Detran/DF publica lista de condutores que devem cumprir penalidade de suspensão da CNH
Foram notificados 504 condutores sobre a aplicação da penalidade de suspensão da CNH registrada no órgão. Veja como recuperar o documento.
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF) tornou pública, nesta segunda-feira (08), uma lista com a aplicação da penalidade de suspensão da CNH para 504 condutores com o documento registrado no órgão.
A divulgação ocorreu no Diário Oficial do DF após esgotados todos os meios de defesa na esfera administrativa da infração que ensejou a suspensão do direito de dirigir. Conforme o órgão, assegurados a ampla defesa, o contraditório e o devido processo legal.
De acordo com a publicação, os condutores terão 30 dias, contados da notificação da aplicação da penalidade para interpor recurso à Junta Administrativa de Recursos de Infrações – JARI. Nesse sentido, o processo deve ocorrer por intermédio do Protocolo do Detran-DF.
Ainda conforme a Instrução Normativa, a data de início do cumprimento da penalidade será fixada e anotada no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (RENACH). No prazo de:
- 60 (sessenta) dias corridos, contados da data de expedição da notificação da aplicação da penalidade, caso não haja recurso interposto em 1ª e 2ª instância;
- no 31º (trigésimo primeiro) dia, contado da data da expedição da notificação da aplicação da penalidade, caso se mantenha a penalidade em 2ª instância;
- na data manifestada pelo infrator, caso ocorra antes das hipóteses previstas anteriormente, quando o interessado abrir mão expressamente do direito de recorrer da penalidade aplicada.
A inscrição da penalidade no RENACH conterá a data do início e do término do cumprimento da penalidade de suspensão do direito de dirigir, período durante o qual o condutor deverá realizar o curso de reciclagem, que pode ser EAD, e a prova.
Veja aqui a lista dos condutores notificados (a partir da página 5)
Oportunidade! Clique aqui e obtenha o seu cupom de desconto DF25 e faça o Curso de Reciclagem EAD da Tecnodata, para o Distrito Federal, com desconto de 25%.
Consequências
A Instrução Normativa do Detran/DF prevê, também, que depois de cumprido o prazo de suspensão do direito de dirigir, caso o condutor não realize ou seja reprovado no curso de reciclagem, a restrição no RENACH será mantida. Dessa forma, o condutor não conseguirá renovar o documento de habilitação. Bem como, imprimir 2ª via do documento de habilitação físico ou emitir a Permissão Internacional para Dirigir – PID.
O órgão reforça a penalidade para o condutor que dirigir estando com a CNH suspensa.
“Será instaurado processo administrativo de cassação da Carteira Nacional de Habilitação quando, suspenso o direito de dirigir, o infrator conduzir veículo automotor”, alerta o Detran/DF.
Como recuperar a CNH suspensa
Para recuperar a CNH suspensa o condutor precisa cumprir o período estabelecido sem dirigir. Além disso, deve realizar um curso de reciclagem para condutores com direito de dirigir suspenso.
A duração do curso de reciclagem é de 30 horas aula e contempla as disciplinas de Relacionamento Interpessoal, Direção Defensiva, Primeiros Socorros e Legislação de Trânsito, conforme Resolução n.º789/20 do Contran.
Aproveite para fazer o curso de reciclagem EAD Tecnodata, para o Distrito Federal, com desconto de 25%. Clique aqui para obter o seu cupom de desconto DF25.
Vale lembrar que o curso pode ser feito a qualquer tempo. No entanto, o direito de dirigir somente é restituído após o cumprimento do prazo de suspensão.