EPTC desenvolve game para conscientizar sobre trânsito mais seguro
No game, o participante deve percorrer um trajeto e chegar ao seu destino com vida e sem multas.
A Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU), por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), apresentou o game sobre trânsito Tô Indo, em atividade realizada com alunos do segundo ano do Colégio Estadual Cel. Afonso Emílio Massot, no bairro Azenha.
O jogo educativo foi desenvolvido pela EPTC em conjunto com a Square Pix, estúdio experimental de jogos da rede de educação Ânima. Participaram alunos do curso de Jogos Digitais do campus Fapa da UniRitter.
Conforme a prefeitura, no game, o participante deve percorrer um trajeto em uma motocicleta e respeitar as regras de circulação e conduta do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O objetivo é chegar ao seu destino com vida e sem multas.
“O objetivo é avaliar os riscos ao colocar em prática a dirigibilidade do condutor que pode escolher dirigir com ou sem habilitação e ingestão de bebida alcoólica. Após o circuito, o jogador recebe uma avaliação com as intercorrências vivenciadas ao longo da experiência. Desta forma, podemos simular uma realidade para formar condutores conscientes para um trânsito mais seguro”, destaca a agente da Escola Pública de Mobilidade, Luciana Pereira.
O jogo está acessível neste link, tanto para celulares quanto para computadores. As escolas interessadas em participar da atividade devem mandar e-mail para educ@eptc.prefpoa.com.br.
Acidentes
O balanço da acidentalidade no trânsito de Porto Alegre nos quatro primeiros meses do ano, divulgado na semana passada pela EPTC, demonstrou a fragilidade bem como o alto índice de óbitos e feridos em motocicletas. De 11 acidentes com morte com envolvimento de motocicletas neste ano, 10 vítimas eram condutores e, destas, quatro não tinham carteira de motorista.
Segurança viária
Para auxiliar na redução da acidentalidade, a prefeitura lançou, em 2022, o Plano de Segurança Viária. Ele estabelece diretrizes de planejamento assim como gestão da segurança viária, com metas para reduzir a acidentalidade no trânsito. Além disso, segue os propósitos de desenvolvimento sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em sua agenda 2030.