Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Ergonomia para motoristas: como reduzir os efeitos negativos de ficar sentado o dia inteiro

Fazer pausas durante o dia, hidratar-se e realizar ajustes nos bancos e retrovisores ajuda a melhorar a postura do motorista.


Por Agência de Conteúdo Publicado 20/11/2022 às 13h30
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Ergonomia dos motoristas
Devido ao grande número de horas trabalhadas por dia, a maioria desses profissionais pode ser incluída no número de sedentários do país. Foto: iStock

O sedentarismo é um mal que atinge cerca de 47% dos brasileiros, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o que coloca o país na primeira colocação como o país mais sedentário dentre os países latino-americanos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Esses dados são provocados, principalmente, devido à mudança de ritmo de vida da humanidade nas últimas décadas, que passou a exigir um ritmo acelerado de atuação e profissionais multitarefas. Junto desses profissionais, houve o crescimento na atuação de outros trabalhadores, os motoristas.

Segundo o Instituto de Pesquisa de Economia Aplicada (IPEA), o Brasil tem hoje aproximadamente 1,5 milhão de motoristas de aplicativos, que atuam com transporte de pessoas e de mercadorias, e cerca de 2 milhões de caminhoneiros registrados. Devido ao grande número de horas trabalhadas por dia, a maioria desses profissionais pode ser incluída no número de sedentários do país. Mas o sedentarismo, nesse caso, pode incluir outros malefícios, como a má postura, que pode acarretar em outros problemas de saúde, como dores na coluna, acúmulo de gordura na cintura, má respiração e circulação sanguínea. Ou seja, a ergonomia para motoristas é muito importante.

Veja como melhorar a ergonomia para motoristas e melhorar a sua qualidade de vida para reduzir os efeitos negativos de ficar sentado o dia todo:

Regule bancos e retrovisores: pode parecer bobagem, mas somente essa atitude já ajuda muito no dia a dia e na melhora da postura do motorista. Bancos e retrovisores ajustados contribuem para uma ergonomia ideal para o profissional.

Apoie a cabeça e a coluna no banco: o ideal é que o motorista descanse a cabeça e a coluna no banco para não forçar as costas e o pescoço. Caso o banco seja muito baixo e não tenha uma regulagem ideal, é bom comprar algum ajuste móvel para auxiliar no conforto.

Apoie os pés no chão do carro: para descansar os pés e joelhos da tensão de pisar constantemente nos pedais, tente descansar os pés com a sola plana no chão do carro. O ideal é que os joelhos estejam ligeiramente inclinados. Realize movimentos circulares nos pés para prover um relaxamento local.

Faça alongamentos: ajuste a postura, estique os braços, relaxe os ombros e faça movimentos circulares nas mãos e nos pés. Aproveite as pausas para alongar a coluna e esticar as pernas.

Pratique atividades físicas: muitos motoristas passam mais de 8h dirigindo por dia. O ideal é praticar exercícios físicos para ajudar a fortalecer os músculos. Mesmo que o profissional pense que não precisa fortalecer, por ficar sentado o dia todo, essa profissão exige esforço constante de joelhos, braços e costas. Dessa forma, é importante praticar atividades físicas.

Tenha uma alimentação balanceada: alimentar-se bem faz parte do autocuidado, principalmente se o profissional precisa manter atenção constante. Busque auxílio de um profissional para verificar se a saúde está em dia. Além disso, se precisa de algum suplemento alimentar, como vitamina D, sulfato ferroso ou mesmo uma creatina creapure. Isso pode impulsionar o treino e melhorar a qualidade de vida.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *