16 de dezembro de 2025

Detran e CFCs devem trabalhar em parceria


Por Mariana Czerwonka Publicado 19/07/2011 às 03h00 Atualizado 10/11/2022 às 18h49
Ouvir: 00:00

Os atuais CFCs – Centro de Formação de Condutores são uma evolução das antigas autoescolas. Desde 1998 o CFC, que funciona sob autorização do DETRAN, cumpre um importantíssimo papel para o órgão público que controla veículo e condutores: preparar os novos motoristas. A missão é relativamente complexa, e de grande responsabilidade, e exige, além de uma considerável infra-estrutura, uma equipe de profissionais especializados, planos de aula e metodologia de ensino, além de materiais didáticos de boa qualidade.

O compromisso do CFC com o DETRAN é regulado por rigoroso mecanismo legal que exige, dentre outros, um cadastro de cada aluno devidamente amarrado com o número RENACH, que é a “certidão de nascimento” do novo condutor. A base deste cadastro é gerada pelo DETRAN. Mas o CFC, tal qual ocorre com qualquer empresa, precisa cuidar bem do seu cliente: o aluno.  Para tanto, manter um cadastro operacional de cada aluno, uma tarefa outrora realizada por apontamentos em fichas cadastrais e listas de chamadas, é necessário e indispensável.

Mariana Czerwonka

Meu nome é Mariana, sou formada em jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná e especialista em Comunicação Empresarial, pela PUC/PR. Desde que comecei a trabalhar, me envolvi com o trânsito, mais especificamente com Educação de Trânsito. Não tem prazer maior no mundo do que trabalhar por um propósito. Posso dizer com orgulho que tenho um grande objetivo: ajudar a salvar vidas! Esse é o meu trabalho. Hoje me sinto um pouco especialista em trânsito, pois já são 11 anos acompanhando diariamente as notícias, as leis, resoluções, e as polêmicas sobre o tema. Sou responsável pelo Portal do Trânsito, um ambiente verdadeiramente integrador de informações, atividades, produtos e serviços na área de trânsito.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *