Código de segurança da CNH: veja para que você precisa dele
Depois da entrada em vigor e da popularização dos documentos digitais, o Código de Segurança da CNH passou a ter um papel fundamental.
O Código de Segurança da CNH, no novo modelo do documento, é um número de onze caracteres que aparece no verso da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), logo após a assinatura do diretor do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de registro do condutor, do Detran do estado onde o condutor expediu a sua CNH. O código começa com as iniciais do estado, por exemplo, se a CNH é de São Paulo, o código começa com SP. Nos modelos antigos de CNH, o formato do código é o mesmo, também composto por números. Muda apenas a posição, pois está localizado ao lado direito da assinatura do emissor, na segunda metade do documento. Esse número passou a ser importante já há algum tempo e por isso o Portal do Trânsito explica a sua utilização.
Depois da entrada em vigor e da popularização dos documentos digitais, o Código de Segurança da CNH passou a ter um papel fundamental. Ou seja, o código de segurança serve para cadastrar a CNH física no aplicativo Carteira Digital de Trânsito e, dessa forma, obter a versão digital do documento. Além, é claro, de ser um número de identificação e uma proteção contra falsificações.
Então, para aquelas pessoas que estão tirando a primeira habilitação ou para quem ainda não tem a versão digital da CNH, só será possível baixar o documento no aplicativo CDT se utilizar esse código de segurança.
CNH
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento que comprova o direito de um cidadão dirigir. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a CNH, expedida em meio físico e digital contém fotografia, identificação e número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do condutor, tem fé pública e equivale a documento de identidade em todo o território nacional.
Para obtê-la é preciso ter mais de 18 anos e passar pelo processo de formação de condutores. Ele é composto de um curso teórico de 45 horas/aula e de um curso prático de 20 horas, no mínimo. Além dos cursos, o candidato precisa fazer o exame de aptidão física e mental e a avaliação psicológica. E, por fim, as provas teórica e prática nos Departamentos Estaduais de Trânsito.
Oi gostaria de saber se minha CNH está ativa ou suspensa