Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de julho de 2024

Bancas Itinerantes do Detran/PR trazem mais praticidade a população do estado

Projeto de bancas itinerantes busca atender candidato que deseja realizar o exame de habilitação em locais que não possuem os serviços.


Por Mariana Czerwonka Publicado 30/11/2022 às 18h00
Ouvir: 00:00
Banca itinerante Detran/PR
Banca itinerante do Detran, no interior do Paraná. Foto: Divulgação Detran/PR.

Neste ano, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) inaugurou em oito municípios bancas itinerantes que levam serviços de exames práticos de habilitação a cidades localizadas até 40km de distância das ciretrans pertencentes. Sendo assim, os candidatos não tem a necessidade de se deslocar para prestar o exame prático para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Para a conclusão dos exames, as bancas utilizam de locais credenciados, como o Centro de Formação de Condutores (CFC) do município. Neles são feitos os exames práticos e a verificação biométrica.

Municípios atendidos

Os municípios que receberam as bancas itinerantes foram: Agudos do sul, Bituruna, Candido de Abreu, Carlópolis, Enéas Marques, General Carneiro, Inácio Martins e Santa fé. A inauguração da próxima banca intinerante será na quinta-feira (01), em Salgado Filho.

Atualmente, cerca de 100 Ciretrans atendem os 399 municípios do estado, e com a criação do serviço, possibilitou maior conforto, comodidade agilidade aos cidadãos paranaenses, além da diminuição de custos para a emissão do documento e facilidade ao atendimento ao candidato.

Prorrogação do prazo de conclusão do processo de habilitação

Devido ainda a consequências da pandemia, o Contran ampliou até 31 de dezembro de 2023, o prazo para conclusão de todos processos de habilitação ativos nos órgãos e entidades executivos de trânsito do Estado e do Distrito Federal até 31 de dezembro de 2022. Em outras palavras, de acordo com a Deliberação 265/22, quem estava com o processo para vencer agora no final do ano, ganhou mais um ano de prazo para terminar as etapas e conseguir tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A norma é nacional, ou seja, vale em todos os estados brasileiros.

Conforme a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a prorrogação do prazo vale para todos os processos para tirar CNH ativos nos órgãos e entidades executivas de trânsito dos estados e do Distrito Federal, abertos até dezembro de 2022. Ou seja, mesmo aqueles que venceriam no ano que vem (por exemplo, janeiro, fevereiro de 2023 etc) serão contemplados. Os processos que serão abertos a partir de janeiro de 2023 terão o prazo normal de conclusão.

Com informações do Detran/PR

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *