Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de setembro de 2024

Detrans debatem 20 anos do Código de Trânsito Brasileiro e pedem avanços


Por Mariana Czerwonka Publicado 20/07/2017 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h25
Ouvir: 00:00
CTBO debate aconteceu durante o 57° Encontro da Associação Nacional dos Detrans (AND).

Para contribuir no debate sobre os 20 anos do Código de Trânsito Brasileiro ( CTB), o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) participou, em Brasília, na semana passada, do 57° Encontro da Associação Nacional dos Detrans (AND).

Os debatedores foram unânimes em afirmar que o CTB é uma das melhores legislações do mundo, na área de trânsito, mas criticaram a falta de punições mais rigorosas para os condutores infratores. “O nosso código é muito avançado. Temos leis que não existem em vários países desenvolvidos. O problema é a falta da aplicação da lei, principalmente nos eixos educação e fiscalização. Precisamos colocar o código em prática para punir os infratores”, cobrou o presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), José Aurélio Ramalho.
O diretor-geral do Detran-BA, Lúcio Gomes, defendeu que o alcance social da legislação seja ampliado.
“Precisamos criar um mecanismo que garanta recursos para o acolhimento de vítimas de acidentes, com o objetivo de desafogar os leitos dos hospitais. Outra medida importante seria incluir a disciplina educação para o trânsito no ensinos fundamental e médio. O código é bom, mas precisa avançar para garantir a segurança no tráfego, com viés social”.
As informações são do Detran/BA

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *