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03 de outubro de 2024

Mulher e Moto


Por Mariana Czerwonka Publicado 07/01/2016 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h41
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Mulher de motoA invasão do sexo feminino num universo que era só dos homens

*Dr. Dirceu Rodrigues Alves Júnior

A mulher sempre foi tímida, temerosa, caseira, ligada ao trabalho doméstico, e num piscar de olhos, a partir da década de sessenta passa a invadir espaços nunca dantes navegados. Lança-se no mercado multidisciplinar, avança em todas as direções passando a concorrer sistematicamente com o homem.

De pouco tempo para cá invade o espaço das motocicletas, até então domínio absoluto do sexo masculino. Começa como carona e logo assume o guidom.

Discretas, sem exibicionismo, cautelosas, preocupadas com a segurança, conquistam o mercado de motocicletas. Hoje, estima-se que 25% da frota brasileira de motos sejam de domínio das mulheres.

E porque será que esse mercado cresce tanto?

Vários são os fatores:

      • Prazer de pilotar
      • Baixo custo
      • Baixo consumo
      • Manutenção de baixo custo
      • Fácil estacionamento
      • Proporciona laser e trabalho
      • Fácil mobilidade

Mas a mulher não ficou só na utilização convencional da moto. Partiu para motoboy, mototaxi, moto velocidade, MotoCross, rali, moto aventura, invadindo áreas que jamais entrou.

Curiosamente temos observado que os acidentes envolvendo o sexo feminino tem sido baixo e quase sempre sem muita gravidade. A gravidade torna-se predominante quando a mulher é passageira, sempre conduzida por homem, principalmente jovem.

Daí surgiu também novo mercado de moda. Roupas, capacetes, luvas, macacões, botas e todo um aparato sofisticado e específico para atender uma nova vaidade feminina. A demanda cresce, o mercado se agiganta. Tudo é usado de conformidade com a legislação.  Cuidados na utilização dos equipamentos de segurança, na manutenção dos mesmos e do veículo.

Fatalidades são raras quando pilotando e se justifica tendo em vista comportamento totalmente diferenciado em relação ao homem.

Principais diferenças na utilização da moto:

 

                 HOMEM                                                               MULHER

STATUS, PODER, CONQUISTA                                      NECESSIDADE

EXIBICIONISTA                                                                 HUMILDE

NEGLIGENTE, IMPRUDENTE                                       PRUDENTE, SEGURA

SEM MEDO                                                                          MEDO

NÃO CAUTELOSO                                                              CAUTELOSA

ESQUECE A SEGURANÇA                                                SEGURA

ACIDENTES MÉDIOS E GRAVES                                   ACIDENTES LEVES

COMPULSÃO PARA VELOCIDADE                                SEM COMPULSÃO

IMPACIENTE                                                                        PACIENTE

CHEGA AO ESTRESSE RÁPIDO                                       ESTRESSE EM LONGO PRAZO

AGRIDE                                                                                   NÃO AGRIDE

INTOLERANTE                                                                      TOLERANTE

NÃO USA A DIREÇÃO DEFENSIVA                                 USA DIREÇÃO DEFENSIVA

VELOZ                                                                                       SEM VELOCIDADE

USA DIREÇÃO OFENSIVA                                                   NÃO USA DIREÇÃO OFENSIVA

FAZ USO DE ÁLCOOL E DROGAS                                     RARAMENTE USA

E vai por aí, múltiplos outros fatores diferenciais estão presentes.

Como explicar tudo isso?

O homem difere em muito da mulher desde o metabolismo, as alterações hormonais, agilidade, agitação, desequilíbrio comportamental, atos impensados, compulsividade, pressa, melhor orientação espacial, necessidade constante de impor condições e de se julgar o dono do mundo.

As diferenças estudadas por pesquisadores americanos foram justificadas por condições genéticas e a ação de estrogênios na mulher.

No sexo feminino há uma integração dos hemisférios cerebrais fazendo com que o hemisfério emotivo se conecte com o hemisfério analítico levando a atitudes mais elaboradas, mais seguras, conscientes, bem conduzidas, diferentemente do homem que têm como característica rapidez no raciocínio matemático e espacial.

As mulheres são melhores nas condutas, nas palavras, nas relações humanas, mais tranqüilas e analíticas.

Estou convicto que por todos os motivos e justificativas apresentadas, entendo que sobre duas rodas, seja no laser ou no trabalho, a mulher é mais consciente, segura, cônsul dos riscos, responsabilidade e tem melhor desempenho.

*Dr. Dirceu Rodrigues Alves Júnior é Diretor de Comunicação e do Departamento de Medicina de Tráfego Ocupacional da ABRAMET  

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