Detran alerta motoristas sobre direção segura no período de chuvas
Asfalto molhado, baixa visibilidade e excesso de velocidade aumentam os riscos de acidentes no período de chuvas. Veja dicas!
Com a chegada do período de chuvas, os motoristas devem redobrar os cuidados com a direção. A atenção máxima é fundamental tanto em razão da pista molhada quanto pela baixa visibilidade, principalmente quando a chuva é intensa.
Diante disso, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF) reforça algumas recomendações aos condutores, como reduzir a velocidade, aumentar a distância do veículo da frente e usar o ar-condicionado, ou abrir um pouco as janelas, para desembaçar os vidros.
Também é importante usar o farol baixo, pois torna o veículo mais visível, além disso, o condutor sempre deve sinalizar a intenção de mudar de direção.
Recomendações:
- Revise pneus, freios, limpadores e faróis do veículo;
- Mantenha os pneus calibrados;
- Evite freadas, bem como mudanças bruscas para evitar a aquaplanagem, onde pneus perdem o contato com o asfalto;
- Para ter melhor visibilidade use o ar-condicionado e o desembaçador elétrico traseiro ou abra um pouco os vidros para deixar o ar circular pelo carro;
- Reduza a velocidade e, além disso, mantenha maior distância do veículo da frente;
- Se houver pouca visibilidade em função de chuva ou neblina, por exemplo, pare em um local seguro e espere as condições do tempo melhorarem;
- Utilize sempre a luz de seta para indicar mudança de direção.
Condições adversas
Condições adversas são fatores ou combinações de fatores que contribuem para aumentar as situações de risco no trânsito, podendo comprometer a segurança. Ou seja, o condutor deve ser capaz de identificar os riscos e agir corretamente diante dessas situações, adotando os procedimentos adequados para cada uma delas. A chuva faz parte das situações atribuídas às condições adversas de tempo. Encaixam-se nessa categoria também: neblina, vento e chuva de granizo.
Com informações são da Assessoria de Imprensa