05 de dezembro de 2025

Nova lei garante adicional de periculosidade para agentes de trânsito

Adicional equivale em média a 30% do salário.


Por Agência de Notícias Publicado 22/09/2023 às 15h00
Ouvir: 00:00

O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, sancionou sem vetos a Lei 14.684/23, que considera perigosas as atividades desempenhadas pelos agentes de trânsito, ou seja, a medida garante adicional de periculosidade aos profissionais (em geral de 30% sobre o salário).

A norma teve origem Projeto de Lei 447/15, do ex-deputado Décio Lima (SC). A publicação ocorreu na quinta-feira (21) no Diário Oficial da União, após aprovação na Câmara dos Deputados e no Senado.

A nova lei altera a Consolidação das Leis do Trabalho para estabelecer o adicional de periculosidade aos agentes de trânsito

O novo texto legal diz que os agentes de trânsito devem receber adicional de periculosidade porque exercem atividade perigosa por estarem continuamente expostos a “colisões, atropelamentos ou outras espécies de acidentes ou violências”.

A nova lei equipara os agentes de trânsito a trabalhadores expostos a produtos inflamáveis, energia elétrica e explosivos, por exemplo.

Dia do agente de trânsito

Recentemente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 14.594/23. Ela cria o Dia Nacional do Agente de Trânsito, que terá comemoração em 11 de maio. Nesta data, em 2010, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu o período 2011-2020 como a Década de Ação pela Segurança no Trânsito.

Lei Federal amplia competência dos agentes de trânsito que passam a fiscalizar CNH, documento do veículo e a realizar teste de alcoolemia 

A Lei nº 14.599, de 19 de junho de 2023, define algumas mudanças com o intuito de aumentar as fiscalizações realizadas pelos órgãos responsáveis pela segurança viária. Agora, os agentes de trânsito têm autoridade para fiscalizar e abordar os motoristas. Assim, solicitando a CNH, o documento do veículo e realizando o teste de alcoolemia (bafômetro). Aqueles que não apresentarem os documentos requeridos ou recusarem o teste poderão ser notificados imediatamente.

As informações são da Agência Câmara de Notícias

Agência de Notícias

Conteúdo enviado por Agências de Notícias especializadas que distribuem gratuitamente material específico aos grandes sites.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *