Trending News

Notícias

Agente de Trânsito

Detran/RJ: como baixar e imprimir o CRLV digital 

Detran/RJ: como baixar e imprimir o CRLV digital
Foto: Arquivo Portal do Trânsito.

O documento digital tem o mesmo valor do físico e pode ser usado mesmo sem internet. Veja o passo a passo para baixar o CRLV Digital.

Foto: Arquivo Portal do Trânsito.

Os proprietários de veículos registrados no estado do Rio de Janeiro já podem baixar e imprimir em casa o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo – CRLV 2020, documento que atesta que o veículo está apto a circular no Estado.

O novo modelo de documento eletrônico (CRLV-e) permite a impressão “caseira”, que tem total validade jurídica para rodar com o veículo, assim como o CRLV Digital. A validação se dá por meio da leitura do QRCode inserido no documento.

Para o presidente do Detran/RJ, Marcello Braga Maia, além da praticidade, o novo serviço evita aglomerações nas unidades do órgão.

“Dessa forma, ajudará a evitar o contágio do coronavírus entre a população e nossos funcionários”, explicou.

Para ter a versão digital do documento é preciso acessar o site do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) ou baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (apenas pessoa física), disponível gratuitamente para os sistemas Android e IOS.

Para conseguir realizar o download do documento, os proprietários devem ter quitado os boletos de GRT (Guia de Recolhimento de Taxa, disponível no site do Bradesco) e DPVAT (seguro obrigatório devido à Seguradora Líder).

No aplicativo Carteira Digital, um tutorial explica como realizar o procedimento, basta clicar nesse link.

O primeiro passo é fazer o cadastro, pelo próprio aplicativo, no gov.br, que é o cadastro do governo federal para documentação em geral. Nele, o motorista também pode baixar a CNH Digital, válida em todo o território nacional.

Como  baixar o CRLV Digital – Pessoa Física

No caso de Pessoa Física, é preciso entrar no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito e possuir o código de segurança do CRV e o número do Renavam.

Passo a passo

– Baixe o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT)

– Clique em entrar com gov.br e efetue o cadastro;

– Na tela inicial do aplicativo, clique em veículos;

– Em seguida, clique em ‘toque aqui’ para adicionar um CRLV;

– Digite o número do Renavam e logo depois o código de segurança do CRV.

Como encontrar o Código de Segurança solicitado?

O número do código de segurança do CRV, solicitado para o acesso ao CRLV digital no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou imprimir o CRLV-e no portal de serviços do Denatran tem doze caracteres e fica localizado na parte superior direita do documento.

O CRV, antigo Documento Único de Transferência (DUT) e também conhecido como recibo de compra e venda, é um dos documentos emitidos no primeiro emplacamento de qualquer veículo. Ele registra todas as suas características (cor, ano, modelo, renavam, placa, espécie, combustível, etc.) e os dados pessoais do proprietário.

Diferente do CRLV, o CRV não é um documento de porte obrigatório e nem tem prazo de validade. Só é necessária a emissão de um novo quando há transferência de propriedade, mudança de UF, ou alteração de alguma característica ou categoria do veículo.

Veja também

Já que posso imprimir o CRLV em casa, por que preciso pagar a taxa de licenciamento? 

Como  baixar o CRLV Digital – Pessoa Jurídica

No caso de Pessoa Jurídica, não há acesso pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito. É necessário entrar no Portal de Serviços do Denatran, através do menu “Meus veículos”. Também é preciso possuir o Certificado Digital ICP-Brasil (A1 ou A3) emitido em nome da pessoa jurídica proprietária do veículo.

Passo a passo

– Acesse o Portal de Serviços do Denatran;
– Na tela inicial clique em “Meus veículos”;
– Na sequência serão exibidos os veículos registrados em nome da pessoa jurídica;
– Clique sobre o veículo desejado, em seguida baixe o CRLV nos formatos PDF ou P7S;
– O documento será baixado e você poderá imprimir em folha A4 branca.

Com informações do Detran/RJ

Notícias Relacionadas

19 Comentários

  1. Denilson Santana Moreira

    Eu paguei todos os encargos e já faz mais de meses e quando vou no app só aparece o CRLV de 2019.E vai vencer agora dia 31 de agosto.Ja excluir , já atualizei e nada . Também fiz consulta no site e não tem nada pendente.O que faço agora?

    1. Mariana Czerwonka

      Denilson

      Nesse caso você deve entrar em contato com o Suporte da Serpro, responsável pelos documentos digitais:

      E-mail: css.serpro@serpro.gov.br
      Telefone: 0800-728 2324

      Equipe Portal

  2. Elizabeth Marques de Souza

    Eu tenho o aplicativo é já tenho baixado o CRLV de 2019. Porque não aparece opção para eu baixar o de 2020? Já está tufo pago.

  3. Jose eduardo

    Paguei todos os documentos e baixei , o aplicativo porem ele entrou o que eu ja tinha o 2019, nao entrou o 2020 já tem 2 dias

  4. Peter Georg Rommel

    Isto do crlv, e mentira, entro toda hora pra ver o do meu carro e só mostra o de 2019, como se já paguei tudo e o prazo de vistoria já que e final quatro já acabou .
    O Detran diz que não e responsabilidade deles e encaminha pro denatran, que por sua vez disponibiliza um tel, em que a operadora só diz que este numero ta desligado.
    Então e inútil tentar este documento digital e mais uma enganação, Ai voltamos pro Detran tentando agendar a retirada desde documento. Ai você liga ou tenta agendar pelo site e eles nunca tem vaga.
    Achei que estava ligando tarde as 9;00 horas , então liguei as 00,10 e já não tinha a vaga . Acho que terei que pedir ajuda ao presidente do pais pra receber esse documento.
    Depois reclamam que o povo esta usando asem documento, mas como se nada do governo nesse sentido esta funcionando

  5. Oswaldo

    Também estou com o mesmo problema. E os despachantes Fazem a festa.

  6. ANDRE LUIZ

    Segundo o Detran/RJ só é possível fazer o download do CRLV 2020 após os devidos pagamentos das taxas. Pois bem, está tudo quitado e só consigo baixar a CRLV 2019.
    E agora? Todos devem agendar para retirar o CRLV 2020?

    1. Mariana Czerwonka

      Andre

      Nesse caso você deve entrar em contato com o Suporte da Serpro, responsável pelos documentos digitais:

      E-mail: css.serpro@serpro.gov.br
      Telefone: 0800-728 2324

      Equipe Portal

  7. Cláudio Carbonelli Ribeiro

    Eu não consigo o acesso a minha conta , pois eu esqueci a minha senha e não consigo uma nova , porque o telefone cadastrado na conta está errado , aliás eu nem sei que telefone é esse . Por favor me ajude . O meu telefone é 21 994398645

    1. Mariana Czerwonka

      Cláudio

      Nesse caso você deve entrar em contato com o Suporte da Serpro, responsável pelos documentos digitais:

      E-mail: css.serpro@serpro.gov.br
      Telefone: 0800-728 2324

      Equipe Portal

  8. ANDRE LUIz

    Prezada Mariana,
    Inicialmente agradeço pelo retorno, mas constatei que a orientação se mostrou inútil, visto que entrei em contato com o Serpro e obtive a seguinte resposta:
    ” Sua solicitação de serviço foi atendida com a seguinte solução:
    Se o aplicativo está disponibilizando o CRLV anterior ao ano corrente, é porque o Detran da sua região não atualizou os dados na Base Nacional do Renavam. Até que a atualização da base de dados seja realizada, sugerimos imprimir o documento CRLV diretamente no site do Detran da sua região.
    Atenciosamente,
    Central de Serviços Serpro”

    Ocorre que não localizei no site do Detran/RJ opção para imprimir o CRLV. Não obstante, entrei no site do Denatran e baixei o CRLV, mas assim como no aplicativo CDT o CRLV refere-se ao exercício de 2019.
    Penso que não adianta entrar em contato com o Serpro, a solução deve partir do Detran/RJ, porém tem sido impossível entrar em contato com Detran/RJ que não disponibiliza um canal de atendimento que funcione e para piorar esta impossível agendar para retirar o CRLV 2020 presencialmente no Detran/RJ.

  9. luiz eduardo alves Pinto

    COMPARTILHO COM OS COMENTÁRIOS ACIMA.
    JÁ PAGUEI O DUDA E O SEGURO REFERENTES AO EXERCICÍO DE 2020 LOGO NO INÍCIO DO ANO E NÃO CONSIGO BAIXAR O CRVL DE 2020 NEM NO APP , NEM PELO DENATRAN. SÓ CONSTA O EXERCÍCIO DE 2019.

    1. Mariana Czerwonka

      Luiz

      Nesse caso você deve entrar em contato com o Suporte da Serpro, responsável pelos documentos digitais:

      E-mail: css.serpro@serpro.gov.br
      Telefone: 0800-728 2324

      Equipe Portal

  10. Eduardo Henrique

    Boa tarde, estou tentando pagar a GRT de R$210,48 para o licenciamento 2020 de minha motocicleta mas quando entro com os dados do veículo (renavan 001129761670), o qual já tentei várias vezes, aparece a mensagem: ERRO NO PREENCHIMENTO DO CONTEÚDO DA IMAGEM. POR FAVOR DIGITE O NOVO CONTEÚDO SOLICITADO, como devo proceder para o licenciamento se o site parece não funcionar?
    Outro problema é: Como tirar o CRLV digital de meu veículo Parati ano fab. 2003 renavan N. 000798648384 e o da motocicleta ano fab. 1990 renavan 000317537156 se nos CRV’s das mesmas NÃO tem o número do CÓDIGO DE SEGURANÇA DO CRV, o qual é pedido para a emissão do CRLV digital ?
    Grato, Eduardo

    1. Mariana Czerwonka

      Eduardo

      Apenas o Detran/RJ poderá te responder essas questões, você deve entrar em contato com o órgão.

      Equipe Portal

  11. Marcelle

    Explicações perfeitas. Muito bem explicado. Obrigada pelas informações.

  12. Mauricio de Moura

    Mais um serviço de péssima qualidade e que somos obrigados a pagar. É um desserviço a sociedade, não funciona nada, vistoria só para inglês ver. Carros caindo aos pedaços andando para todos os lados. Deveria ser extinto, e seu orçamento revertido para manutenção das estradas. Péssimo serviço.

  13. Artur

    Bom dia, como fazer quando o proprietário do veículo não é o condutor? A CNH é de um e o proprietário do veiculo é outro.
    atenciosamente

    1. Mariana Czerwonka

      Artur

      O proprietário do veículo pode compartilhar o documento com outro condutor. Veja como:

      https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/carteiradigital/tutoriais/html/demo_21.html

      Equipe Portal

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *