Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de julho de 2024

CNH gratuita no MS: veja quem pode participar do programa


Por Mariana Czerwonka Publicado 04/04/2022 às 16h30 Atualizado 08/11/2022 às 21h12
Ouvir: 00:00

Saiba quem pode participar do Programa CNH MS Social, que vai possibilitar CNH gratuita para cinco mil pessoas no estado.

As inscrições para o programa CNH Social no Mato Grosso do Sul estão abertas. O prazo termina na próxima quarta-feira (06/04). Para se inscrever para ter acesso a CNH gratuita no MS, porém, é preciso obedecer alguns critérios. Entre eles, estar inscrito no CadÚnico (Cadastro Único) do Governo Federal antes de 19 de fevereiro de 2022. Além disso, possuir renda per capita de até meio salário mínimo ou renda total de até dois salários mínimos. Outra exigência é saber ler e escrever e morar no Mato Grosso do Sul há pelo menos dois anos.

O programa CNH Social no MS está oferecendo 1.180 vagas para categoria A e 1.000 vagas para B. Assim como, 2.570 vagas para categoria AB e 250 vagas para PcD.

As vagas também são divididas por município e região, sendo 1.650 para Campo Grande, 800 para Dourados e região, 300 para Naviraí e região, 300 para Três Lagoas e região. Além disso: 300 para Ponta Porã e região, 250 para Paranaíba e região, 250 para municípios da região da Capital, 250 para Corumbá e Ladário, 250 para Nova Andradina e região, 250 para Aquidauana e região, 200 para Jardim e região e 200 para Coxim e região.

Desempate

Os critérios para desempate são: maior idade, menor renda, maior número de integrantes na família, bem como data e hora de inscrição. Aplicados os critérios de desempate, será feito sorteio entre os beneficiários que permanecerem empatados.

“É importante lembrar que todo o processo de seleção e desempate é feito eletronicamente. Ou seja, há o cruzamento de dados do sistema da Detran e da Sedhast”, alerta o Departamento Estadual de Trânsito do Mato Grosso do Sul (Detran/MS).

Inscrição

Conforme o Detran/MS, para realizar a inscrição, o candidato deve acessar o site do órgão, realizar o cadastro e prosseguir com as informações para inscrição no ícone “CNH MS Social”. Após a inscrição, o Detran/MS terá o prazo de 30 dias para publicação da relação de candidatos aptos ao atendimento.

Após a publicação, o candidato será convocado por Edital divulgado no site do Detran-MS. Na sequência, deverá se apresentar em uma agência com documento de identificação original e igual ao informado na inscrição e cópia do mesmo para abertura do Processo RENACH, bem como captura de imagem.

As inscrições estão abertas até às 23h59 do dia 6 de abril e acontecem exclusivamente pelo site clicando aqui.

CNH MS Social

O programa “CNH MS Social” vai beneficiar cinco mil pessoas de famílias carentes por ano. Estão inclusos os pagamentos de todos os custos do processo de habilitação, desde os gastos com a autoescola, em relação as aulas práticas e teóricas, bem como o pagamento das taxas do Detran.

 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *