Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de julho de 2024

Detran alerta motoristas sobre direção segura no período de chuvas


Por Assessoria de Imprensa Publicado 17/01/2022 às 16h30 Atualizado 08/11/2022 às 21h16
Ouvir: 00:00

Asfalto molhado, baixa visibilidade e excesso de velocidade aumentam os riscos de acidentes no período de chuvas. Veja dicas! 

Com a chegada do período de chuvas, os motoristas devem redobrar os cuidados com a direção. A atenção máxima é fundamental tanto em razão da pista molhada quanto pela baixa visibilidade, principalmente quando a chuva é intensa.

Diante disso, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF) reforça algumas recomendações aos condutores, como reduzir a velocidade, aumentar a distância do veículo da frente e usar o ar-condicionado, ou abrir um pouco as janelas, para desembaçar os vidros.

Também é importante usar o farol baixo, pois torna o veículo mais visível, além disso, o condutor sempre deve sinalizar a intenção de mudar de direção.

Recomendações:

  • Revise pneus, freios, limpadores e faróis do veículo;
  • Mantenha os pneus calibrados;
  • Evite freadas, bem como mudanças bruscas para evitar a aquaplanagem, onde pneus perdem o contato com o asfalto;
  • Para ter melhor visibilidade use o ar-condicionado e o desembaçador elétrico traseiro ou abra um pouco os vidros para deixar o ar circular pelo carro;
  • Reduza a velocidade e, além disso, mantenha maior distância do veículo da frente;
  • Se houver pouca visibilidade em função de chuva ou neblina, por exemplo, pare em um local seguro e espere as condições do tempo melhorarem;
  • Utilize sempre a luz de seta para indicar mudança de direção.

Condições adversas

Condições adversas são fatores ou combinações de fatores que contribuem para aumentar as situações de risco no trânsito, podendo comprometer a segurança. Ou seja, o condutor deve ser capaz de identificar os riscos e agir corretamente diante dessas situações, adotando os procedimentos adequados para cada uma delas. A chuva faz parte das situações atribuídas às condições adversas de tempo. Encaixam-se nessa categoria também: neblina, vento e chuva de granizo.

Com informações são da Assessoria de Imprensa

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *