de atividades que são aplicadas em cursos de Formação de Professores dos quais participei e que podem facilmente ser aplicados em sala de aula.

O simples ato de se sentar em uma cadeira e participar como ouvinte de um curso já faz com que nos apropriemos de outro papel: o de alunos. Não qualquer aluno e sim aquele que se envolve o tempo todo em conversas paralelas, que se levanta frequentemente, troca bilhetinhos com os colegas…. É divertido observar. Nos transformamos naquilo que mais criticamos em alguns de nossos alunos.

Pergunto: será que são os assuntos que nos cansam ou a forma como são apresentados que nos entediam? Fico com a segunda alternativa como a de maior peso.

Seguindo esta linha de raciocínio, sempre que vou trabalhar com capacitação, penso no que me desagrada nas palestras e cursos de que participo, o que gosto ou não e procuro fazer de forma diferente. Fazer algo que prenda a atenção e entusiasme os participantes. Desta forma, sempre que possível e em alguns casos até onde o espaço físico é bastante restrito, incluo atividades que envolvam movimento e aí entram as dinâmicas de grupo.

O trânsito é um excelente tema para aplicação de dinâmicas de grupo. As possibilidades de trabalho nos cursos de formação ou com alunos em sala de aula são bastante variadas. O que considero muito importante e diria até essencial é fazer com que as crianças, os jovens ou os adultos abandonem sua zona de conforto, pois, estar sentado, escrevendo ou simplesmente como ouvinte nos desobriga de dar nossa opinião. O movimento favorece a expressão, o posicionamento frente a algo novo assim como nos permite momentos de descontração e prazer. Ao finalizar a aplicação de uma dinâmica de grupo, é fundamental que a discussão aconteça e as impressões de cada um sejam ouvidas, sua percepção e as conexões com o tema proposto.

É importante reafirmar que a cultura da prevenção e a percepção de risco, em qualquer área é possível ser trabalhada de forma atrativa, divertida e dinâmica, sem ter que exigir dos alunos que fiquem sentados ouvindo o professor falar sem participar: este formato não tem mais espaço em nossas escolas e diria até, em nossas vidas.

O tema trânsito tem uma grande influência em nosso cotidiano, dependemos dele para nossa sobrevivência e a grande maioria dos nossos alunos tem um fascínio muito grande por tudo que diz respeito ao tema; podemos e devemos aproveitar isso a nosso favor, romper barreiras, inovar!

Para pensarmos um pouco: se não gostamos de ficar sentados o tempo todo ouvindo, imaginem os nossos alunos que tem todas as informações, boas e ruins a um clique de distância? E, no que diz respeito ao trânsito, nossos alunos tem muito interesse: podemos e devemos aproveitar essa energia.

Bom trabalho! Boa semana!

* Eliane Pietsak é pedagoga, especialista em trânsito, e atualmente é colaboradora da Tecnodata Educacional.

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