Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de julho de 2024

Sistemas de Assistência ao Condutor: como eles podem ajudar?


Por Assessoria de Imprensa Publicado 14/11/2020 às 16h12 Atualizado 08/11/2022 às 21h39
Ouvir: 00:00

Você sabe o que são os Sistemas de Assistência ao Condutor e como eles podem ajudar a evitar acidentes? Veja aqui.

Sistemas de assistência ao condutorFoto: Divulgação.

Falar sobre acidentes de transito muitas vezes parece algo comum, já que acidentes de todos os tipos fazem parte do nosso dia a dia. Podemos afirmar que, todo mundo já presenciou, vivenciou ou conhece alguém que se envolveu em um.

Em 2019, tivemos mais de 110.000 veículos envolvidos em acidentes. Praticamente metade deles teve pelo menos uma vitima, 8% delas, fatal. Foi a primeira alta no numero de mortes em 7 anos. Além do que, 40% destas ocorrências têm como motivo principal o fator distração.

Um acidente só precisa de alguns segundos para ocorrer, resultando em mortes ou ferimentos que requerem hospitalização.

Se olharmos para o lado menos extremo disso tudo, nos deparamos com um número ainda maior de incidentes não oficializados ou classificados apenas como leves…aquela freada em cima da hora, o susto diante de uma trajetória que precisou ser corrigida as pressas ou de algo que não estava no campo de visão.

Nenhum desses problemas está restrito as pessoas físicas, por assim dizer. Todos esses indicadores são pesadelos para empresas que dependem de terceiros na condução da sua frota. Veiculo parado e funcionário afastado são sinônimos de custos e prejuízo operacional.

Esse cenário é preocupante, mas possível de ser evitado.

Atualmente, já existem muitas alternativas que podem ser embarcadas em veículos, como computadores de bordo ou dispositivos como câmeras e sensores.

São soluções conhecidas como Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor, que acompanham o motorista na direção ajudando a evitar acidentes.

Fora do Brasil, a importância desses itens é tão grande que, em alguns países passarão a ser obrigatórios em todos os veículos comercializados, já a partir de 2023.

O lado B dessa historia, é que, toda essa inovação tem um preço. A eficiência disso tudo é evidente, mas custa caro. Massificar a tecnologia de um veículo que toma ações preventivas pelo condutor leva tempo e exige investimentos que nem toda montadora pode custear e nem todo comprador pode pagar.

Mesmo os equipamentos no mercado que trabalham de maneira complementar, na maioria das vezes exigem modificações estruturais ou na parte elétrica dos automóveis, gerando discussões sobre perda de garantia ou interferência no funcionamento dos mesmos.

Pensando nisso e em uma forma de tornar esse tipo de tecnologia acessível, a Autonomouz.ai criou o aplicativo Driver Hero. Não requer instalação ou dispositivos auxiliares. Somente um download e um suporte de celular.

De fácil manipulação, não atrapalha a direção e vai alertando o motorista para eventuais saídas do centro da faixa, proximidade do veiculo a frente e pedestres.

O sistema ainda classifica o perfil de dirigibilidade em relação à segurança e mostra a evolução dia a dia, permitindo ao motorista promover ele mesmo melhorias no seu nível de condução. É tecnologia de veiculo autônomo para smartphone. É fazer possível todo motorista se tornar um herói no volante!

Se você se interessou e gostaria de entender melhor como funciona, acesse o site www.driverhero.com.br 

 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *