Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de junho de 2024

Condutores atingidos pela enchente poderão solicitar a 2ª via da CNH gratuitamente

A expedição desse documento ocorrerá mesmo sem o retorno dos sistemas do Detran/RS, pois é uma medida de urgência.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 23/05/2024 às 15h00
Ouvir: 00:00
2ª via CNH
Ao acessar a 2ª via da CNH, além de devolver ao condutor o documento perdido, também possibilita ao cidadão uma via de acesso aos programas sociais – Foto: Detran/RS

O Detran/RS divulgou que passou a disponibilizar desde ontem (22/05), em caráter de contingência, o serviço de emissão gratuita de 2ª via da carteira de habilitação para os condutores das cidades atingidas pelos eventos climáticos, que tinham sua CNH emitida no RS dentro do prazo de validade.

A expedição desse documento ocorrerá mesmo sem o retorno dos sistemas do Detran/RS. Isso porque é uma medida de urgência para atender a todos que perderam seus pertences e seus documentos possam também acessar os benefícios dos governos federal, estadual e municipal.

Como realizar o serviço gratuito:

  • 1.⁠ ⁠O condutor deve procurar o Centro de Formação de Condutores (CFC) da sua preferência. Depois, solicitar o serviço de segunda via da CNH e informar o seu número de CPF. Não se exigirá a apresentação de documento de identificação nem boletim de ocorrência.
  • 2.⁠ ⁠A identificação acontecerá por semelhança do solicitante com a foto que consta na CNH, presente na base nacional. Também será possível alterar número de celular e/ou email, quando necessário, permitindo gerar a CNH digital no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). A entrega do documento impresso se dará por meio de recibo, que o CFC arquivará junto à documentação do condutor.

O órgão lembra ainda que é possível acessar a CNH também pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

“O documento digital tem a mesma validade jurídica do documento físico”, afirmou o Detran/RS”.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *