Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Dicas de direção defensiva em dias de chuva


Por Mariana Czerwonka Publicado 25/11/2014 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h00
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Carro na chuvaPrecisa dirigir, mas está chovendo? Veja como se proteger e evitar acidentes em dias de chuvas, cuidando de sua segurança e da dos demais motoristas

Dirigir em dia de chuva nunca é bom, mas pode ser que você tenha realmente um compromisso importante ou ainda esteja no trânsito quando a chuva começar. Veja então como é importante seguir algumas dicas de direção defensiva em dias de chuva e evitar qualquer tipo de acidente.

Cuidado com a aquaplanagem

O principal perigo em dias de chuva é a aquaplanagem, aquela poça bem rasa de água que fica sobre o asfalto e deixa o chão bem escorregadio e que pode fazer com que os pneus não entrem em contato com o asfalto e o carro derrape.

Para evitar qualquer problema em relação a esta armadilha nos dias chuvosos, além de diminuir a velocidade é bom ter em mente que seus freios devem estar em perfeito estado, bem como seus pneus.

Fique sempre de olho nos tamanhos das poças formadas nestes dias dando uma boa distância do veículo que está a sua frente e vendo a quantidade de água que espirra. Quando houver poça, mas não espirrar nada é sinal de aquaplanagem, então fique com a atenção redobrada.

Além deste perigo número um, há muitas coisas que pode fazer para dirigir com mais precaução nos dias de chuva. Veja só:

1 – Diminua a velocidade e acenda o farol baixo, mesmo se ainda estiver claro, pois isso facilita aos demais veículos verem que tem alguém passando e permite que enxergue melhor as poças e outros carros.

2 – Mantenha uma distância segura do veículo que está na sua frente. Além de ajudar em casos de verificar a quantidade e profundidade de poças, como dito acima, você evita colisões no caso de freadas bruscas. O recomendado é cerca de 10 metros, o que equivale a mais ou menos dois carros.

3 – Não se esqueça de ligar o desembaçador traseiro e escolher a velocidade correta do limpador do para-brisas, que deve estar compatível com a intensidade da chuva.

4 – Nada de manobras duvidosas, então se ficar na dúvida se é possível passar em um ponto muito alagado, prefira mudar seu caminho do que ficar parado no meio de um alagamento.

5 – Ande bem devagar para evitar freadas bruscas, pois isso pode ocasionar até engavetamentos e acidentes perigosos. Andando devagar consegue frear a tempo de ver alguma coisa ou de algum carro frear na sua frente.

6 – Nada de querer limpar o vidro com as mãos, pois isso só piora a visibilidade por deixar o vidro embaçado. Use sempre um pano limpo e próprio para isso. No caso de ter um ar condicionado, ligue-o e posicione o ar na direção correta. O ventilador do carro também ajuda. Caso o vidro já esteja embaçado quando for ligá-los, use sempre o ar quente.

7 – Na dúvida, sempre pare no acostamento quando a chuva estiver forte e em caso de neblina use as luzes de neblina ou o farol baixo também.

Não é preciso nem dizer que não se deve realizar ultrapassagens em dias de chuva, pois sua visibilidade é bem menor do que em dias comuns, mas vale aqui deixar este alerta para que fique atento e tenha atenção redobrada quando precisar usar seu veículo seguindo estas dicas de direção defensiva em dias de chuva.

Artigo exclusivo enviado pela equipe do site Seguro Auto.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *