Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Coronavírus: confira dicas importantes para a higienização do carro


Por Agência de Conteúdo Publicado 09/05/2020 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 21h50
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Por Jeniffer Elaina,

da Smartia Seguros

Higienização do carroFoto: Divulgação Agência.

O Coronavírus mudou a rotina das pessoas em todos os aspectos. Enquanto as pessoas aguardam em casa por uma melhora da situação, surgem preocupações se a higienização que está sendo feita é suficiente para manter a doença longe.

Muito se fala na mídia de como garantir os cuidados pessoas como lavar as mãos, usar álcool gel, usar máscaras e outros.

Para que possa ir até os locais, muitas vezes se usa o próprio veículo e sobre a higienização do carro durante a quarentena quase não existem informações. Para que ele fique limpo e não se torne um transmissor de doenças, veja como fazer a limpeza.
Aspire o carro antes de higienizar

Não adianta sair passando um produto ara a higienização do carro se ele estiver muito sujo, pois se formará uma espécie de barreira que impedirá que ele atue.

O melhor é tirar o excesso de sujeira aspirando tapetes e bancos para depois passar um pano com água e sabão.

Higienização do carro durante a quarentena com água e sabão

Muita gente tem usado ao álcool gel ou álcool líquido 70% para fazer a limpeza do carro, porém isso pode se tornar um problema, já que o produto danifica os tecidos e resseca o couro.

O mais adequado é usar a mistura de água e sabão para fazer a limpeza tanto por dentro quanto por fora, mas em alguns locais é preciso que esteja bem dissolvido para que não faça espuma, afinal, ninguém quer sentar em um banco cheio de espuma ou grudento pelo excesso de sabão.

Basta esfregar a mistura com a ajuda de um pano em todas as partes do carro como maçanetas, volante, câmbio e bancos.

Isso deve ser feito todas vezes que usar o carro, inclusive, depois de deixar com o manobrista.

Hidrate o couro e peças plásticas

Os produtos químicos com o tempo acabam ressecando o couro e as peças plásticas, por isso, se não quiser ter um carro limpo com aparência de mal cuidado, é preciso fazer a hidratação do couro.

Para isso faça aplicações periódicas de produtos específicos para essa finalidade. No mercado existem muitas opções no formato líquido, gel, pasta e outros.

Cuide do ar-condicionado

A melhor opção é manter as janelas abertas para que o ar possa circular, mas, se não tiver jeito, limpar o ar-condicionado é necessário.

É possível fazer a limpeza periódica do filtro em casa, mas para que a higienização do carro nesse ponto seja completa, o melhor é levar a profissionais especializados.

Tenha a ajuda de empresas especializadas

Existem empresas que são especializadas em fazer a limpeza do carro. Elas podem ser uma boa alternativa para quem não possui muito tempo ou habilidade. Algumas, inclusive, prometem o uso de soluções capazes de manter o vírus longe por um período.

Se você possui um seguro de automóvel, aproveite para verificar com a sua seguradora se existe parceria com empresas de limpeza, pois dessa forma seu carro estará pronto para ser usado durante a quarentena e poderá economizar algum dinheiro.

Sabendo como fazer a higienização do carro durante a quarentena, já poderá usá-lo, mas lembre-se que deve ser apenas para o essencial, o melhor é ficar em casa.

 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *