30 de julho de 2026

Você passaria na nova prova da CNH? Descubra com 10 situações reais do exame

O novo Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular aproximou a avaliação da realidade do trânsito. Veja como você reagiria em situações previstas no exame e descubra o que os examinadores realmente observam.


Por Mariana Czerwonka Publicado 30/07/2026 às 08h15
Ouvir: 00:00
nova prova da CNH
Embora a legislação estabeleça apenas um mínimo obrigatório, uma formação completa em um CFC continua sendo um diferencial importante. Foto: criação de IA

A prova prática para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) mudou. Com a adoção do novo Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular (MBEDV), os candidatos passaram a ser avaliados por critérios mais próximos das situações enfrentadas no trânsito real. Agora, além de executar corretamente as manobras exigidas, é preciso demonstrar comportamentos seguros, capacidade de tomar decisões e respeito às normas de circulação durante todo o percurso. O novo modelo também substituiu o antigo sistema baseado apenas em faltas eliminatórias por uma avaliação por pontuação, inspirada na lógica utilizada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

As mudanças fazem parte da Resolução Contran nº 1.020/2025, considerada uma das maiores reformas no processo de habilitação dos últimos anos.

Ao mesmo tempo em que o novo modelo de exame busca aproximar a avaliação da realidade do trânsito, a norma reduziu drasticamente a carga horária mínima obrigatória de aulas práticas, que passou de 20 horas/aula para apenas duas horas/aula antes do exame, desde que cumpridos os demais requisitos previstos na regulamentação. Para especialistas em segurança viária, esse é um dos principais pontos de preocupação, já que competências como percepção de riscos, direção defensiva e tomada de decisões seguras costumam ser desenvolvidas ao longo da prática supervisionada, e não apenas durante a preparação para a prova.

Na prática, isso significa que o candidato precisa demonstrar, durante toda a prova, que sabe agir diante de situações comuns do trânsito, e não apenas executar corretamente um circuito previamente conhecido. O examinador passa a observar desde procedimentos básicos, como a atenção ao iniciar a condução, até a forma como o futuro motorista ou motociclista interage com pedestres, outros veículos e diferentes condições de circulação. Muitas dessas situações, inclusive, surpreendem até mesmo quem já é habilitado.

Agora é a sua vez. Imagine que você está fazendo o exame prático e pense em como agiria nas situações abaixo.

1. Você entra no veículo e sai imediatamente, sem olhar para os lados. Isso pode tirar pontos?

    Resposta: Sim.

    Embora muita gente considere esse um detalhe, o MBEDV prevê que sair com o veículo sem observar a direita e a esquerda caracteriza falta de atenção e pode ser pontuado. O mesmo artigo também cita outras situações aparentemente simples, como manter a porta aberta durante o percurso, esquecer de liberar totalmente o freio de estacionamento ou utilizar as marchas de forma incorreta.

    2. Você passa por uma poça d’água e molha um pedestre. Isso entra na avaliação?

      Resposta: Pode entrar.

      Se havia condições de reduzir a velocidade ou desviar da poça e o candidato não o faz, a conduta pode ser considerada durante o exame. O manual destaca que essa infração busca coibir comportamentos que demonstram falta de civilidade e respeito aos demais usuários da via.

      3. Você acelera para pressionar um pedestre que está atravessando a faixa.

        Resposta: Essa é uma das condutas mais graves previstas.

        O MBEDV considera infração gravíssima intimidar pedestres durante a travessia, como acelerar o veículo para forçar a passagem ou mudar deliberadamente sua trajetória em direção à pessoa. A intenção do condutor é um dos elementos observados pela comissão examinadora.

        4. Você tenta intimidar outro motorista durante o percurso.

          Resposta: Também pode gerar uma infração gravíssima.

          Situações como perseguir outro veículo, mudar bruscamente de direção para ameaçar uma colisão lateral ou acelerar com a intenção de intimidar outro condutor estão previstas nas fichas de avaliação.

          5. Você joga uma embalagem pela janela durante o percurso.

            Resposta: Sim, isso também é avaliado.

            Arremessar qualquer objeto ou substância para fora do veículo durante o exame pode gerar pontuação. A ficha cita exemplos como papel, restos de alimento, latas, garrafas e até um cigarro.

            6. Ao estacionar, você deixa um objeto na via antes de sair.

              Resposta: Também pode haver pontuação.

              O manual diferencia “atirar” um objeto da conduta de “abandoná-lo” na via. Ambas são previstas nas fichas de avaliação e têm enquadramentos distintos.

              7. Você dirige distraído durante alguns instantes.

                Resposta: Atenção também faz parte da prova.

                O MBEDV considera que dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança pode ser caracterizado por comportamentos como falta de foco, não observar o painel de instrumentos quando necessário ou deixar de acompanhar adequadamente o ambiente de trânsito.

                8. Você esquece de liberar totalmente o freio de estacionamento antes de iniciar o percurso.

                  Resposta: Parece um detalhe, mas não é.

                  Executar parte do exame com o freio de estacionamento acionado está entre as condutas descritas na ficha referente ao artigo 169 do CTB.

                  9. Durante o percurso, você engata as marchas repetidamente de forma incorreta.

                    Resposta: O examinador também observa isso.

                    Além do domínio do veículo, o manual prevê pontuação quando o candidato utiliza as marchas de maneira inadequada durante a condução.

                    10. Você acha que basta concluir o percurso para ser aprovado.

                      Resposta: Esse talvez seja o maior mito da nova prova.

                      O MBEDV deixa claro que a avaliação considera o desempenho do candidato durante todo o exame. Cada infração possui um peso, conforme sua gravidade, e o candidato inicia a prova com zero ponto. Ao final, será aprovado apenas se não ultrapassar o limite de dez pontos previsto no manual.

                      Exame mais próximo da realidade, mas formação continua sendo decisiva

                      Ao aproximar a prova prática das situações reais enfrentadas no trânsito, o Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular passa a exigir do candidato competências que vão além da execução correta de manobras. Ou seja, o examinador observa aspectos como atenção, respeito aos demais usuários da via, percepção de riscos e tomada de decisões durante toda a condução. O próprio manual afirma que o objetivo é tornar a avaliação mais objetiva, transparente bem como alinhada às situações vivenciadas diariamente pelos condutores.

                      Essa mudança, porém, ocorre em um momento em que a formação de novos condutores também foi flexibilizada. A Resolução Contran nº 1.020/2025 eliminou a antiga exigência de carga horária mínima de 20 horas/aula de prática de direção e passou a exigir apenas duas horas/aula obrigatórias antes do exame prático, desde que os demais requisitos sejam cumpridos.

                      Na prática, o exame passou a valorizar competências que dificilmente desenvolve-se em apenas duas horas de prática. Aspectos como leitura do ambiente de trânsito, percepção de riscos, direção defensiva, controle emocional e tomada de decisões exigem orientação técnica, repetição e experiência.

                      Por isso, embora a legislação estabeleça apenas um mínimo obrigatório, uma formação completa em um Centro de Formação de Condutores (CFC) continua sendo um diferencial importante. Mais do que preparar o candidato para passar na prova, um bom curso contribui para formar condutores capazes de enfrentar, com segurança, as situações que encontrarão diariamente depois de receber a CNH.

                      Quantas você acertou?

                      Se você respondeu corretamente à maioria das situações, provavelmente já percebeu que a nova prova da CNH deixou de avaliar apenas a capacidade de executar manobras e passou a observar comportamentos que fazem parte da convivência no trânsito.

                      Mas atenção: este não é um simulado oficial. O objetivo é mostrar como se estruturou o novo exame, assim como destacar exemplos reais das fichas de avaliação do MBEDV. O resultado da prova depende da análise completa da Comissão de Exame de Direção Veicular e da pontuação obtida durante todo o percurso.

                      A principal lição é que passar no exame exige muito mais do que decorar um circuito. E, se o exame passou a reproduzir situações reais do trânsito, investir em uma formação sólida continua sendo o melhor caminho para chegar preparado não apenas para conquistar a CNH, mas para dirigir com segurança ao longo da vida.

                      Mariana Czerwonka
                      Mariana Czerwonka

                      Meu nome é Mariana, sou formada em jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná e especialista em Comunicação Empresarial, pela PUC/PR. Desde que comecei a trabalhar, me envolvi com o trânsito, mais especificamente com Educação de Trânsito. Não tem prazer maior no mundo do que trabalhar por um propósito. Posso dizer com orgulho que tenho um grande objetivo: ajudar a salvar vidas! Esse é o meu trabalho. Hoje me sinto um pouco especialista em trânsito, pois já são 11 anos acompanhando diariamente as notícias, as leis, resoluções, e as polêmicas sobre o tema. Sou responsável pelo Portal do Trânsito, um ambiente verdadeiramente integrador de informações, atividades, produtos e serviços na área de trânsito.

                      Comentar

                      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *