Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de julho de 2024

Fortaleza é destaque internacional em soluções para mortes no trânsito

Soluções como a readequação do limite de velocidade, fiscalização e ações educativas são fatores que contribuíram para que a Capital tivesse o seu oitavo ano consecutivo de redução de mortes no trânsito.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 19/11/2023 às 18h00
Ouvir: 00:00
Fortaleza exemplo
Em Fortaleza, destaque para o Brasil, atualmente, 59 pontos tiveram sua velocidade reduzida de 60 km/h para 50 km/h, totalizando 169 km de vias readequadas. Foto: Daniel Calvet

Fortaleza mais uma vez foi reconhecida por suas soluções para a segurança viária. Na semana passada, a revista americana Forbes publicou matéria sobre o tema com o título “What Brazil has and hasn’t achieved on road safety” (em tradução livre “O que o Brasil conseguiu ou não alcançar em segurança viária”). O destaque foi para as estratégias que a Capital tem adotado para a redução de mortes no trânsito.

Em 2022, a cidade alcançou o oitavo ano consecutivo de diminuição de acidentes fatais, contabilizando 158 óbitos nas vias da cidade.

Esse número é 58% menor em relação ao do ano de 2014, no qual 377 perderam a vida e 1.086 vidas foram salvas desde então.

Segundo Dante Rosado, especialista entrevistado pela Forbes e gerente sênior de Programas de Segurança no Trânsito, da Vital Strategies, a readequação dos limites de velocidade nas vias é um dos principais pilares para a diminuição dos acidentes. Em Fortaleza, atualmente, 59 pontos tiveram sua velocidade reduzida de 60 km/h para 50 km/h, totalizando 169 km de vias readequadas. Como resultado, um estudo desenvolvido pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) apontou uma redução de 68,1% na média de acidentes com mortes. E, também, 29,7% no índice de atropelamentos em avenidas contempladas pela política pública.

Outro fator preponderante é a fiscalização. A Prefeitura de Fortaleza tem intensificado, principalmente nesse período de festividades do fim de ano, a realização de blitze com foco na Lei Seca. O objetivo é sensibilizar um maior número de motoristas. De janeiro a outubro deste ano, a AMC realizou 28.617 testes de etilômetro. Além disso, mais de 70 mil veículos foram abordados em 727 operações da Lei Seca.

“Temos reforçado a presença dos agentes de trânsito nas ruas para reforçar a segurança viária neste período de aumento dos eventos festivos. É importante que a população compreenda os riscos de dirigir sob efeito de bebidas alcoólicas e que, do começo do dia até a madrugada, as pessoas podem ser submetidas a testes do etilômetro”, salienta Wellington Cartaxo, gerente de Operação e Fiscalização da AMC.

Bons resultados e destaque de Fortaleza

Fortaleza, por exemplo, tem se destacado internacionalmente quanto à segurança viária. Isso ocorre devido à implementação de políticas públicas eficazes que trabalham a partir dos pilares da educação, sinalização e fiscalização.

A cidade é uma das primeiras capitais brasileiras a instituir o Plano Municipal de Segurança no Trânsito, em junho de 2022. O objetivo é institucionalizar e aperfeiçoar as políticas de prevenção a acidentes. Dessa forma, assegurando que os avanços obtidos continuem e a taxa de óbitos no trânsito caia para a metade no prazo de dez anos.

Além da readequação da velocidade nas vias e fiscalização, são exemplos de ações que estão contribuindo com um trânsito mais seguro a criação de zonas de moderação de tráfego, a promoção do transporte público coletivo e de meios não motorizados de transporte. Além disso, o incentivo ao uso de capacete por parte dos motociclistas e ações educativas que visam melhorar o comportamento dos condutores.

Leia a matéria completa da Forbes

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *