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Dicas de segurança para antes e durante a viagem 

O feriado prolongado vai começar sob a sombra dos números registrados nas estradas federais no último carnaval, quando 213 pessoas morreram, um aumento de 47,9% em relação ao mesmo feriado de 2010, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Na época, a coordenação da PRF atribuiu o alto número à falta de educação dos motoristas. Para especialistas, além da condução responsável, outros dois elementos podem evitar acidentes: “A manutenção do carro, a pessoa que vai conduzir o veículo e a direção preventiva são os três fatores essenciais para uma viagem segura”, afirma César Urnhani, que dá aulas de pilotagem pela BMW.

ANTES DE PEGAR A ESTRADA

Situação do local de destino

Urnhani ressalta a importância de verificar a previsão do tempo no local de destino e as condições da estrada. “Isso já faz o motorista se lembrar da manutenção do carro. Se ele for enfrentar chuva ou neblina, ele sabe que vai ter que checar o limpador de pára-brisa, as lâmpadas e os pneus”, afirma.

O que checar no veículo

Marcelo Alves, professor de engenharia mecânica da Poli, aponta a calibragem dos pneus, o nível de óleo do motor e do fluído de freios, a água do radiador, o funcionamento das lâmpadas e o estado e calibragem dos pneus como os principais itens que o motorista deve checar, ainda que o faça no posto de gasolina pouco antes de pegar a estrada.

Edson Esteves, professor do curso de Engenharia Mecânica Automobilística da Fundação Educacional Inaciana (FEI), lembra que carros com direção hidráulica têm óleo de direção e os automóveis automáticos precisam de óleo de transmissão, que também devem ser verificados antes das viagens.

Calibragem

Levar o manual do veículo é tão importante quanto a bagagem, dizem os especialistas: ele informa, por exemplo, a calibragem correta dos pneus, de acordo com o peso do carro e a quantidade de passageiros. O engenheiro Nilton Monteiro, diretor-executivo da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), diz que, se o proprietário não tiver o manual, “a recomendação genérica é de 30 libras em cada um dos pneus”. Ainda em caso de ausência das orientações oficiais, ele recomenda acrescentar mais duas libras nos pneus traseiros, se o carro estiver muito cheio. –

O carro também ‘fala’

Segundo Esteves, da FEI, o veículo se ‘comunica’ com o motorista: “Se a pessoa está acostumada com o veículo e ele começar a fazer barulhos estranhos cuja origem ela não consegue identificar, o mecânico é a única solução”. Monteiro, da AEA, dá um exemplo: caso o motorista escute um assobio agudo ao frear, é sinal de que as pastilhas não estão boas.

Carro alugado

Segundo Marcelo Alves, da Poli, é preciso cuidado também com carros alugados. “O motorista precisa checar os itens obrigatórios, verificar as luzes estão funcionando e dar uma olhada embaixo do carro para ver se há algum vazamento. Também nunca se deve alugar um carro com pneus carecas”, ensina.

Cadeirinha

Desde setembro passado, é obrigatório transportar crianças até 7 anos e meio em cadeirinha ou dispositivo equivalente à idade/altura (bebê-conforto, assento de elevação) em veículos de passeio. Carros que tenham somente cinto de segurança abdominal (de dois pontos) no banco de trás poderão transportar crianças de até 10 anos na frente, com a cadeirinha ou equipamento mais adequado à idade/altura, ou no banco de trás, sem assento de elevação, no caso das que tenham a partir de 4 anos. A lei não se aplica para transporte coletivo e táxis.

Leia a reportagem completa no Auto Esporte

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