Últimos dias para inscrições nos cursos gratuitos de educação para o trânsito do Conexão DNIT
Prazo final vai até 30 de julho e os concluintes tem direito a certificação
Educadores, gestores escolares e cidadãos interessados em promover a segurança no trânsito têm até o dia 30 de julho de 2025 para se inscreverem em um dos três cursos gratuitos e on-line oferecidos pelo Programa Conexão DNIT, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). São 5 mil vagas disponíveis, com certificação garantida e conteúdos alinhados à educação cidadã e à cultura da paz no trânsito..
Os cursos abordam temas como segurança viária, cidadania, inovação social, sustentabilidade, direitos e deveres no trânsito e o papel transformador da educação. O objetivo é capacitar educadores e cidadãos para promover comportamentos mais conscientes e reduzir sinistros nas vias urbanas e rodoviárias do país.
As formações estão hospedadas na plataforma AVAMEC (Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC), com conteúdos acessíveis, flexíveis e voltados à realidade escolar e social brasileira. A iniciativa busca apoiar professores e comunidade na abordagem da educação para o trânsito de forma transversal e transformadora.
“A escola é o espaço privilegiado para formar valores. A educação para o trânsito, quando bem trabalhada, estimula a empatia, a responsabilidade e a visão de futuro nos estudantes”, destaca Julio Pellizzon, coordenador de Multas e Educação para o Trânsito do DNIT.
Conheça cada um dos cursos
Noções Básicas de Educação para o Trânsito (30 horas)
O curso tem como objetivo aproximar a realidade do trânsito do cotidiano dos docentes, destacando a importância de um bom planejamento pedagógico para incorporar essa temática de forma significativa ao processo de ensino-aprendizagem.
Dividido em três módulos, o curso apresenta um panorama geral dos princípios fundamentais da segurança viária no Brasil e no mundo, abordando temas como direitos e deveres de motoristas e pedestres, documentação necessária para a habilitação, e o papel das campanhas educativas na conscientização da população para a construção de um trânsito mais seguro.
Os módulos 2 e 3 aprofundam a Educação para o Trânsito como agente transformador, com foco na formação do professor como peça-chave desse processo. A capacitação propõe estratégias para que o educador possa articular esse conhecimento às disciplinas que já leciona, adaptando os conteúdos às diferentes etapas de aprendizagem do Ensino Fundamental.
Cuidados no Trânsito com nossas crianças (10 horas)
O objetivo deste curso é capacitar pais, mães e responsáveis para atuarem como agentes de proteção e educação no trânsito, contribuindo diretamente para a segurança das crianças nos deslocamentos do dia a dia. A proposta parte do reconhecimento de que é na convivência cotidiana, nos trajetos rotineiros e na observação do comportamento dos adultos que as crianças desenvolvem, de forma significativa, sua percepção sobre o trânsito e sobre o que é se comportar com segurança.
A formação oferece ferramentas para que os participantes compreendam os riscos e oportunidades presentes nos deslocamentos urbanos, especialmente aqueles feitos a pé ou em veículos particulares e coletivos. O conteúdo aborda, ainda, as características físicas, cognitivas e comportamentais da infância, ajudando os adultos a se reconhecerem como referências fundamentais nesse processo de aprendizagem informal.
Mais do que com palavras, as crianças aprendem com os exemplos que damos. Ensinar segurança no trânsito é, antes de tudo, uma atitude diária de cuidado e responsabilidade.
Inovação Social na Educação para o Trânsito (30 horas)
Tem como objetivo principal apresentar e estimular formas criativas, colaborativas e transformadoras de inserir a temática do trânsito na vida cotidiana das pessoas e nas práticas educativas, promovendo mais segurança, responsabilidade e consciência coletiva.
A proposta parte do entendimento de que a mudança no comportamento social passa por processos de inovação — especialmente quando mobilizam a comunidade escolar, instituições públicas e a sociedade civil em torno de valores compartilhados e atitudes mais seguras no trânsito. Ao longo do curso, os participantes serão convidados a refletir e agir sobre como práticas simples, mas inovadoras, podem transformar o espaço urbano e salvar vidas.
Mais do que um curso, trata-se de um convite à ação coletiva, à criatividade cidadã e ao protagonismo social. A inovação social começa com o reconhecimento de que cada atitude conta — e que educar para o trânsito é também educar para a vida.
Desacelere. Seu bem maior é a vida.
Serviço:
Data limite para inscrições: 30 de julho de 2025
Público-alvo: educadores, gestores escolares e especialistas.
Inscrições: https://avamec.mec.gov.br/#/curso/listar?query=dnit
E-mail:conexaodnit@labtrans.ufsc.br
WhatsApp: (48) 99810-1717
