Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de julho de 2024

Detran/ES comunica interrupção temporária de provas práticas e outros serviços

As bancas examinadoras de provas práticas do Detran/ES ficarão em recesso entre os dias 23 de dezembro de 2022 e 10 de janeiro de 2023.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 07/12/2022 às 18h00
Ouvir: 00:00
Interrupção das provas práticas
A interrupção será temporária devido ao recesso de final de ano. Foto: Divulgação Detran/ES

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran/ES) divulgou informações sobre a interrupção temporária das provas práticas de direção veicular e das transferências de veículos interestaduais no fim de 2022 e início de 2023. O funcionamento das unidades do órgão permanecerá normal em todo o Estado. 

Haverá interrupção das bancas examinadoras de provas práticas devido ao recesso do final de ano entre os dias 23 de dezembro de 2022 e 10 de janeiro de 2023, como publicado na Instrução de Serviço Nº 71/2022

Já as provas teóricas de primeira habilitação, atualização, reciclagem e curso especializado serão mantidas nesse período 

O cidadão que precisar marcar a prova teórica deverá acessar o site do Detran/ES, www.detran.es.gov.br. Depois, clicar no banner de ‘Serviços Digitais de Habilitação’ e selecionar a opção ‘Agendamento Online de Exames Teóricos’. Já a prova prática deve ser marcada pelo Centro de Formação de Condutores (CFC) em que o candidato está matriculado. 

Transferências de veículos interestaduais 

Os proprietários de veículos registrados em outros estados que pretendem fazer a transferência para o Espírito Santo devem ficar atentos. Isso porque, entre os dias 26 de dezembro de 2022 e 06 de janeiro de 2023, o sistema eletrônico de Veículos do Detran/ES, o Detrannet, ficará fechado para realização de serviços de transferência de veículos provenientes de outros estados. A informação está na Instrução de Serviço Nº 74/2022. 

A medida se faz necessária devido ao fechamento do ano fiscal referente ao exercício de 2022 assim como início do ano fiscal referente ao exercício de 2023.

O Detran/ES leva em consideração também a atualização do Valor de Referência do Tesouro Estadual (VRTE) a partir do dia 1º de janeiro e que, se os processos de transferências de veículos originários de outras UF não forem concluídos ainda no ano de 2022, importará em prejuízo ao adquirente, além de entraves burocráticos para o órgão. 

Atendimento nas Ciretrans e PAVs 

O órgão informa ainda que o atendimento presencial nas Ciretrans e Postos de Atendimentos de Veículos (PAVs) de todo o Estado continuará funcionando normalmente no período. 

O cidadão deve fazer o agendamento no site www.detran.es.gov.br. Após acessá-lo, o interessado deve clicar no botão ‘Agendamento’. Automaticamente, ocorrerá o direcionamento para o portal Acesso Cidadão para efetuar o login. Ou seja, se ainda não o tem, será necessário realizar o cadastro.  

Na página de agendamento, o cidadão deverá selecionar a unidade em que deseja atendimento. Além disso, a área/serviço para qual deseja atendimento, o dia e horário para atendimento e confirmar. Feito isso, o sistema enviará um e-mail com a confirmação do agendamento. É necessária a apresentação desse comprovante no dia do atendimento, podendo ser impresso ou imagem no celular.     

Aqueles que tiverem dificuldade para realizar o agendamento no site devem se dirigir à Ciretran. Dessa forma, o servidor fará o agendamento no dia e horário disponíveis no sistema. 

Prorrogação dos prazos 

O Detran/ES destaca que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou a validade de todos os processos de habilitação ativos até o dia 31 de dezembro de 2022 para que sejam concluídos até 31 de dezembro de 2023. 

Com isso, de acordo com a Deliberação Nº 265, o candidato à habilitação, cujo processo esteja aberto até final deste ano, ganhou um prazo maior para concluir todas as etapas e conseguir tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A prorrogação se dará de forma automática. 

As informações são da Assessoria de Comunicação do Detran/ES   

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *