Dicas para dirigir um veículo com tração 4×4
Como o nome sugere, a tração 4×4 é a distribuição do torque gerado pelo motor para todas as quatro rodas. Sua principal função é aumentar a capacidade de tração do veículo em áreas com pisos de pouca aderência. Mas quem nunca dirigiu um veículo assim precisa prestar a atenção em alguns detalhes.
O 4×4 deve ser preferencialmente usado em estradas de terra ou pisos com baixa aderência. Existem dois tipos de tração 4×4. A chamada tração integral funciona sempre nas quatro rodas, sem possibilidade de desativação. Já no outro modelo, o mais encontrado no mercado, o motorista tem a possibilidade de usar o carro normal, com 4×2, e em determinadas situações ativar o sistema.
Em condições normais de condução, o veículo roda com tração em apenas duas rodas (dianteiras ou traseiras). No momento em que necessita de maior capacidade de tração, o condutor aciona o sistema por meio de um botão ou alavanca. Veja algumas dicas de como usar o 4×4: – Não use a tração 4×4 no asfalto.
Só use em caso de chuva forte, em que a pista estiver muito escorregadia. A sensação de mais controle do veículo com o dispositivo ativado é grande. Evite passar dos 80 km/h nessa situação.
– Para atravessar uma área alagada, o motorista deve saber a capacidade do carro para atravessar este trecho. Essa informação está no manual do proprietário do veículo.
Para atravessar, ative o 4×4 e usando uma marcha reduzida e entre devagar na água. Mantenha o giro sempre alto, evitando que a água entre no escapamento. – Em trechos arenosos ou dunas, caso o carro fique atolado, use o 4×4 reduzido. Uma outra dica para rodar neste tipo de terreno é diminuir a calibragem dos pneus para obter mais tração. Atenção, volte a calibragem correta ao sair da aventura. – Em terrenos acidentados, cheios de buracos e barrancos, também conhecidos como trial, as manobras devem ser feitas com cuidado. Use a 4×4 reduzida e, se possível, peça para alguém ficar em frente do veículo indicando o movimento para que o pneu encontre a melhor aderência possível.
Fonte: Terra.com.br