Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

CRLV Digital: baixei o aplicativo, mas perdi o celular. O que devo fazer?


Por Mariana Czerwonka Publicado 07/10/2020 às 11h12 Atualizado 08/11/2022 às 21h41
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O que o cidadão deve fazer se o celular em que está o documento digital for perdido ou roubado? O Portal traz o passo a passo.

CRLV DigitalFoto: Carolina Alonso/Detran MT

O Portal do Trânsito está fazendo uma série de reportagens sobre o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) Digital, documento que pode ser baixado no smartphone ou impresso em casa pelo proprietário do veículo. Nessa matéria orientaremos especificamente o que fazer se o celular em que está o documento digital for perdido ou roubado.

De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o procedimento é simples e não há motivo para preocupação, pois ninguém conseguirá ter acesso ao documento se não souber a senha do aplicativo.

“A Carteira Digital de Trânsito é protegida por uma chave de acesso e os dados são criptografados”, explica o órgão.

Além disso, para maior segurança do usuário é possível remover o celular, através do Portal de Serviços do Denatran. “O cidadão consegue desconectar o dispositivo, forçando a remoção dos documentos digitais do dispositivo roubado ou perdido”, afirma o Denatran.

Passo a passo

1. O primeiro passo é acessar o Portal de Serviços do Denatran, através desse link, e realizar o login.

2. Após acessar o seu perfil, o usuário deve clicar em “Instalações”, conforme mostra figura abaixo.

CRLV Digital

3. Feito isso, aparecerão listadas as instalações da Carteira Digital e o status correspondente. O cidadão deverá identificar o celular perdido ou roubado e clicar em desconectar. (veja imagem abaixo)

CRLV Digital

 

4. Dessa forma, o aplicativo será desinstalado do dispositivo desconectado e o cidadão poderá baixar o app Carteira Digital de Trânsito em um novo celular.

Valor jurídico do documento digital

Os documentos digitais, tanto a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) quanto o CRLV, têm a mesma validade do físico.

Além disso, a versão digital dos documentos pode ser acessada mesmo quando o proprietário está sem internet, pois o aplicativo gera um arquivo PDF com assinatura digital. Isso garante a autenticidade do documento.

[the_ad id=”100462″]

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *