Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de junho de 2024

Últimos dias de inscrições para cursos virtuais na área de educação para o trânsito do DNIT

As inscrições para os cursos virtuais de educação para o trânsito se encerram em breve. Veja como participar!


Por Assessoria de Imprensa Publicado 07/06/2024 às 18h00
Ouvir: 00:00
Cursos virtuais de trânsito
O objetivo dos cursos virtuais é educar crianças e jovens para uma mobilidade segura. Foto: Wavebreakmedia para Depositphotos

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em virtude de sua competência no âmbito da educação para o trânsito está disponibilizando no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (AVAMEC) três cursos virtuais e gratuitos sobre práticas pedagógicas voltadas à temática trânsito. O objetivo é educar crianças e jovens para uma mobilidade segura e para a compreensão das particularidades do transitar com segurança nos variados espaços públicos. Assim, observando as diferentes possibilidades, orientações técnicas e determinações legais.

Dois cursos foram desenvolvidos pelo DNIT em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação para o Trânsito (NEPET) do Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans), vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

cursos virtuais de trânsito DNIT
As inscrições para os cursos virtuais de educação para o trânsito do DNIT estão abertas. Foto: Divulgação.

Caminhos para a construção da Cidadania: Práticas Transversais de Educação para o Trânsito no Ensino Fundamental por meio do Programa Conexão DNIT

O Módulo 1: Percorrendo um caminho de aprendizagem (eu, nós e o mundo), explora as influências que moldam a identidade individual e coletiva e seus reflexos no comportamento no trânsito. Discute também a necessidade de incorporar diferentes perspectivas e experiências nos currículos, incentivando a reflexão crítica e a ação positiva.

Já o Módulo 2: Educadores inspirados pela transversalidade para promover a formação integral e cidadã, aborda a integração da Educação para o Trânsito, de forma transversal, aos saberes escolares a partir do planejamento pedagógico e da adoção de práticas docentes inovadoras, visando a formação de cidadãos conscientes e responsáveis.

Por fim, o Módulo 3: Escola em Ação: salvando vidas por meio da Educação para o Trânsito, discute a necessidade de promover uma educação transformadora e significativa, conectando os saberes escolares às realidades vivenciadas pelos estudantes por meio de estratégias pedagógicas que promovam o engajamento dos estudantes na promoção de um trânsito mais seguro e humano.

A conclusão dos três módulos da formação dá direito à certificação de 40 horas. O público-alvo são educadores e gestores do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas de todo o país.

Está com inscrições abertas até 16 de junho de 2024.

Curso de Inovação Social na Educação para o Trânsito

É estruturado para alcançar o educador interessado em participar ativamente da Rede de Educação para o Trânsito. Com a participação de todos ratifica-se que a Educação para o Trânsito visa despertar o engajamento coletivo e o desenvolvimento das boas práticas cotidianas. Dessa forma, buscando maior segurança e consciência no trânsito.

O curso é assíncrono com duração de 30h. O conteúdo está dividido em quatro módulos. Ao término de cada módulo, como forma de adensar o conteúdo, há exercícios de fixação que demonstram para o/a participante a articulação entre os conteúdos apreendidos e o cotidiano de suas ações.

Está com inscrições abertas até 30 de junho de 2024.

Cuidados no trânsito com nossas crianças

O objetivo desse curso é capacitar pais e responsáveis sobre como melhorar a segurança de seus filhos por meio da educação informal. Isso porque é justamente nos trajetos rotineiros, a partir da observação do comportamento dos adultos e de pequenas lições, que as crianças mais aprendem.

Por meio dessa qualificação, o cursista irá conhecer os benefícios e riscos vivenciados pelas crianças em suas andanças pelas ruas. Além disso, reconhecer-se como responsável pela segurança das crianças no trânsito, diante de suas limitações físicas e cognitivas. E, também, saber os cuidados que se deve tomar quando estiverem deslocando-se na companhia de crianças em diferentes situações.

Também está com inscrições abertas até 30 de junho de 2024.

Além desses cursos, o Programa Conexão DNIT disponibiliza gratuitamente materiais pedagógicos transversais de Educação para o Trânsito. As atividades para o Ensino Fundamental e Médio podem ser baixadas ou acessadas por meio do portal web e do aplicativo (Android e iOS).

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *