Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de fevereiro de 2024

Saiba quais são os direitos do idoso no trânsito  

Você sabia que motoristas idosos podem renovar a CNH com maior frequência? Confira essas e outras informações nesse conteúdo especial 


Por Accio Comunicação Publicado 23/11/2023 às 13h30
 Tempo de leitura estimado: 00:00

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, pessoas com idade a partir de 60 anos são consideradas idosas. No entanto, você sabe quais são os direitos e deveres do motorista idoso no trânsito?  

De acordo com o professor de Direito, Rodrigo Teixeira Coffler, conforme aponta o Código de Trânsito Brasileiro, não há uma idade limite para se deixar de dirigir.  

“A legislação de trânsito enfatiza a importância da renovação mais frequente da habilitação para os idosos, reconhecendo a necessidade de avaliação constante das condições de condução”, ressalta Coffler.  

Como o motorista idoso pode renovar a CNH? 

Casal idoso verifica espelhos e condições internas de um carro
Foot: Freepik.

Para que um motorista idoso possa renovar sua CNH, antes ele precisa passar pelo exame de aptidão física e mental, realizado no Detran (ou em clínica credenciada). 

Esses exames, segundo explica o professor, avaliam a habilidade mental e aptidões cognitivas do motorista idoso.  

“E, se houver alguma alteração detectada, o perito pode solicitar testes adicionais, como cardiológicos ou neurológicos”, explica Coffler.  

Ou seja, em casos como um diagnóstico de um quadro de doença crônica ou de incapacidade física, por exemplo, exames específicos podem ser exigidos no momento da renovação da CNH, seja o condutor idoso ou não.  

Por fim, caso o motorista idoso reprove em algum exame, poderá não ter sua CNH renovada até realizar tratamentos médicos exigidos.  

Quais as regras para a renovação da CNH ao idoso?

CNH Digital,Carteira de Trânsito para Celular, Carteira Nacional de Habilitação
Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil. 

De acordo com Rodrigo Coffler, a periodicidade da renovação da CNH de idoso acontece seguindo determinadas especificações:  

  • Até 49 anos de idade: renovação a cada 10 anos 
  • Entre 50 e 69 anos de idade: renovação a cada 5 anos 
  • De 70 anos de idade ou mais: renovação a cada 3 anos 

OBS: para renovar CNH nas categorias C, D e E, exige-se outros exames.  

“Para as categorias A e B, os requisitos variam de acordo com o estado. Geralmente envolvem os exames comuns necessários para a renovação da CNH”, finaliza Coffler.  

Receba as mais lidas da semana por e-mail

1 comentário

  • Edson benicio de Sá
    23/11/2023 às 17:58

    Não vi os direitos, só os deveres

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *