Volta às aulas: dicas do DNIT para um trânsito mais seguro e tranquilo

A volta às aulas traz um aumento significativo no fluxo de veículos, tornando o trânsito mais intenso e, muitas vezes, estressante. Em momentos como esse, a atenção e o respeito às regras de circulação são essenciais para garantir a segurança de todos—condutores, pedestres, ciclistas e motociclistas. Veja as dicas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para a volta às aulas.
Para reduzir riscos e evitar sinistros, é fundamental redobrar os cuidados, diminuir a velocidade ao se aproximar de escolas, respeitar a sinalização e dar prioridade aos pedestres, principalmente os mais vulneráveis.
Como dirigir com segurança e evitar o estresse
- Atenção redobrada com crianças e jovens: A distração representa um grande perigo para essa faixa etária. Por isso, os condutores devem ficar atentos ao comportamento infantil nas proximidades das escolas, faixas de pedestres e pontos de ônibus.
- Segurança no transporte infantil: Veículos que transportam crianças devem contar com cadeirinhas e assentos adequados para cada faixa etária. Além disso, a manutenção do carro deve estar em dia para evitar problemas mecânicos ou elétricos.
- Orientação no embarque e desembarque: Ensine as crianças a sempre sair do veículo pelo lado da calçada e a evitar o uso do celular nesses momentos. Ao atravessar a rua, devem utilizar a faixa de pedestres. Crianças menores de 10 anos devem estar acompanhadas por um adulto.
- Evite infrações que prejudicam o trânsito: Parar em fila dupla, sobre a faixa de pedestres ou nas calçadas não só gera multas, mas também desorganiza o fluxo e aumenta os riscos de acidentes. O ideal é estacionar em local permitido e, sempre que possível, acompanhar a criança até a entrada da escola.
Economia e sustentabilidade no trânsito escolar
Além da segurança, a volta às aulas também é uma oportunidade para adotar hábitos mais sustentáveis assim como para contribuir para um trânsito mais organizado.
- Compartilhamento de caronas: Essa prática reduz o número de veículos nas ruas, ajuda a diminuir congestionamentos e ainda fortalece os laços entre as crianças que compartilham o trajeto.
- Rede de apoio para emergências: Ter pessoas de confiança para ajudar no transporte das crianças pode ser essencial, especialmente em situações em que os responsáveis estão impossibilitados de dirigir, como compromissos inadiáveis ou o uso de medicamentos que afetam a condução.
De acordo com o DNIT, com pequenos cuidados e mudanças de hábitos, é possível tornar o trânsito mais seguro, tranquilo e sustentável para todos na volta às aulas.