Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de julho de 2024

DNIT aborda a Lei Seca por meio do Conexão DNIT

O Programa do DNIT oferece atividades sobre a Lei seca que auxiliam a prática pedagógica.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 21/06/2024 às 18h00
Ouvir: 00:00
DNIT Lei seca
Lei Seca completa 16 anos este mês e para marcar a data, o DNIT promoverá em suas redes sociais campanhas de conscientização sobre os riscos de beber e dirigir. Foto: Divulgação DNIT

A Lei n° 11.705/2008 popularmente conhecida como Lei Seca completa 16 anos este mês e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) por meio de seu Programa Nacional de Educação para o Trânsito, o Conexão DNIT, disponibiliza algumas atividades relevantes e estimulantes sobre os malefícios do álcool no organismo. O conteúdo auxilia o professor a ter domínio do tema beneficiando sua prática pedagógica.

O material ofertado pelo Programa é contextualizado conforme os temas contemporâneos transversais (TCTs) da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nele o professor encontra benefícios que elevam seu desempenho profissional na execução de suas atribuições e também favorecem sua aproximação do aluno ao conectar os saberes às situações vivenciadas pelos estudantes em suas realidades.

Já o educando se beneficia ao integrar conteúdos a situações diversas de seu cotidiano adquirindo um pensamento crítico e trilhando o caminho de uma informação integral como cidadão.

Na atividade relacionada à disciplina de Ciências está a habilidade geral EF09CI13 da BNCC (BRASIL, 2018). Ela tem como objetivo conscientizar os alunos sobre a importância da Lei Seca para a redução de sinistros e mortalidade no trânsito.

Aborda o uso de bebida alcoólica por motoristas e a consequência desse uso para o trânsito, a partir das técnicas de interpretação, debate e criatividade.

Já a atividade, relacionada à Educação Física, está a habilidade EF89EF02 da BNCC (BRASIL, 2018). Essa atividade propõe a realização de um debate com os estudantes sobre a importância do respeito à Lei Seca para garantir a segurança do trânsito. Explora a realização de um jogo utilizando o futebol como base. Nesse jogo, a partir de algumas adaptações, cada jogador da equipe tentará marcar um gol após girar por alguns segundos. Ou seja, isso terá relação com uma das alterações nos sentidos que ocorrem na presença de álcool no organismo de um usuário do trânsito. Serão ressaltados cuidados que pedestres e passageiros podem adotar para transitar em segurança.

Ambas as atividades têm sugestão de aplicação para o nono ano, mas professores de outras séries escolares podem facilmente adaptá-las ao seu contexto.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *