Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

12 de julho de 2024

Dia Nacional do Trânsito: qual o objetivo da comemoração da data? Veja!


Por Mariana Czerwonka Publicado 25/09/2022 às 11h15 Atualizado 08/11/2022 às 21h03
Ouvir: 00:00

O Dia Nacional do Trânsito foi instituído a partir da criação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em setembro de 1997. Veja o motivo.

Comemora-se o Dia Nacional do Trânsito no dia 25 de setembro, dentro das celebrações previstas na Semana Nacional de Trânsito, que se iniciou no dia 18 de setembro e termina hoje (25).

O principal objetivo da data, por exemplo, é conscientizar os cidadãos sobre os cuidados básicos que todo usuário deve ter no trânsito.

Origem da data

O Dia Nacional do Trânsito foi instituído a partir da criação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em setembro de 1997. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) escolhe anualmente os temas das campanhas educativas (nesse sentido já definiram a de 2023, como você pode ver aqui).

Momento de reflexão

De acordo com Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor do Portal, a responsabilidade de fazer com que o trânsito seja um ambiente melhor, com menos violência é de todos nós.

Conforme o especialista, de nada adiantam as campanhas educativas de trânsito estabelecidas pelos órgãos de trânsito se não fizermos a nossa parte, todos os dias.

“Devemos estar atentos ao fato de que campanhas são ações pontuais com objetivo de despertar e chamar a atenção para determinados públicos assim como situações. Contudo, precisamos mudar o nosso comportamento no trânsito para preservarmos vidas e isso implica no compromisso de sermos pessoas melhores”, completa.

Retrospectiva histórica

Fazendo uma breve retrospectiva histórica, no Brasil, em 1949 se realizou o “I Congresso de Trânsito da Cidade de São Paulo” que tinha como objetivo organizar um programa sistematizado de educação para o trânsito.

A partir da década de 60 começou a adoção de medidas educativas visando a redução da mortalidade no trânsito.

Em 1966, a Lei nº 5.108 obrigava o Contran a realizar Campanha Educativa de Trânsito, em todo o território nacional anualmente.

Com a promulgação do Código de Trânsito Brasileiro – CTB, estabeleceu-se a Semana Nacional de Trânsito que acontece de 18 a 25 de setembro anualmente.

 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *