Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de fevereiro de 2024

Por que não é possível fazer aula na autoescola em carro de câmbio automático? Veja a resposta


Por Mariana Czerwonka Publicado 26/10/2022 às 11h15 Atualizado 08/11/2022 às 21h01
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Ainda não é possível fazer aulas e aprender a dirigir na autoescola em carros de câmbio automático. Entenda o motivo!

Os carros automáticos atualmente já fazem parte da vida de muitos brasileiros. De acordo com dados da Fenabrave, 63,5% dos automóveis de passeio e das picapes negociadas no mercado são dotados de câmbio automático. Os dados levaram em conta emplacamentos de veículos no período de janeiro a maio de 2022. No entanto, ainda não é possível fazer aulas e aprender a dirigir na autoescola em carros de câmbio automático.

O processo de formação de condutores é regulamentado no Brasil pela Resolução 789/20 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e ele não prevê aulas práticas de direção em veículos de câmbio automático. As aulas práticas obrigatórias devem ser feitas em veículos de câmbio manual.

Conforme Celso Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito & Mobilidade, o processo de primeira habilitação no Brasil tem mesmo algumas restrições que podem ser consideradas como atraso.

“É importante dizer que é bem diferente conduzir um veículo de câmbio manual e automático. Uma pessoa que aprendesse a dirigir em um veículo de câmbio automático, certamente teria problemas ao dirigir um veículo de câmbio manual. No caso contrário, no entanto, a adaptação é um pouco mais fácil”, explica.

Segundo Mariano, até existem alguns movimentos para mudar a norma do Contran e permitir aulas em veículos com câmbio automático, porém, o condutor seria habilitado apenas para conduzir esse tipo de veículo. “A solução que resta é depois de habilitado, feito os exames e passado por todo o processo no câmbio manual, o novo condutor realizasse aulas adicionais. Várias autoescolas possuem veículos com câmbio automático. Ou ainda, como o condutor já estaria habilitado, ele poderia utilizar o próprio veículo e contratar aulas complementares para pegar esta habilidade no câmbio automático”, aconselha.


Leia também:

Como usar cada função do câmbio automático 

Mariano ressalta ainda que não é só essa tecnologia que está longe da primeira habilitação no Brasil. “É só uma questão de tempo. Logo chegarão às nossas autoescolas novas funcionalidades, como por exemplo, o estacionamento automatizado ou assistido pelo computador de bordo por câmeras e sensores. Estamos em evolução”, assegura.

Assista, na íntegra, a resposta do especialista Celso Mariano no Programa Tira-dúvidas de trânsito sobre fazer aula de autoescola em carro de câmbio automático.

PL no Senado

No ano passado, o senador Eduardo Gomes (MDB/TO) apresentou um Projeto de Lei que tem como objetivo alterar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), para dispor sobre a Carteira Nacional de Habilitação específica para conduzir veículos automotores equipados com câmbio automático.

De acordo com a proposta, o candidato a primeira habilitação poderia optar por realizar o exame de direção veicular em veículo equipado com câmbio automático. No entanto, teria esta restrição incluída na sua CNH e só poderia dirigir veículos desse tipo.

Conforme o autor do PL, não há dúvidas de que a legislação de trânsito precisa acompanhar a evolução da tecnologia dos veículos. Isso porque ela está em constante transformação.

“De fato, a condução de veículos equipados com câmbio manual requer maior destreza e habilidade. Essa é a razão pela qual o Contran exige que o candidato realize as provas no modelo manual. No entanto, diante do fato de que enorme parcela dos condutores hoje dirige apenas veículos automáticos, não há razão para que o exame de direção veicular não acompanhe este cenário”, conclui Eduardo Gomes.

O PL, no entanto, ainda não começou a tramitar no Senado Federal.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

1 comentário

  • Luiz Mendes Meira
    30/06/2023 às 13:47

    A reprovação porque o carro morre é por conta do câmbio manual, é um absurdo. No altomático o carro não morre. Hoje já existe aþé o carro que estaciona sozinho!

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *