Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

08 de December de 2023

Novo mutirão para renovação de CNH em SP

A ação tem como foco atender condutores do estado de SP que tiveram a CNH vencida em julho de 2022 e ainda não renovaram o documento.


Por Mariana Czerwonka Publicado 23/03/2023 às 18h00
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Detran.SP, em parceria com o Poupatempo, promove no próximo sábado (25) novo mutirão do mês de março de renovação para quem precisa regularizar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Estão disponíveis 10,9 mil vagas em todas as unidades do Detran.SP integradas ao Poupatempo no Estado.

A ação tem como foco atender condutores do estado de SP que tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNHs) vencida em julho de 2022 e ainda não renovaram o documento. Ou seja, estes motoristas devem regularizar a situação até o dia 31 de março de 2023. A norma, com a prorrogação excepcional dos prazos, foi estabelecida a partir da publicação da Deliberação 243/21 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Esta foi referendada pela Res. 894/21, do mesmo órgão. 

Vale lembrar que o cronograma contemplou as carteiras de habilitação com vencimento entre 1º. de março de 2020 e 31 de dezembro de 2022 (veja o calendário abaixo), em função da pandemia. Assim, os motoristas que tiveram a CNH vencida em julho do ano passado deverão renová-la até o final do mês de março de 2023. Já para os condutores com o vencimento da habilitação previsto desde o 1º de janeiro de 2023 em diante, os prazos para a regularização da CNH seguirão o cronograma habitual.

Tabela renovação SP

CNHs vencidas a partir de 2023

Para quem possui o vencimento da habilitação previsto para este ano (a partir de janeiro de 2023), o prazo para a renovação da CNH é regular – ou seja, no intervalo entre 30 dias de antecedência à data e, no máximo, 30 dias após o vencimento do documento. 

É importante reforçar aos motoristas que, em caso de fiscalização de trânsito, não regularizar o documento no prazo correto é considerada uma infração gravíssima. A multa é de R$ 293,47, além de acréscimo de sete pontos na CNH, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

Como renovar a CNH

Quem não puder comparecer ao mutirão deste sábado também conseguirá renovar o documento de forma simples e prática, pelo portal Detran.SP (www.detran.sp.gov.br). Ou ainda pelo Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), app Poupatempo digital ou ainda pelo WhatsApp do Detran.SP (11 2178-9494). Para realizar o serviço, a pessoa não pode ter nenhum bloqueio no prontuário – como nos casos de suspensão bem como cassação do documento.

Agendamento para o mutirão

O agendamento para o atendimento presencial no Poupatempo é obrigatório. Ou seja, ele está disponível desde quarta-feira (22) pelos canais oficiais do programa –portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento e assistente virtual “P”, disponível também no WhatsApp pelo número (11) 95220-2974.

Passo a passo para renovar a CNH

Para renovar a CNH, basta acessar os canais digitais (www.detran.sp.gov.br, www.poupatempo.sp.gov.br ou app Poupatempo Digital). Após confirmar ou atualizar os dados, o motorista agenda assim como realiza o exame médico na clínica indicada pelo sistema. 

Para o condutor que vai renovar as carteiras de habilitação categorias A e B, selecione a data e hora para exame médico com um profissional credenciado pelo Detran.SP. No entanto, no caso de profissionais que exercem atividade remunerada é necessário que se faça também a avaliação psicológica.

Para as renovações das categorias C, D ou E, o condutor deve agendar bem como realizar o exame toxicológico em um dos laboratórios credenciados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Após a coleta do material para análise, o condutor deve, em até 90 dias, agendar e realizar o exame médico com um profissional credenciado pelo Detran.SP. 

Com a aprovação nos exames, é necessário pagar a taxa de emissão da CNH. Depois disso, aguardar orientações via e-mail para acessar a CNH Digital. Ela tem a mesma validade do documento físico, por exemplo, e fica disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). É possível consultar o código de segurança para acessar a CNH digital pelos canais eletrônicos do Detran.SP e Poupatempo. 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *