Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de julho de 2024

Projeto de Educação para o Trânsito é destaque em Francisco Beltrão no Paraná


Por Pauline Machado Publicado 19/07/2022 às 16h30 Atualizado 08/11/2022 às 21h07
Ouvir: 00:00

O projeto Trânsito Fundamental, realizado pela prefeitura de Francisco Beltrão, no Paraná, é um exemplo para os demais municípios do País. Veja!

A Prefeitura de Francisco Beltrão realizou no último dia 22 de junho, o lançamento do projeto de educação Trânsito Fundamental, que será utilizada por 1.500 crianças do 2º ano das escolas municipais e particulares do município. O material didático foi adquirido pela prefeitura, por iniciativa do Departamento Beltronense de Trânsito (Debetran), em parceria com a secretaria municipal de Educação.

A partir do dia 25 de julho, data de retorno das aulas após o recesso, o Debetran fará a distribuição do material a todos os alunos participantes. Dessa forma, efetivamente terá início o programa junto aos alunos. No entanto, nos dias 4 e 5 de julho aconteceu a formação dos professores das respectivas turmas. Desta ação participaram 54 professores.

Na ocasião do lançamento estiveram presentes autoridades, diretores das escolas e crianças que receberam o material de forma simbólica.

Formação dos Docentes

Marilda Galvan, diretora do Departamento Beltronense de Trânsito, ressalta que a formação para os professores também é ponto fundamental no projeto. Ela teve por objetivo proporcionar embasamento frente a segurança no trânsito, sendo realizada por meio de palestra de sensibilização abordando comportamento, respeito, responsabilidade, empatia, escolhas praticadas no trânsito, enaltecendo a preservação da vida.

De acordo com ela, também houve a apresentação de dados estatísticos referentes ao número de ocorrências e óbitos decorrentes de sinistro de trânsito.

“Na oportunidade os professores conheceram ainda o Espaço Público de Trânsito, o Projeto Criança no Trânsito, o livro do aluno e a Plataforma Tecnodata Educacional”, acrescentou a diretora.

Da mesma forma, o prefeito Cleber Fontana enfatizou a importância de começar cedo, com as crianças, a educação e conscientização sobre o trânsito. “O Debetran prioriza a orientação da comunidade e estamos procurando cada vez mais ampliar esse tipo de iniciativa. Esse novo projeto de educação certamente dará um excelente resultado. Por esse motivo, investimos na aquisição do material que vai balizar os professores nas atividades educativas”, reforçou.

Conscientização da comunidade

Em seus cinco anos de existência, o Projeto Criança no trânsito, realizou o atendimento a mais de 30 mil crianças, contemplando Escolas Públicas, Particulares e CMEIS, por meio de campanhas educativas, aulas e abordagens, oportunizando a alunos e familiares a inserção do tema trânsito seguro e responsável. Neste sentido, Carla Rotta, coordenadora de Educação para o Trânsito, reforça que todo o conhecimento que as crianças adquirem, elas compartilham com seus familiares.

De acordo com a coordenadora, o livro do aluno é composto por diversas atividades que proporcionam o entendimento quanto à condição segura enquanto pedestre, ciclista e passageiro, de forma lúdica e adequada à faixa etária do público atendido.

“O material contém ainda atividades que visam a interação de toda a família. Sendo assim, todas estas informações compiladas em único material servirão de suporte e embasamento contribuindo com o trabalho realizado pelo professor. E, posteriormente, pela equipe formada por agentes de trânsito”, detalha.

Atividades educativas e resultados esperados do projeto de educação

Ela enfatiza ainda que o projeto consiste em abordar o tema trânsito de forma lúdica e prática. Através de ações vivenciadas pelas crianças em seu dia a dia, permitindo a aproximação do público ao espaço de trânsito. “As crianças recebem informações sobre a correta travessia da rua, utilização da faixa de pedestres, a importância do uso do cinto de segurança, criança enquanto ciclista. Além disso, entendimento sobre sinalização semafórica e demais informações, de acordo com a idade do público atendido. É importante ressaltar que as atividades iniciadas em sala de aula juntamente com os professores são enaltecidas no Espaço Público de Trânsito, onde instrução teórica e prática é realizada por Agentes de Trânsito”, completa.

“As ações voltadas a segurança no trânsito objetivam a criação de hábitos e comportamentos seguros. E isto ocorre através de um processo contínuo de conscientização. O objetivo é a construção de uma cultura voltada a segurança no trânsito. Além disso, a consequente redução no número de sinistros de trânsito, de óbitos e lesões graves. Logo, entendemos que preparar a sociedade para o trânsito, é transformar a história em favor da vida”, conclui Rotta.

 

 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

1 comentário

  • DNIT prorroga inscrições para curso gratuito na área de Educação para o Trânsito – Portal do Trânsito – Portal de Notícias
    05/12/2022 às 02:24

    […] informa o DNIT.Ainda conforme o órgão, o curso gratuito do DNIT destina-se à comunidade, professores, pais e profissionais do trânsito e tem carga horária de 30 horas. Além disso, ele acontece na […]

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *