Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de julho de 2024

E quando todas as semanas são semanas do trânsito?


Por Mariana Czerwonka Publicado 24/09/2022 às 16h30 Atualizado 08/11/2022 às 21h03
Ouvir: 00:00

Para algumas pessoas, órgãos e entidades, todas as semanas do ano são do trânsito.

Semanas de trânsitoFoto: Romar Rigon

Estamos chegando ao fim de mais uma Semana Nacional de Trânsito. Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) comemora-se a data anualmente entre 18 e 25 de setembro. Todos os anos o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) define um tema a ser trabalhado pelo órgãos que fazem parte do Sistema Nacional de Trânsito (SNT). Esse ano o tema escolhido foi “Juntos Salvamos Vidas”. Apesar dessa determinação do CTB, para algumas pessoas, órgãos e entidades, a Semana Nacional de Trânsito não começa apenas em 18 de setembro e nem acaba no dia 25 do mesmo mês. Todas as semanas são do trânsito.

Um desses exemplos é a Tecnodata Educacional, mantenedora do Portal do Trânsito. Quem conta um pouco sobre essa atuação é Celso Alves Mariano, diretor da Tecnodata e do Portal do Trânsito.

“Nós, da Tecnodata Educacional e do Portal do Trânsito, por exemplo, podemos dizer que para nós a Semana Nacional de Trânsito acontece 52 vezes por ano. Assim como todos os meses são amarelos, não só o mês de maio. Podemos dizer, também, que todos os dias nós nos preocupamos, desenvolvemos métodos e soluções didáticas para ajudar as pessoas a entenderem que trânsito e mobilidade fazem parte do nosso dia a dia”, explica.

O especialista comenta, também, sobre a importância do tema escolhido para esse ano.  “A palavra JUNTOS invoca não só a questão de tirarmos um tempo para conversarmos uns com os outros sobre o assunto, mas de estarmos dividindo as ações. Juntos não precisa necessariamente significar concordância absoluta, mas precisa destacar, especialmente quando falamos em trânsito e mobilidade, o compartilhamento”, diz Mariano.

 A importância de tratar o trânsito no dia a dia

Mariano destaca, também, a importância de elevar o trânsito para outros patamares, para que se alcance um número cada vez mais maior de pessoas. “Trânsito não é só um assunto para quando se está cursando a primeira habilitação. Nem é só um assunto para legisladores, advogados, engenheiros, ou psicólogos que vão se especializar na área em função de algum projeto específico. Ou seja, trânsito deveria ser assunto do café da manhã, do almoço e do jantar de todos nós”, conclama.

O especialista conclui alertando que não há quem possa dizer que não precise do trânsito ou que dele não se beneficie. “Nós, da Tecnodata, estamos todos os dias com o trânsito bem como a mobilidade na cabeça. Não é um desafio pequeno. E isso nos une a todos aqueles que, de alguma forma, se beneficiam com aquilo que fazemos. Ou, ainda, que fazem os nossos cursos, todos aqueles que leem o Portal do Trânsito. Todos aqueles que acompanham as nossas postagens, todos os que me ouvem falando no rádio, na TV, em algum outro site, aqui nesses áudios que ilustram as matérias do Portal do Trânsito.  É uma iniciativa de uma empresa que assumiu a responsabilidade levar esse assunto a campos bem mais amplos do que aqueles em que normalmente ele fica restrito”, finaliza.

Ouça aqui o áudio completo do especialista

[su_audio url=”https://www.portaldotransito.com.br/wp-content/uploads/2022/09/SNT_2022-juntos.mp3″]

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *