Notícias

Moto

Entenda a importância do ajuste de suspensão da moto 

Entenda a importância do ajuste de suspensão da moto
Foto: Arquivo Tecnodata.

A suspensão da moto garante estabilidade, equilíbrio e conforto ao condutor. Veja dicas de manutenção básica do veículo.

Julia Vilela – 

Assessora de Imprensa

Suspensão da moto
Foto: Arquivo Tecnodata.

Com o objetivo de garantir estabilidade, equilíbrio e conforto ao condutor, a suspensão é um dos componentes fundamentais das motocicletas. Segundo Roberto Marguti, Técnico da Cofap, realizar o ajuste desta peça é essencial para garantir que o item esteja de acordo com sua principal função – a segurança, através do contato do pneu com o piso.

O processo é rápido e normalmente apenas uma chave específica é utilizada. A regulagem é realizada pelo aumento ou diminuição da carga da mola no amortecedor, sendo necessário informar ao mecânico o peso que será carregado.

Mas afinal, qual a hora certa realizá-la?

De acordo com Marguti, quando a motocicleta estiver instável, ou seja, mole ou dura.

“A suspensão da motocicleta muito macia pode provocar o fim de curso do amortecedor. O motivo pode ser o desgaste natural da peça ou sobrepeso carregado na motocicleta. Já a suspensão muito rígida, pode ocasionar o desconforto ao motociclista, o que significa que a carga da mola está acima do necessário”, explica. A regulagem é fundamental em caso de manutenção preventiva – desgaste natural do amortecedor/mola – e conforme o peso do motociclista e da carga. É necessário sempre consultar as orientações do fabricante.

O AutoZ, primeiro e-commerce automotivo do Brasil, trabalha com suspensão da Cofap. “Nossa missão é transformar a necessidade dos clientes em solução, de maneira simples e descomplicada, e com a garantia de que tudo que é comercializado é original e possui garantia do fabricante”, finaliza Alexandre Feletti, Gerente de Operações do AutoZ.

 

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *