Notícias

Agente de Trânsito

CRLV Digital: baixei o aplicativo, mas perdi o celular. O que devo fazer? 

CRLV Digital: baixei o aplicativo, mas perdi o celular. O que devo fazer?
O aplicativo “Carteira Digital de Trânsito (CDT)” está disponível gratuitamente na Google Play e App Store - Foto por: Carolina Alonso/Detran MT

O que o cidadão deve fazer se o celular em que está o documento digital for perdido ou roubado? O Portal traz o passo a passo.

CRLV Digital
Foto: Carolina Alonso/Detran MT

O Portal do Trânsito está fazendo uma série de reportagens sobre o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) Digital, documento que pode ser baixado no smartphone ou impresso em casa pelo proprietário do veículo. Nessa matéria orientaremos especificamente o que fazer se o celular em que está o documento digital for perdido ou roubado.

De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o procedimento é simples e não há motivo para preocupação, pois ninguém conseguirá ter acesso ao documento se não souber a senha do aplicativo.

“A Carteira Digital de Trânsito é protegida por uma chave de acesso e os dados são criptografados”, explica o órgão.

Além disso, para maior segurança do usuário é possível remover o celular, através do Portal de Serviços do Denatran. “O cidadão consegue desconectar o dispositivo, forçando a remoção dos documentos digitais do dispositivo roubado ou perdido”, afirma o Denatran.

Passo a passo

1. O primeiro passo é acessar o Portal de Serviços do Denatran, através desse link, e realizar o login.

2. Após acessar o seu perfil, o usuário deve clicar em “Instalações”, conforme mostra figura abaixo.

CRLV Digital

3. Feito isso, aparecerão listadas as instalações da Carteira Digital e o status correspondente. O cidadão deverá identificar o celular perdido ou roubado e clicar em desconectar. (veja imagem abaixo)

CRLV Digital

 

4. Dessa forma, o aplicativo será desinstalado do dispositivo desconectado e o cidadão poderá baixar o app Carteira Digital de Trânsito em um novo celular.

Valor jurídico do documento digital

Os documentos digitais, tanto a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) quanto o CRLV, têm a mesma validade do físico.

Além disso, a versão digital dos documentos pode ser acessada mesmo quando o proprietário está sem internet, pois o aplicativo gera um arquivo PDF com assinatura digital. Isso garante a autenticidade do documento.


Artigos Recomendados Para Você

3 Comentários

  1. LIGEIRINHOPR

    Quando se faz uma pastagem desta. Tem que parabenizar a jornalista Mariana Czerwonka,, que está sempre se colocando no lugar os usuários. Parabéns, já sabia, pois sempre tenho ajudado pessoas que me pedem.

    1. Mariana Czerwonka

      Obrigada pelo elogio!!!

  2. Clientes poderão acessar Carteira Digital de Trânsito com senha do Banrisul - Portal do Trânsito

    […] CRLV Digital: baixei o aplicativo, mas perdi o celular. O que devo fazer?  […]

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *