Com brincadeiras e blitz educativas, Detran-PR reforça cuidados no trânsito no Litoral
O objetivo é sensibilizar a população que mora ou visita o Litoral do Estado nesta temporada sobre os cuidados necessários no trânsito.
O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) tem se utilizado de atividades como brincadeiras, danças e apresentações musicais para sensibilizar a população que mora ou visita o Litoral do Estado nesta temporada sobre os cuidados necessários no trânsito. Desde o início da operação Verão Maior Paraná, no final de dezembro, mais de cinco mil pessoas já foram atendidas nas atividades educativas, focadas principalmente nas crianças.
Chamada de Detran Educa, a iniciativa envolve ações em pontos fixos do Litoral em meio às estruturas do Governo do Estado. Elas estão na praia do Cristo, em Guaratuba, praias Brava e de Caiobá, em Matinhos, e no balneário de Ipanema, em Pontal do Paraná. Os visitantes podem participar de jogos interativos, utilizar óculos de realidade virtual e assistir peças musicais sobre o tema.
Além de aprenderem brincando, as crianças recebem brindes educativos com informações sobre as regras de trânsito. Além, também, de orientações sobre os cuidados que motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas devem ter ao circular.
Muitos pais e avós também acabam se envolvendo com as ações e recebem materiais educativos.
Os funcionários atuam também de forma itinerante com o uso do Detran Móvel, que está percorrendo todo o Litoral. Na unidade, por exemplo, é possível esclarecer dúvidas, solicitar a segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou da Permissão Internacional para Dirigir (PDD). Além disso, é possível fazer consulta de pontos. As informações sobre os dias, horários bem como endereços do Detran Móvel estão disponíveis no site do Verão Maior Paraná.
“As atividades são para que elas entendam qual a responsabilidade delas no trânsito e a necessidade de ter paciência e cautela, porque as vias são feitas para todos, com especial cuidado com os mais vulneráveis, como pedestres e ciclistas”, enfatizou o coordenador de Educação para o Trânsito do Detran/PR, Michael Bogo.
Atração familiar e cuidados no trânsito no litoral
A dona de casa Tereza Berlezi, de 58 anos, saiu de Curitiba para passar as férias em Guaratuba com a família. Ela disse que gostou da programação oferecida pelo Detran/PR. “Estamos há uns 15 dias participando das brincadeiras. As crianças estão adorando e aprendendo e a gente está jogando junto”, contou.
Manuelle Marin, 9 anos, de Cornélio Procópio, estava com a vó Maria Luiza, 56, e disse que já aprendeu algumas coisas novas através do jogo.
“Eu estou achando bem divertido jogar. Aprendi sobre ter uma certa idade para usar o banco da frente, atravessar na faixa de pedestres e os lugares onde pode ou não pode estacionar”, disse Manuelle.
Após uma longa viagem com a família de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, até o Litoral do Paraná, a gerente Zilmara Alves de Sá, 45, disse que está contente com toda a estrutura oferecida pelo Governo do Estado. Em especial com a tenda do Detran-PR. “É uma brincadeira que te ensina coisas como o perigo do uso do celular ao volante e o respeito à faixa de pedestres. Isso é bom para as crianças e os adultos também, e que nos levam de volta à infância”.
As tendas educativas do Detran-PR funcionam de terça-feira a domingo, das 8h às 12h e das 15h às 19h. Os encontros vão até o dia 29 de janeiro no Litoral. Também há ações ocorrendo em São Pedro do Ivaí assim como em Porto Rico, na região Noroeste.
Compromisso
Bogo explicou que o Paraná foi o primeiro Estado a firmar um compromisso formal com o Governo Federal no âmbito do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). Uma das ações, por exemplo, é a promoção de blitz educativas nas rodovias e nas balsas e ferry boats que fazem a travessia da baía de Guaratuba.
Aos finais de semana, técnicos do Detran/PR também abordam veranistas que estão consumindo bebidas alcoólicas nas areias das praias. Nesse sentido, eles alertam sobre a Lei Seca e os perigos da grave associação entre álcool e direção.
“É um trabalho que temos feito durante todo o ano e que agora reforçamos neste período de férias, em que muitos acabam relaxando nas regras de trânsito. Por isso, contamos com a compreensão da população que vem ao Litoral para que cumpra com as regras de trânsito aqui também”, afirmou o coordenador do Detran-PR.
As informações são da Agência Estadual de Notícias