Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de julho de 2024

CNH Social: Detran/AM disponibiliza lista de autoescolas para os primeiros contemplados da 6ª chamada

O projeto “CNH Social” completou um ano em dezembro de 2022 e, desde sua criação até esta data, já houve a oferta de 25 mil vagas em todo o estado do Amazonas..


Por Mariana Czerwonka Publicado 08/03/2023 às 18h00
Ouvir: 00:00
Aula prática CNH Social AM
Aula prática que faz parte do projeto CNH Social no Amazonas. Foto: Divulgação/Detran-AM

O Governo do Amazonas, por meio Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran/AM) disponibilizou, na terça-feira (07/03), a lista dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) para aqueles que entregaram a documentação para iniciar o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por meio da 6ª chamada da “CNH Social”, na capital.

Nessa lista (que é possível conferir clicando aqui), estão as primeiras pessoas que entregaram sua documentação no começo de janeiro deste ano. A cada 30 dias há uma atualização na relação com os nomes dos contemplados e se chama os subsequentes.

Ao localizar seu nome, a pessoa contemplada poderá entrar em contato com o CFC responsável para ter ciência de quando irá começar o seu processo.

As autoescolas também irão entrar em contato com o aluno para o mesmo ser encaixado no calendário letivo de legislação de trânsito.

Projeto CNH Social no AM

O projeto “CNH Social” completou um ano em dezembro de 2022 e, desde sua criação até esta data, já houve a oferta de 25 mil vagas em todo o Estado. Desse total, 13,6 mil pessoas iniciaram o processo para obtenção da habilitação assim como, aproximadamente 1,5 mil já receberam o documento.

Processo longo

O processo para obtenção da primeira CNH é longo, pode levar até 12 meses. Após ser selecionado, o beneficiário precisa apresentar as documentações no Detran, em seguida fazer os exames médicos e psicológicos, que têm caráter eliminatório. Depois vem as aulas teóricas e as provas de legislação. E; por fim, a parte prática que envolve 20 horas de aulas de direção (1ª CNH) e o exame final.

“É importante lembrar que a pessoa quando é selecionada pelo projeto, ela tem todos esses custos pagos pelo Governo do Estado. Quando ela desiste, o custo já foi gerado para o Detran, e isso acaba afetando a oportunidade de outras pessoas ingressarem no projeto, uma vez que as vagas são abertas conforme disponibilidade no orçamento do órgão”, destacou Thanny Gusmão, assessora técnica de projetos do Detran-AM.

E também salientou que, quando a pessoa adere ao projeto, assina um termo de compromisso. Ou seja, nele, tem ciência de que a desistência sem justificativa, pode acarretar na devolução do valor investido pelo Detran.

Com informações do Detran/AM

Receba as mais lidas da semana por e-mail

3 comentários

  • João Vitor Oliveira Neves
    18/03/2023 às 12:01

    Quero tira minha carteira social

  • Maria Lúcia Ferreira do Carmo
    17/04/2023 às 21:52

    Gostaria de tirar minha CNH pelo serviço social

  • Felipe do Carmo duarte
    17/04/2023 às 22:57

    Quero tirar minha carteira social

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *