Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

DNIT pede “Paz no trânsito” para além do Maio Amarelo

O DNIT atua com a educação para o trânsito ao longo do ano, mas intensifica os trabalhos em consonância com o Maio Amarelo.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 10/05/2024 às 18h00
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Maio Amarelo_DNIT
DNIT também promove ações no Maio Amarelo. Foto: Divulgação.

Durante todo o mês de maio, órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) enfatizam ações de conscientização acerca dos sinistros de trânsito. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) atua com a educação para o trânsito por meio do Conexão e do Galera do DNIT ao longo do ano, mas intensifica os trabalhos em consonância com o Maio Amarelo.

Na última terça-feira (07/05) a autarquia realizou a palestra “Controle das emoções e seu impacto na promoção de um trânsito mais seguro e harmonioso” sobre inteligência emocional e segurança no trânsito. O evento aconteceu em parceria com o SEST/SENAT para servidores e colaboradores, no auditório de sua sede em Brasília.

A psicóloga Laila Andrade que ministrou a palestra informou que as pessoas se comportam no trânsito conforme vivem. Alertou que a empatia, o respeito ao espaço do outro e às leis são primordiais para a convivência no trânsito e consequentemente para a diminuição dos sinistros.

“Muitas vezes chegamos a uma carga mental tão grande que o melhor a fazer é procurar ajuda se sentirmos que não conseguimos lidar com tudo sozinhos.”

Além da palestra, serão realizadas durante este mês, ações do Projeto Galera do DNIT.

O Galera do DNIT é um projeto de cunho educativo que trabalha por meio de atividades lúdicas, a segurança viária e noções básicas de trânsito a fim de melhorar o entendimento das crianças e jovens acerca da temática para diminuir os sinistros de trânsito e zerar as mortes em decorrência destes.

O projeto envolve palestras, atividades educativas e jogos que abordam diversos aspectos da segurança viária. Como, por exemplo, o uso correto de equipamentos de segurança e o respeito às leis de trânsito.

Além disso, o Galera do DNIT busca estimular a participação dos jovens em ações que contribuam para a melhoria do trânsito em suas comunidades. A ideia é promover uma cultura de respeito às leis de trânsito desde cedo. O objetivo é reduzir os índices de sinistros e auxiliar os jovens em sua formação para o exercício da cidadania.

O projeto é implementado gradualmente em todo o país, com a seleção de estados com base nos índices locais de sinistralidade.

Os estados contemplados em maio são: Santa Catarina, Pará, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Acre e Distrito Federal.

“Com esse projeto as crianças aprendem e incorporam conceitos simples sobre comportamentos responsáveis para evitarem os riscos”, afirma o Coordenador de Multas e Educação para o Trânsito (CMET), Julio Cesar Donelli Pellizzon.

Pedro Landim, Coordenador Substituto da CMET informa que o DNIT trabalha com a educação de base para além do Maio Amarelo. “Intensificamos o trabalho sobre trânsito neste mês. No entanto, os esforços com o Galera e com o Conexão DNIT, programa nacional e gratuito voltado aos professores, acontece durante todo o ano.”

Também durante este mês a equipe de jornalismo da educação irá publicar no Portal Conexão DNIT uma série de matérias educativas com temas diversos que vão desde a importância da educação infantil para o trânsito, já publicada (Qual a importância de educar as crianças para o trânsito?) a práticas pedagógicas e usos de tecnologia na educação para o trânsito, desafios do trânsito urbano: congestionamentos, infraestrutura inadequada e segurança dos pedestres e ciclistas. As matérias serão divulgadas todas as sextas-feiras.

Para pais, professores e cuidadores o DNIT está ofertando o curso digital e gratuito “Cuidados no trânsito com nossas crianças” na plataforma AVAMEC (Cuidados no trânsito com nossas crianças – AVAMEC). O curso é sobre o preparo das crianças para utilização das vias e locomoção nas cidades.

Os cursistas irão aprender sobre os riscos que as crianças vivenciam em suas andanças pelas ruas e os cuidados que precisam tomar quando estiverem se deslocando em sua companhia nas diferentes situações que o trânsito apresenta. Além de entender as limitações físicas e cognitivas naturais de seu desenvolvimento para lhes oferecer ferramentas de percepção de riscos. Assim como de raciocínio, espaciais e de comunicação. As inscrições seguem abertas até 30 de junho.

A partir do dia 20 de maio, também na plataforma AVAMEC, o DNIT disponibilizará o curso “Caminhos para a construção da Cidadania: Práticas Transversais de Educação para o Trânsito no Ensino Fundamental por meio do Programa Conexão DNIT.

Todo dia é dia de educar para o trânsito no DNIT.

Paz no trânsito começa por você!

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *