Notícias

Notícias

É promovida nova edição do prêmio Selo Cidade Cidadã 

Estão abertas até a próxima segunda-feira (15) as inscrições para a 8ª edição do prêmio Selo Cidade Cidadã, que vai premiar neste ano os municípios que apresentarem as melhores experiências em mobilidade urbana, acessibilidade e infraestrutura. O concurso é promovido pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara.

A comissão julgadora vai avaliar os projetos a partir de dois grupos temáticos. O primeiro trata de transporte e trânsito no desenvolvimento e mobilidade urbana. Nesse caso, envolve projetos que buscam usar a tecnologia na gestão do transporte para melhorar o trânsito nas cidades.

O segundo grupo temático trata da mobilidade e acessibilidade dos segmentos vulneráveis da população. A ideia é premiar projetos que incentivem o uso de transportes alternativos, para pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida, como idosos, gestantes e obesos.

Para incentivar a participação dos municípios pequenos e de médio porte, o concurso é dividido em três categorias: até 60 mil habitantes, entre 60.001 habitantes até 499.999 habitantes e mais de 500 mil habitantes.

O presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, deputado Domingos Neto (PSB-CE), explica que o objetivo do concurso é incentivar projetos que buscam alternativas inteligentes para a mobilidade. “É uma forma de as cidades mostrarem o que estão fazendo para resolver problemas de trânsito e transporte. Além disso, vamos criar um ambiente de troca de experiências e inovação na Conferência das Cidades, que vamos realizar no fim do ano”, explica.

Conferência das Cidades
A Conferência das Cidades de 2012 terá como tema a mobilidade urbana e seus temas correlatos; acessibilidade, infraestrutura e obras para a Copa do Mundo de 2014. O evento é realizado anualmente no mês de novembro pela Comissão de Desenvolvimento Urbano. Domingos Neto pretende obter resultados práticos que contribuam para o aperfeiçoamento da infraestrutura no País.

“Temos um passivo enorme fruto da falta de planejamento, esta comissão vai trabalhar fazendo audiências, ouvindo representantes dos três Poderes e produzindo documentos para que a possamos fazer com que as políticas públicas realmente atendam os prefeitos brasileiros”, disse Neto.

Só para a Copa do Mundo serão mais de 50 obras de mobilidade urbana que, segundo Domingos Neto, “deverão representar o maior legado deste evento mundial”.

Leia o regulamento do prêmio Selo Cidade Cidadã.

Clique aqui para inscrever seu município.

FONTE: Agência Câmara de Notícias

dpvatdpvat

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']