Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de julho de 2024

Semana Nacional de Trânsito 2022 começa hoje (18/09) em todo País


Por Mariana Czerwonka Publicado 18/09/2022 às 11h15 Atualizado 08/11/2022 às 21h03
Ouvir: 00:00

O tema definido para a Semana Nacional de Trânsito 2022 é “Juntos salvamos vidas”.

Prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana Nacional de Trânsito 2022 acontece entre os dias 18 e 25 de setembro. Convoca-se, nesse momento, todos os órgãos que compõe o Sistema Nacional de Trânsito a participar de ações que mobilizem a sociedade.

O tema que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu para o ano de 2022 é “JUNTOS SALVAMOS VIDAS”.

Conforme o Ministério da Infraestrutura, o intuito da Semana Nacional de Trânsito 2022 é promover a reflexão sobre a importância de medidas de segurança no trânsito e sobre os enormes problemas que o uso excessivo de automóveis e motocicletas causa ao meio ambiente e ao bem-estar da sociedade. Além disso, conscientizar a população sobre a necessidade da participação e da responsabilidade de todos, do pedestre ao motorista, para promover a segurança viária do país.

Ainda durante a semana, acontecerão oficinas e lives sobre a importância da atualização e consolidação das normas para a segurança viária. Além disso, acontecerá a entrada em funcionamento do Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC). O programa tem o objetivo de premiar o bom comportamento de condutores que não cometeram infração de trânsito nos últimos 12 meses.

“São atividades e entregas variadas. O objetivo é levarmos um trânsito de mais qualidade e mais seguro, sempre priorizando vidas”, destacou o secretário nacional de Trânsito, Frederico Carneiro.

Veja aqui a cerimônia de abertura da Semana Nacional de Trânsito 2022 que aconteceu na última sexta-feira (16).

Momento de reflexão

De acordo com Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor do Portal, a responsabilidade de fazer com que o trânsito seja um ambiente melhor, com menos violência é de TODOS nós.

Conforme o especialista, de nada adiantam as campanhas educativas de trânsito estabelecidas pelos órgãos de trânsito se não fizermos a nossa parte, TODOS os dias.

“Devemos estar atentos ao fato de que campanhas são ações pontuais com objetivo de despertar e chamar a atenção para determinados públicos e situações. Contudo, não significa que devemos direcionar o nosso cuidado e preocupação somente para o que está sendo proposto. Precisamos mudar o nosso comportamento no trânsito para PRESERVARMOS A VIDA e isso implica no compromisso de sermos pessoas melhores”, completa.

Retrospectiva histórica

Fazendo uma breve retrospectiva histórica, no Brasil, em 1949 se realizou o “I Congresso de Trânsito da Cidade de São Paulo” que tinha como objetivo mudar o então Código Nacional de Trânsito e assim, organizar um programa sistematizado de educação para o trânsito.

Em 1958 foi instituída a Campanha Nacional Educativa de Trânsito e definido o dia 25 de setembro como o “Dia do Trânsito”.

A partir da década de 60 começou a adoção de medidas educativas visando a redução da mortalidade no trânsito.

Em 1966, a Lei nº 5.108 obrigava o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) a realizar Campanha Educativa de Trânsito, em todo o território nacional anualmente.

Com a promulgação do Código de Trânsito Brasileiro – CTB, estabeleceu-se a Semana Nacional de Trânsito que acontece de 18 a 25 de setembro anualmente.

Nesse período, através de ações de todos os integrantes do Sistema Nacional de Trânsito, divulga-se propagandas através do rádio bem como televisão. O objetivo é conscientizar os cidadãos em relação ao seu comportamento no trânsito, dessa forma, reduzindo os altos índices de morbidade no trânsito.

 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *