Notícias

Agente de Trânsito

Detran/RJ: como baixar e imprimir o CRLV digital 

Detran/RJ: como baixar e imprimir o CRLV digital
Foto: Arquivo Portal do Trânsito.

O documento digital tem o mesmo valor do físico e pode ser usado mesmo sem internet. Veja o passo a passo para baixar o CRLV Digital.

Foto: Arquivo Portal do Trânsito.

Os proprietários de veículos registrados no estado do Rio de Janeiro já podem baixar e imprimir em casa o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo – CRLV 2020, documento que atesta que o veículo está apto a circular no Estado.

O novo modelo de documento eletrônico (CRLV-e) permite a impressão “caseira”, que tem total validade jurídica para rodar com o veículo, assim como o CRLV Digital. A validação se dá por meio da leitura do QRCode inserido no documento.

Para o presidente do Detran/RJ, Marcello Braga Maia, além da praticidade, o novo serviço evita aglomerações nas unidades do órgão.

“Dessa forma, ajudará a evitar o contágio do coronavírus entre a população e nossos funcionários”, explicou.

Para ter a versão digital do documento é preciso acessar o site do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) ou baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (apenas pessoa física), disponível gratuitamente para os sistemas Android e IOS.

Para conseguir realizar o download do documento, os proprietários devem ter quitado os boletos de GRT (Guia de Recolhimento de Taxa, disponível no site do Bradesco) e DPVAT (seguro obrigatório devido à Seguradora Líder).

No aplicativo Carteira Digital, um tutorial explica como realizar o procedimento, basta clicar nesse link.

O primeiro passo é fazer o cadastro, pelo próprio aplicativo, no gov.br, que é o cadastro do governo federal para documentação em geral. Nele, o motorista também pode baixar a CNH Digital, válida em todo o território nacional.

Como  baixar o CRLV Digital – Pessoa Física

No caso de Pessoa Física, é preciso entrar no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito e possuir o código de segurança do CRV e o número do Renavam.

Passo a passo

– Baixe o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT)

– Clique em entrar com gov.br e efetue o cadastro;

– Na tela inicial do aplicativo, clique em veículos;

– Em seguida, clique em ‘toque aqui’ para adicionar um CRLV;

– Digite o número do Renavam e logo depois o código de segurança do CRV.

Como encontrar o Código de Segurança solicitado?

O número do código de segurança do CRV, solicitado para o acesso ao CRLV digital no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou imprimir o CRLV-e no portal de serviços do Denatran tem doze caracteres e fica localizado na parte superior direita do documento.

O CRV, antigo Documento Único de Transferência (DUT) e também conhecido como recibo de compra e venda, é um dos documentos emitidos no primeiro emplacamento de qualquer veículo. Ele registra todas as suas características (cor, ano, modelo, renavam, placa, espécie, combustível, etc.) e os dados pessoais do proprietário.

Diferente do CRLV, o CRV não é um documento de porte obrigatório e nem tem prazo de validade. Só é necessária a emissão de um novo quando há transferência de propriedade, mudança de UF, ou alteração de alguma característica ou categoria do veículo.

Veja também

Já que posso imprimir o CRLV em casa, por que preciso pagar a taxa de licenciamento? 

Como  baixar o CRLV Digital – Pessoa Jurídica

No caso de Pessoa Jurídica, não há acesso pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito. É necessário entrar no Portal de Serviços do Denatran, através do menu “Meus veículos”. Também é preciso possuir o Certificado Digital ICP-Brasil (A1 ou A3) emitido em nome da pessoa jurídica proprietária do veículo.

Passo a passo

– Acesse o Portal de Serviços do Denatran;
– Na tela inicial clique em “Meus veículos”;
– Na sequência serão exibidos os veículos registrados em nome da pessoa jurídica;
– Clique sobre o veículo desejado, em seguida baixe o CRLV nos formatos PDF ou P7S;
– O documento será baixado e você poderá imprimir em folha A4 branca.

Com informações do Detran/RJ

Artigos Recomendados Para Você

43 Comentários

  1. Antonio Jacob Moussa

    Olá. O Detran RJ está divulgando a CRLV digital 2020. .Segui todos os passos mas o aplicativo só disponibiliza a 2019. Todos os tributos 2020 foram pagos. Então ficou a dúvida se continua sendo necessário ir à um posto do Detran para fazer o licenciamento, ou o sistema ainda não está funcionando ou tem problemas. Grato se puder esclarecer.

  2. José Roberto Santos Pereira

    Não conseguir ainda transferir o veículo pro meu nome por conta da pandemia, só poderei fazer isso indo ao Detran ?

  3. Paulo

    Porque devemos pagar esse absurdo de GRT se o Detran não emite mais em papel o CRLV, e não se faz mais vistoria.

  4. Andre Fernandes

    Meu veículo tem multa. Consigo imprimir o CRVL?

  5. Denilson Santana Moreira

    Eu paguei todos os encargos e já faz mais de meses e quando vou no app só aparece o CRLV de 2019.E vai vencer agora dia 31 de agosto.Ja excluir , já atualizei e nada . Também fiz consulta no site e não tem nada pendente.O que faço agora?

    1. Mariana Czerwonka

      Denilson

      Nesse caso você deve entrar em contato com o Suporte da Serpro, responsável pelos documentos digitais:

      E-mail: [email protected]
      Telefone: 0800-728 2324

      Equipe Portal

      1. Frederico valdez

        Nao adianta nada, pois cabe ao DETRAN dos estados providenciar o licenciamento anual, o SERPRO é so uma processadora de dados.

  6. Elizabeth Marques de Souza

    Eu tenho o aplicativo é já tenho baixado o CRLV de 2019. Porque não aparece opção para eu baixar o de 2020? Já está tufo pago.

  7. Jose eduardo

    Paguei todos os documentos e baixei , o aplicativo porem ele entrou o que eu ja tinha o 2019, nao entrou o 2020 já tem 2 dias

  8. Peter Georg Rommel

    Isto do crlv, e mentira, entro toda hora pra ver o do meu carro e só mostra o de 2019, como se já paguei tudo e o prazo de vistoria já que e final quatro já acabou .
    O Detran diz que não e responsabilidade deles e encaminha pro denatran, que por sua vez disponibiliza um tel, em que a operadora só diz que este numero ta desligado.
    Então e inútil tentar este documento digital e mais uma enganação, Ai voltamos pro Detran tentando agendar a retirada desde documento. Ai você liga ou tenta agendar pelo site e eles nunca tem vaga.
    Achei que estava ligando tarde as 9;00 horas , então liguei as 00,10 e já não tinha a vaga . Acho que terei que pedir ajuda ao presidente do pais pra receber esse documento.
    Depois reclamam que o povo esta usando asem documento, mas como se nada do governo nesse sentido esta funcionando

  9. MARCO ANTONIO

    Estou com mesmo problema, paguei todas tudo, já era usuário do aplicativo e só aparece o 2019. O problema do serviço público é que, provavelmente, pensam que é “favor” prestar o serviço, o qual é um dos mais caros do país.

  10. Vinicius Leonel

    paguei todas as pendências, já fazem 2 semanas e essa porcaria de aplicativo não atualiza o CRLV pra 2020.
    Enganação total, por experiência própria, liguem pro Detran e agendem pra pegar o CRLV físico porque se depender desse App você não vai conseguir nada.
    Eu consegui agendar pra pegar hoje dia 13/08/2020 moro no Itanhangá, barra da tijuca RJ, vou ter que retirar o meu documento em Duque de Caxias, outro município, uma vergonha !!!!!!!

  11. Oswaldo

    Também estou com o mesmo problema. E os despachantes Fazem a festa.

  12. ANDRE LUIZ

    Segundo o Detran/RJ só é possível fazer o download do CRLV 2020 após os devidos pagamentos das taxas. Pois bem, está tudo quitado e só consigo baixar a CRLV 2019.
    E agora? Todos devem agendar para retirar o CRLV 2020?

    1. Mariana Czerwonka

      Andre

      Nesse caso você deve entrar em contato com o Suporte da Serpro, responsável pelos documentos digitais:

      E-mail: [email protected]
      Telefone: 0800-728 2324

      Equipe Portal

  13. Cláudio Carbonelli Ribeiro

    Eu não consigo o acesso a minha conta , pois eu esqueci a minha senha e não consigo uma nova , porque o telefone cadastrado na conta está errado , aliás eu nem sei que telefone é esse . Por favor me ajude . O meu telefone é 21 994398645

    1. Mariana Czerwonka

      Cláudio

      Nesse caso você deve entrar em contato com o Suporte da Serpro, responsável pelos documentos digitais:

      E-mail: [email protected]
      Telefone: 0800-728 2324

      Equipe Portal

  14. ANDRE LUIz

    Prezada Mariana,
    Inicialmente agradeço pelo retorno, mas constatei que a orientação se mostrou inútil, visto que entrei em contato com o Serpro e obtive a seguinte resposta:
    ” Sua solicitação de serviço foi atendida com a seguinte solução:
    Se o aplicativo está disponibilizando o CRLV anterior ao ano corrente, é porque o Detran da sua região não atualizou os dados na Base Nacional do Renavam. Até que a atualização da base de dados seja realizada, sugerimos imprimir o documento CRLV diretamente no site do Detran da sua região.
    Atenciosamente,
    Central de Serviços Serpro”

    Ocorre que não localizei no site do Detran/RJ opção para imprimir o CRLV. Não obstante, entrei no site do Denatran e baixei o CRLV, mas assim como no aplicativo CDT o CRLV refere-se ao exercício de 2019.
    Penso que não adianta entrar em contato com o Serpro, a solução deve partir do Detran/RJ, porém tem sido impossível entrar em contato com Detran/RJ que não disponibiliza um canal de atendimento que funcione e para piorar esta impossível agendar para retirar o CRLV 2020 presencialmente no Detran/RJ.

  15. luiz eduardo alves Pinto

    COMPARTILHO COM OS COMENTÁRIOS ACIMA.
    JÁ PAGUEI O DUDA E O SEGURO REFERENTES AO EXERCICÍO DE 2020 LOGO NO INÍCIO DO ANO E NÃO CONSIGO BAIXAR O CRVL DE 2020 NEM NO APP , NEM PELO DENATRAN. SÓ CONSTA O EXERCÍCIO DE 2019.

    1. Mariana Czerwonka

      Luiz

      Nesse caso você deve entrar em contato com o Suporte da Serpro, responsável pelos documentos digitais:

      E-mail: [email protected]
      Telefone: 0800-728 2324

      Equipe Portal

  16. Eduardo Henrique

    Boa tarde, estou tentando pagar a GRT de R$210,48 para o licenciamento 2020 de minha motocicleta mas quando entro com os dados do veículo (renavan 001129761670), o qual já tentei várias vezes, aparece a mensagem: ERRO NO PREENCHIMENTO DO CONTEÚDO DA IMAGEM. POR FAVOR DIGITE O NOVO CONTEÚDO SOLICITADO, como devo proceder para o licenciamento se o site parece não funcionar?
    Outro problema é: Como tirar o CRLV digital de meu veículo Parati ano fab. 2003 renavan N. 000798648384 e o da motocicleta ano fab. 1990 renavan 000317537156 se nos CRV’s das mesmas NÃO tem o número do CÓDIGO DE SEGURANÇA DO CRV, o qual é pedido para a emissão do CRLV digital ?
    Grato, Eduardo

    1. Mariana Czerwonka

      Eduardo

      Apenas o Detran/RJ poderá te responder essas questões, você deve entrar em contato com o órgão.

      Equipe Portal

  17. Marcelle

    Explicações perfeitas. Muito bem explicado. Obrigada pelas informações.

  18. Mauricio de Moura

    Mais um serviço de péssima qualidade e que somos obrigados a pagar. É um desserviço a sociedade, não funciona nada, vistoria só para inglês ver. Carros caindo aos pedaços andando para todos os lados. Deveria ser extinto, e seu orçamento revertido para manutenção das estradas. Péssimo serviço.

  19. Artur

    Bom dia, como fazer quando o proprietário do veículo não é o condutor? A CNH é de um e o proprietário do veiculo é outro.
    atenciosamente

    1. Mariana Czerwonka

      Artur

      O proprietário do veículo pode compartilhar o documento com outro condutor. Veja como:

      https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/carteiradigital/tutoriais/html/demo_21.html

      Equipe Portal

  20. Jorge Madureira

    Tudo falacia inoperante. Milhoes de procedimentos necessarios. Mais pratico e iagendar e ir no DETRAN.

  21. Rita de Cássia Barros Rivello de Azevedo

    Eu paguei todos os encargos, efetuei todos os procedimentos, digito o Renavam, digito o código de segurança, peço para incluir, mas aparece a msg “ o código de segurança não corresponde ao veículo..”O que faço agora?

  22. Jaildo

    Já fiz meu cadastro no aplicativo é preciso e ao Detran pegar o documento em papel

    1. Mariana Czerwonka

      Jaildo

      Não é preciso. Você pode imprimir pelo aplicativo ou Portal de Serviços do Denatran.

      Equipe Portal

  23. heron maffot

    boa noite a minha pergunta é o CRLV que pagamos todo ano para andarmos tranquilo no transito é dever de todo condutor isso é claro ,porem também não é obrigação do Detran entregar esses documentos aos donos dos veículos,,então porque agora os despachantes vem cobrando horrores de taxas pra fazer essa retiradas do documento já pago para entregar os proprietários de veículos e porquê nos não conseguimos fazer esse tipo de serviços pelo site também,fico indignado com essa situação .

    1. Mariana Czerwonka

      Heron

      É possível fazer isso através do Portal de Serviços do Denatran e aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

      Equipe Portal

  24. [email protected]

    Olá, meu carro é de 2019 e não consigo encontrar o número do CRV no documento.
    Como faço?
    Att

  25. HELDER MACHADO RIBEIRO

    Boa noite. Realizei o financiamento pelo Banco GM e este enviou ao Detran / RJ a baixa fiduciária durante este ano de 2020. Como não consegui retirar a CRV e ter o código para emitir a CRLV-e, o que devo fazer para conseguir a CRV 2020? Tem alguma outra forma de obter o código desta CRV?

  26. Tânia Ayres

    Em janeiro 2021 fiz o pagamento de todas as vias necessárias para regulamentar o meu licenciamento 2021 porém não consigo visualizar o CRLV eletrônico , só parece de 2020 (que já tenho).
    Entrei em contato com o Serpro e obtive a seguinte resposta:
    “Se o aplicativo está disponibilizando o CRLV anterior ao ano corrente, é porque o Detran da sua região não atualizou os dados na Base Nacional do Renavam. Até que a atualização da base de dados seja realizada, sugerimos imprimir o documento CRLV diretamente no site do Detran da sua região.
    Atenciosamente,
    Central de Serviços Serpro”
    Não existe essa opção no site do Detran RJ
    Já abri 3 solicitações para Ouvidoria do Detran RJ e não obtenho resposta
    Já fiz 2 ligações para o Detran RJ e a resposta é “Aguarda Atualização” achei que seria automático
    Até quando terei que espera, pago por um serviço que de péssima qualidade você não tem resposta nenhuma.

  27. Levi

    Boa tarde. Meu carro está em nome da minha esposa que não tem CNH. Como faço, nesse caso, pra obter o CRLV digital?

    1. Mariana Czerwonka

      Levi

      De acordo com o Denatran, é possível baixar sem a CNH digital:

      https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/carteiradigital/tutoriais/html/demo_13.html

      Equipe Portal

  28. mario roberto macedo

    Já paguei todas as taxas e não tenho o documento 2012 , como oroceder ?

  29. mario roberto macedo

    documento 2021 como proceder

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']